Repository logo
 
Publication

Brincar na escola: Dar voz às crianças

dc.contributor.advisorEira, Paulo
dc.contributor.advisorAzevedo, António
dc.contributor.authorRei, Mariana Santos
dc.date.accessioned2023-02-10T09:56:17Z
dc.date.available2023-02-10T09:56:17Z
dc.date.issued2022-12-21
dc.description.abstractO presente Relatório Final de Estágio é constituído por duas partes: a reflexão crítica sobre as práticas em contexto e o trabalho de investigação. Na primeira parte, apresentamos algumas práticas e evidências desenvolvidas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, efetuada no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar. Em simultâneo, é feita uma apreciação crítica das competências desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, nos dois contextos, assim como refletimos perante a aquisição de competências e conhecimentos. A metodologia adotada nesta parte envolve, nomeadamente, o Despacho n.º 16034/2010, 22 de outubro, ao qual estabelece os Padrões de Desempenho Docente. Na segunda parte, é apresentado o trabalho de investigação, sendo um estudo de natureza qualitativa, sustentada em entrevistas semiestruturadas de grupo, realizadas a 4 grupos de crianças, com idades entre os 5 e os 10 anos, no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo tem como objetivo reconhecer o recreio como um espaço favorável para um adequado desenvolvimento integral da criança, analisando-o a partir do ponto de vistas das crianças. Os resultados obtidos permitiramnos concluir que: o brincar realiza-se, na maioria das vezes, nos espaços de recreio, em detrimento do seio familiar; o recreio deve estar associado ao tempo para brincar livremente, permitindo estilos de vida mais ativos e, consequentemente, mais saudáveis; as crianças devem ter mais espaço para brincar, uma vez que devem explorar o espaço de recreio livremente para usufruir dos elementos naturais; não devem ser privadas de criar relações com outras crianças, pois estas precisam de mais tempo para brincar e jogar, de forma a partilhar valores e a respeitar regras; é necessitário a presença dos professores e auxiliares nestes espaço, não como supervisores mas como pessoas que podem brincar com eles, promovendo uma partilha de culturas; as crianças precisam de ter acesso a mais recursos materiais de forma a se sentirem estimuladas; as crianças devem ser ouvidas.pt_PT
dc.description.abstractThis Final Internship Report consists of two parts: critical reflection on the practices in context and research work. In the first part, we present some practices and evidence developed during the Supervised Teaching Practice, carried out in the 1st cycle of Basic Education and Pre-School Education. Simultaneously, a critical appraisal of the skills developed throughout the Supervised Teaching Practice in both contexts is made, as well as a reflection on the acquisition of skills and knowledge. The methodology adopted in this part involves, namely, the Dispatch No. 16034/2010, October 22, which establishes the Standards of Teacher Performance. In the second part, the research work is presented, being a qualitative study, supported by semi-structured group interviews, conducted with 4 groups of children, aged 5 to 10 years old, in the context of the 1st cycle of basic education. The study aims to recognize the playground as a favorable space for an adequate integral development of the child, analyzing it from the children's point of view. The results obtained allowed us to conclude that play takes place, most of the time, in playgrounds, to the detriment of the family; playground should be associated with time to play freely, allowing more active and, consequently, healthier lifestyles; children should have more space to play, since they should explore the playground freely to enjoy the natural elements; they should not be deprived of creating relationships with other children, as they need more time to play, to share values and respect rules; the presence of teachers and assistants in these spaces is needed, not as supervisors but as people who can play with them, promoting a sharing of cultures; children need access to more material resources in order to feel stimulated; children should be heard.pt_PT
dc.identifier.tid203220048pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7606
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectcriançapt_PT
dc.subjectescolapt_PT
dc.subjectbrincarpt_PT
dc.subjectrecreiopt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectchildrenpt_PT
dc.subjectschoolpt_PT
dc.subjectplaypt_PT
dc.subjectplayground activitypt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.titleBrincar na escola: Dar voz às criançaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
261-Relatório final-2090-1-4-20230119.pdf
Size:
4.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: