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Enoturismo e as rotas de vinho no Centro de Portugal:um estudo da oferta turística

dc.contributor.authorLopes, André
dc.contributor.authorSeabra, Cláudia
dc.contributor.authorPaiva, Odete
dc.contributor.authorPereira, Andreia
dc.contributor.authorSilva, Carla
dc.contributor.authorAbrantes, José Luís
dc.date.accessioned2018-08-31T09:20:36Z
dc.date.available2018-08-31T09:20:36Z
dc.date.issued2018-07
dc.description.abstractA cultura do vinho faz parte da história cultural e social de um território, sendo um elemento fundamental da identidade portuguesa. O cultivo da vinha e o consumo de vinho em Portugal são mais antigos do que a sua própria nacionalidade (Hall & Mitchell, 2000). A Estratégia para o Turismo português (2017) identifica a gastronomia e o vinho como um dos ativos estratégicos qualificadores para o desenvolvimento do turismo nacional. De facto, o enoturismo é um produto turístico emergente e tem um papel cada vez mais importante no desenvolvimento e na promoção das regiões vitivinícolas (Brás, 2010) e tem contribuído para a construção de uma forte imagem de marca para os destinos do vinho intensificando a competição entre eles (Thanh & Kirova, 2018). Este produto tem um potencial de crescimento assinalável. A indústria do turismo espera que o número de enoturistas cresça para quatro milhões até 2020 (Atout France, 2015). Em Portugal este é, igualmente, um mercado em crescimento. Em 2016, calcula-se que existiram um total de 2,2 milhões de enoturistas de acordo com a Associação das Rotas do Vinho de Portugal (Viajar, 2017). O enoturismo, como parte integrante do setor da Gastronomia e dos Vinhos, caracteriza-se por compreender um conjunto significativo de atividades que proporcionam o contacto dos turistas com a cultura da vinha e do vinho, como sejam: atividades vitivinícolas, produtos do vinho e património paisagístico e arquitetónico. As rotas de vinho são, atualmente, um dos instrumentos privilegiados de organização e de divulgação do enoturismo (Correia, 2005) e em alguns destinos são as principais atrações turísticas (Getz, 2000; Hall & Mitchell, 2004). O enoturismo, produto turístico emergente, tem um papel cada vez mais importante no desenvolvimento e promoção das regiões vitivinícolas (Brás, 2010). As rotas de vinhos são instrumentos privilegiados de organização e divulgação do enoturismo (Correia, 2005), podendo ajudar a redesenhar as economias das zonas rurais (Scherrer, Alonso, & Sheridan, 2009). Compreende duas indústrias completamente distintas: i) a indústria do vinho, que se encontra tipicamente orientada para o produto e para a sua produção; e ii) o turismo, que trabalha em função do turista (Carlsen & Charters, 2004). As rotas de vinho, criadas em Portugal pela iniciativa dos produtores de vinho, no ano de 1993, têm como objetivo fundamental aumentar a promoção e a venda dos seus produtos e desenvolver o potencial turístico das diferentes regiões vitivinícolas, em diversas áreas, tais como na cultura, história, tradições e património construído e paisagístico (Costa & Kastenholz, 2009). O Centro de Portugal apresenta um enorme potencial na área do enoturismo, especialmente pela presença de rotas de vinhos. De facto, esta região tem três das 13 rotas de vinho nacionais: Rota do Vinho do Dão (Viseu), Rota do Vinho da Bairrada (Anadia) e Rota da Vinha da Beira Interior (Guarda). Este capítulo tem como objetivo realizar uma análise àquelas Rotas de Vinho como meio de desenvolvimento das regiões vitivinícolas ao nível económico, social e ambiental e, também, como uma oportunidade para promover as imagens positivas das regiões vitivinícolas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn978-989-694-304-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/5043
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherActualpt_PT
dc.subjectEnoturismopt_PT
dc.subjectRotas de Vinhopt_PT
dc.subjectCentro de Portugalpt_PT
dc.titleEnoturismo e as rotas de vinho no Centro de Portugal:um estudo da oferta turísticapt_PT
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oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage219pt_PT
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oaire.citation.startPage197pt_PT
oaire.citation.titleTurismo no Centro de Portugal - Potencialidades e Tendênciaspt_PT
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person.identifier.orcid0000-0002-8496-0986
person.identifier.orcid0000-0003-1440-3030
person.identifier.orcid0000-0003-0565-7207
person.identifier.ridG-8134-2016
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