Repository logo
 
Publication

Contributos da Educação Tecnológica para a aprendizagem de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo: um estudo de caso

dc.contributor.advisorMelo, Ana Luísa Pinto De Souto
dc.contributor.advisorFelizardo, Sara
dc.contributor.authorRibeiro, Abel Saraiva
dc.date.accessioned2023-11-28T13:32:25Z
dc.date.available2023-11-28T13:32:25Z
dc.date.issued2023-10-30
dc.description.abstractO presente Relatório Final de Estágio é composto por duas partes, a saber: Parte I referente a uma reflexão crítica sobre as práticas realizadas em contexto da Prática de Ensino Supervisionada e competências profissionais desenvolvidas, no âmbito da lecionação das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica (2.º CEB).Relativamente à Parte II, apresentamos o Trabalho de Investigação que visa perceber quais os contributos da Educação Tecnológica para a aprendizagem de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo, através de uma investigação qualitativa, mediante um Estudo de Caso de sujeito único. Tendo em conta os objetivos inicias do presente estudo, concluímos que dificuldades de motricidade fina, cansaço físico e algumas dificuldades no trabalho colaborativo, foram as principais dificuldades apontadas. Relativamente aos métodos, recursos ou materiais que melhor contribuíram para a aprendizagem do aluno, o cuidado com a linguagem, as adaptações de atividades, a gamificação e o contacto com novos materiais, foram os que se destacaram. A nível da contribuição da disciplina de Educação Tecnológica para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno, ajudou no controlo do receio/medo de usar alguns equipamentos, da autonomia e frustração. Contribuiu também para a compreensão da utilidade das ferramentas e equipamentos, como o computador e estimulou a motricidade fina. Por fim, a socialização, a negociação, o incentivo da participação oral e o contacto com os colegas, propício da disciplina, foram as principais potencialidades observadas para a promoção da participação, comunicação e inclusão do aluno em estudo.pt_PT
dc.description.abstractThe present Final Internship Report consists of two parts, namely: Part I, which refers to a critical reflection on the practices carried out within the Supervised Teaching Practice context and the professional skills developed, in the scope of teaching Visual Education and Technological Education subjects (2nd Cycle of Basic Education). As for Part II, we present the Research Work that aims to understand the contributions of Technological Education to the learning of students with Autism Spectrum Disorder through qualitative research, based on a single-subject Case Study. Considering the initial objectives of this study, we concluded that difficulties in fine motor skills, physical fatigue, and some challenges in collaborative work were the main difficulties identified. Regarding the methods, resources, or materials that contributed the most to the student's learning, careful attention to language, activity adaptations, gamification, and exposure to new materials stood out. In terms of the contribution of Technological Education to the student's learning and development, it helped in overcoming the fear or hesitation in using certain equipment, fostered autonomy, and addressed frustration. It also contributed to understanding the usefulness of tools and equipment, such as computers, and stimulated fine motor skills. Lastly, socialization, negotiation, encouragement of oral participation, and interaction with classmates, inherent to the discipline, were the main strengths observed for promoting the student's participation, communication, and inclusion in the study.pt_PT
dc.identifier.tid203407270pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8095
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Tecnológicapt_PT
dc.subjectEstudo de Casopt_PT
dc.subjectPerturbação do Espetro do Autismopt_PT
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_PT
dc.subjectCase studypt_PT
dc.subjectTechnological Educationpt_PT
dc.titleContributos da Educação Tecnológica para a aprendizagem de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo: um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
334-Relatório final-2734-1-4-20231106.pdf
Size:
2.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: