Repository logo
 
Publication

Perspetiva dos pais sobre as perturbações do sono das crianças em idade pré-escolar

dc.contributor.authorBatoca Silva, Ernestina
dc.contributor.authorMacedo, Mónica
dc.contributor.authorSimões, Paula
dc.contributor.authorDuarte, João
dc.contributor.authorSilva, Daniel
dc.contributor.authorFerreira, Manuela
dc.date.accessioned2018-12-18T17:27:27Z
dc.date.available2018-12-18T17:27:27Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractCONTEXTO: O sono tem um papel determinante no desenvolvimento infantil e quando é perturbado assume um impacto social e na saúde das crianças e pais. OBJETIVO(S): Identificar as perturbações do sono percebidas pelos pais das crianças em idade pré-escolar. METODOLOGIA: Estudo quantitativo, descritivo e correlacional. Amostra não probabilística com 642 pais de crianças. As crianças frequentam o ensino pré-escolar dos concelhos de Albergaria-a-Velha (64,2%) e Águeda (35,8), têm idade média de 4,55 (±0,93) anos e 51,7% são do sexo feminino. O instrumento incluiu um questionário de caracterização sociodemográfica e estilos de vida e o Questionário de Hábitos de Sono das Crianças (CSHQ-PT). RESULTADOS: Apurámos que 82,4% das crianças apresentam perturbação do sono (Global) sendo 43,3% do sexo feminino e com idades de 5-6 anos. A Resistência em ir para a cama é classificada como intermédia para 41% das crianças. Em 40,2% o Início do sono é adequado (demora até 20 minutos) e a Duração do sono é adequada para 45,3%. A Ansiedade associada ao sono e Parassonias apresentam valores semelhantes nos três níveis de classificação. Manifestam Despertares noturnos muito frequentes 38,8%. A maioria (74,3%) apresenta reduzida Perturbação respiratória do sono. Um terço das crianças tem Sonolência diurna elevada. CONCLUSÕES: Os dados revelam a necessidade de dotar os enfermeiros de competências para detetar as alterações no sono e desenvolver programas estruturados de empowerment parental para melhorar os hábitos e higiene do sono das crianças.pt_PT
dc.description.abstractCONTEXTO: El sueño tiene un papel determinante en el desarrollo infantil y cuando es perturbado asume un impacto social y en la salud de los niños y padres. OBJETIVO(S): Identificar las perturbaciones del sueño percibidas por los padres de los niños en edad preescolar. METODOLOGÍA: Estudio cuantitativo, descriptivo y correlacional. Muestra no probabilística con 642 padres de niños. Los niños asisten a la enseñanza preescolar de los municipios de Albergaria-a-Velha (64,2%) y Águeda (35,8), tienen una edad media de 4,55 (± 0,93) años y el 51,7% son del sexo femenino. El instrumento incluyó un cuestionario de caracterización sociodemográfica y estilos de vida y el Cuestionario de Hábitos de Sueño de los Niños (CSHQ-PT). RESULTADOS: En el 82,4% de los niños presentan Alteración Global del sueño siendo 43,3% del sexo femenino y con edades de 5-6 años. La Resistencia en ir a la cama se clasifica como intermedia para el 41%. En el 40,2% el Inicio del sueño es adecuado (tarda hasta 20 minutos) e la Duración del sueño es adecuada para el 45,3%. La Ansiedad asociada al sueño y Parassonias presentan valores similares en los tres niveles de clasificación. Manifiestan Despertares nocturnos muy frecuentes 38,8%. La mayoría (74,3%) presenta reducida Trastorno respiratorio del sueño. Un tercio de los niños tiene Somnolencia diurna elevada. CONCLUSIONES: Los datos revelan la necesidad de dotar a los enfermeros de competencias para detectar los cambios en el sueño y desarrollar programas estructurados de empowerment parental para mejorar los hábitos del sueño de los niños.pt_PT
dc.description.abstractBACKGROUND: Sleep has a determining role in child development and when it is disturbed, has a social and an health impact on children and parents. AIM: Identify the sleep disturbances perceived by pre-school children’s parents. METHODS: Quantitative, descriptive and correlational study. Non-probabilistic sample with 642 children’s parents. Children attend pre-school education in Albergaria-a-Velha (64.2%) and Águeda (35.8), mean age 4.55 (±0.93) years and 51.7% are female. The instrument included a sociodemographic characterization and lifestyle questionnaire and the Children’s Sleep Habits Questionnaire. RESULTS: We found that 82.4% of the children presented Global sleep disturbance, being 43.3% female and 5-6 years old. The Resistance to go to bed is classified as intermediate for 41% of the children. In 40.2% the Onset of sleep is adequate (it takes up to 20 minutes) and Sleep duration is adequate for 45.3%. The Anxiety associated with sleep and Parasomnias feature similar values in the three levels of classification. Manifest very frequent Nocturnal awakenings 38.8%. The majority (74.3%) presents reduced respiratory Sleep Disturbance. A third of children have high daytime sleepiness. CONCLUSIONS: Outcomes reveal the need to provide nurses with skills to detect changes in sleep and develop structured programs of parental empowerment to improve children’s sleep habits.pt_PT
dc.description.sponsorshipESSV, CI&DETSpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, E., Macedo, M., Simões, P., Duarte, J. Silva, D., & Ferreira, M. (2018). Perspetiva dos pais sobre as perturbações do sono das crianças em idade pré-escolar. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, (Spe.6), 39-45. Recuperado de http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0211pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0211pt_PT
dc.identifier.issn1647-2160
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/5340
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mentalpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0211pt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectTranstornos do sono-vigíliapt_PT
dc.subjectEnfermagempt_PT
dc.subjectPrescolarpt_PT
dc.subjectTrastornos del sueño-vigiliapt_PT
dc.subjectEnfermeríapt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectPreschoolpt_PT
dc.subjectSleep wake disorderspt_PT
dc.subjectNursingpt_PT
dc.titlePerspetiva dos pais sobre as perturbações do sono das crianças em idade pré-escolarpt_PT
dc.title.alternativePerspectiva de los padres sobre los trastornos del sueño de los niños en edad prescolarpt_PT
dc.title.alternativeParents perspective on sleep disorders in pre-school childrenpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Enfermagem do Portopt_PT
oaire.citation.endPage45pt_PT
oaire.citation.startPage39pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mentalpt_PT
oaire.citation.volumeESPECIAL 6pt_PT
person.familyNameBatoca Silva
person.familyNameDuarte
person.familyNameSilva
person.familyNameFerreira
person.givenNameErnestina
person.givenNameJoão
person.givenNameDaniel
person.givenNameManuela
person.identifier0000000069122381
person.identifier.ciencia-id311B-3D04-51C8
person.identifier.ciencia-idC11C-C86B-1EC8
person.identifier.orcid0000-0002-4401-6296
person.identifier.orcid0000-0001-7082-8012
person.identifier.orcid0000-0003-4311-6014
person.identifier.orcid0000-0002-8452-2222
person.identifier.ridW-5374-2018
person.identifier.ridN-6975-2013
person.identifier.ridN-1236-2013
person.identifier.scopus-author-id39962481500
person.identifier.scopus-author-id54795027800
person.identifier.scopus-author-id54795093700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication53655f68-8b98-4d90-962f-f7f304804b54
relation.isAuthorOfPublication83958e9b-89ef-418a-929a-1e734b4204f3
relation.isAuthorOfPublication8e82eba0-103a-4c5d-b82c-9b515beeef44
relation.isAuthorOfPublicationb3ac2fdc-b878-4f68-9045-4b1c0ae8f567
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery83958e9b-89ef-418a-929a-1e734b4204f3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Artigo_Revista SM_PERSPETIVA DOS PAIS SOBRE AS PERTURBAÇÕES DO SONO DAS.pdf
Size:
648.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: