Repository logo
 
Publication

BIG DATA: oportunidades e desafios para o Storytelling

dc.contributor.advisorGouveia, Teresa
dc.contributor.authorCardoso, Daniel Filipe Marques
dc.date.accessioned2023-10-20T08:57:07Z
dc.date.available2023-10-20T08:57:07Z
dc.date.issued2023-06-14
dc.description.abstractCriar valor para uma marca é um dos grandes desafios das organizações da atualidade. Os profissionais de marketing têm um papel preponderante nesta missão. Passa por eles o desbloqueio criativo que possibilita o envolvimento emocional do seu público-alvo, através de campanhas promocionais que vão ao encontro das preocupações e necessidades do mesmo. Neste sentido, o presente documento apresenta um estudo no qual se investigou o impacto que o grande volume de dados (Big Data) tem na construção de narrativas (Storytelling) que agregam valor às marcas e quais as oportunidades e desafios colocados ao Marketing de Conteúdo. Cruzando teorias de vários autores, com relatos, na primeira pessoa, de profissionais das áreas do Marketing e do Big Data, conclui-se que o sucesso de uma campanha de comunicação baseada em Storytelling depende, em grande parte, do conhecimento do público-alvo. Nesse sentido, os dados são cruciais para traçar um perfil preciso. No entanto, para que esses dados sejam úteis para os criativos, é importante simplificá-los ao máximo. Idealmente, é recomendável criar departamentos especializados para a análise e extração de insights.pt_PT
dc.description.abstractCreating value for a brand is one of the great challenges facing organizations today. Marketing professionals have a leading role in this mission. The creative unblocking passes through them, enabling the emotional involvement of their target audience, through promotional campaigns that meet their concerns and needs. In this sense, this document presents a study on the impact of the large volume of data (Big Data) on the construction of narratives (Storytelling) that add value to brands and the opportunities and challenges posed to Content Marketing was investigated. By combining theories from various authors with first-person accounts from professionals in the Marketing and Big Data fields, it is concluded that the success of a storytelling-based communication campaign largely depends on understanding the target audience. In this sense, data is crucial for accurately profiling them. However, in order for this data to be useful for creatives, it is important to simplify it as much as possible. Ideally, it is recommended to create specialized departments for data analysis and insight extraction.pt_PT
dc.identifier.tid203371127pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7986
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectStorytellingpt_PT
dc.subjectBig Datapt_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectBrandpt_PT
dc.titleBIG DATA: oportunidades e desafios para o Storytellingpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameComunicação Aplicadapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
204-Dissertação de mestrado -2675-1-11-20231020.pdf
Size:
999.62 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: