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Incremento da aptidão física em jovens adolescentes no contexto escolar pela implementação de um programa de treino da força

dc.contributor.authorCarvalho, Carlos
dc.contributor.authorVieira, Luísa
dc.contributor.authorDias, Isilda
dc.contributor.authorSantos, Rui
dc.contributor.authorSá, Paulo
dc.contributor.authorDuarte, Ana
dc.contributor.authorJosé Miranda Gonçalves, Francisco
dc.date.accessioned2016-12-12T15:59:26Z
dc.date.available2016-12-12T15:59:26Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractIntrodução O treino da força, numa perspetiva de melhoria da aptidão física, deve ser uma abordagem essencial dos programas de educação física (EF). Isto porque sem o seu desenvolvimento, assim como o incremento do desempenho das habilidades motoras, muito dificilmente se pode assegurar uma participação gratificante na atividade física e desportiva futura, com o prejuízo que daí advém para a saúde, bem-estar, confiança e vigor, da nossa juventude. Parece-nos, por outro lado, que a escola é o espaço ideal de desenvolvimento deste objetivo, pelas duas principais razões: (i) é o local universal por onde passam todas as nossas crianças e jovens; (ii) reúne condições excecionais, porque possui instalações razoáveis e materiais para a sua prática e porque dispõe de especialistas que podem assegurar a elevada qualidade de conceção e supervisão dos programas de treino (PT). Metodologia Participaram neste estudo 123 alunos do 12º ano, divididos em grupo controlo (n=31) e experimental (n= 92). Foram realizados os seguintes testes: push-up 60”, curl-up 30”, lançamento da bola medicinal (BM) com 2kg, sêxtuplo, impulsão e 30 m sprint. Os PT eram constituído por elevação gémeos, afundos, semi-agachamento, supino, butterfly, remo vertical, burpees, kettlebell, abdominais e lombares (2x15 repetições ca.60% 1 RM, durante 30” e 60” descanso). Os PT tiveram a duração de 9 semanas com 2 unidades de treino. Resultados Ambos os grupos melhoraram os seus valores médios em relação ao segundo momento da avaliação, no entanto, somente o grupo experimental apresentou ganhos estatisticamente significativos em 4 dos 6 testes aplicados, concretamente: push-up, lançamento BM, impulsão vertical e sêxtuplo. Conclusões Este estudo evidencia que as aulas de EF com um enfoque na organização e aplicação de PT de força, induzem a ganhos superiores, daí se dever realçar a importância da implementação do treino da força no contexto escolar.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3522
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjecttreinopt_PT
dc.subjectforçapt_PT
dc.subjecteducação físicapt_PT
dc.subjectaptidão físicapt_PT
dc.titleIncremento da aptidão física em jovens adolescentes no contexto escolar pela implementação de um programa de treino da forçapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFaculdade de Desporto da Universidade do Portopt_PT
oaire.citation.title10º Congresso Nacional de Educação Físicapt_PT
person.familyNameGonçalves
person.givenNameFrancisco
person.identifier.ciencia-id8D13-18E2-7358
person.identifier.orcid0000-0003-4104-0773
person.identifier.scopus-author-id55911941700
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication32ed3831-afad-48df-9353-e9e1bc3fa913
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