dc.contributor.author | martins, ana patrícia | |
dc.contributor.author | Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos | |
dc.date.accessioned | 2023-05-02T11:01:09Z | |
dc.date.available | 2023-05-02T11:01:09Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Falar de criatividade exige criatividade. Fazer com criatividade exige, ainda, mais criatividade. A Matemática é vista por muitos, ainda, como uma ciência pouco aberta e que serve o mundo com a resposta a inúmeros problemas. Num mundo onde abundam ideias, problemas e soluções, distinguem-se aqueles que são diferentes porque são mais eficientes, porque são inovadores ou, simplesmente, porque são únicos. Conjugar a natureza de uma ciência como a Matemática com métodos e processos mais abertos e mais criativos é algo que começou, muito recentemente, a tomar forma. Mas, o que significa ser criativo no trabalho em Matemática? Neste artigo procuramos reunir ideias da literatura que respondem a esta questão, apresentamos, também, as perspetivas de profissionais que diariamente trabalham com a Matemática, a nível da investigação, do ensino ou da divulgação e, por fim, referimo-nos a manifestações da Matemática em áreas distintas. Acima de tudo, queremos deixar a porta aberta para se continuar a pensar com criatividade sobre aquilo que pode ser a criatividade na atividade matemática. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34633/978-989-54743-0-1 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-54743-0-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/7771 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Viseu | pt_PT |
dc.subject | criatividade | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | ensino e aprendizagem da Matemática | pt_PT |
dc.title | Criatividade na atividade matemática | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 103 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 93 | pt_PT |
oaire.citation.title | Aprender é Coisa Séria: Contributos para a construção do saber escolar I | pt_PT |
person.familyName | morais da fonseca martins | |
person.familyName | dos Santos Vasconcelos Gomes | |
person.givenName | ana patrícia | |
person.givenName | Helena Margarida | |
person.identifier.ciencia-id | F715-9D97-CF88 | |
person.identifier.ciencia-id | 1615-CFD4-B746 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8413-6153 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7517-891X | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | df21b7d0-dc3c-4896-bc33-1af0f4d194b7 | |
relation.isAuthorOfPublication | c18ebff2-df72-4a11-95f8-be6a80f73eb0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | df21b7d0-dc3c-4896-bc33-1af0f4d194b7 |