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A dinamização das Rotas de Vinho como pólos de atracção turística em regiões do interior

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O presente artigo tem como objectivo analisar o contributo do Enoturismo para o desenvolvimento das regiões do interior do país, através de um dos seus principais instrumentos – as Rotas de Vinho. Actualmente, Portugal apresenta 11 Rotas de Vinho que se assumem como pólos catalisadores das potencialidades que as regiões vitícolas encerram em si, funcionando como alavancas de desenvolvimento local e regional. As Rotas de Vinho contribuem para o desenvolvimento de novos produtos turísticos e diversificação da oferta e possibilitam a promoção de determinados locais, tentando combater as assimetrias regionais e captando novos investimentos para o turismo. Neste estudo procura-se perceber como estão organizadas essas rotas e quais os serviços que disponibilizam aos visitantes. Para isso, procede-se à recolha, sistematização e análise de informação resultante de diversas pesquisas, consulta bibliográfica e entrevistas junto de alguns aderentes das rotas. A informação obtida constituirá um ponto de partida na implementação de algumas estratégias para tornar as Rotas de Vinho mais competitivas e, consequentemente, aumentar o seu poder de atractividade, através da complementaridade com outros produtos turísticos das regiões.

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Enoturismo Rotas de Vinho Estratégias desenvolvimento Competividade

Citation

Barroco, C. e Antunes, J. (2015). A dinamização das Rotas de Vinho como pólos de atracção turística em regiões do interior. In Norberto Santos & Fernanda Cravidão (Eds.), Gastronomia e Vinhos: do turismo de experiência à experiência pelo turismo, (277-299). Coimbra: Edição CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, Edições Minerva. ISBN 978-972-798-364-3

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Edição CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, Edições Minerva

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