Repository logo
 
Publication

Brincar na Escola: práticas e representações das crianças

dc.contributor.authorRei, Marina
dc.contributor.authorMendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre
dc.contributor.authorAzevedo, António Manuel Tavares
dc.date.accessioned2024-09-09T13:06:53Z
dc.date.available2024-09-09T13:06:53Z
dc.date.issued2022-11-24
dc.date.updated2024-03-07T16:04:14Z
dc.description.abstractO recreio escolar representa um espaço favorável para um adequado desenvolvimento motor e social, como tal, é também neste espaço que as crianças aprendem a conhecer o valor da amizade, a respeitar as diferenças, a apreciar a lealdade e a conhecer o mundo à sua volta. Por outro lado, possibilita perceber a sociedade, a cultura e as vivências nas quais as crianças se encontram inseridas, promovendo, assim, as suas aprendizagens e conhecimentos de forma inclusiva (Neto, 2020; Silva, 2017; Wenetz & Stigger, 2006). Neste contexto, afigura-se como espaço fundamental para o desenvolvimento de todas estas capacidades, assim como para a promoção de hábitos de vida saudáveis (Eira & Azevedo, 2020). Objetivos: conhecer a opinião das crianças sobre as suas atividades de recreio; conhecer as atividades preferenciais das crianças nos tempos de recreio; aferir sobre a importância dos espaços e materiais para a atividade lúdica da criança; conhecer os projetos educativos das escolas, de modo a compreender a forma como o espaço de recreio é reconhecido e está organizado. Método: O estudo é de índole qualitativa, sustentada em entrevistas semiestruturadas de grupo, realizadas a 4 grupos de crianças, com idades compreendidas entre 6 e 10 anos. Resultados: O brincar realiza-se, na maioria das vezes, nos espaços de recreio, em detrimento do seio familiar; as interações desenvolvidas nas dinâmicas do recreio representam atividades sociais e de atividade física; o espaço exterior deve ser configurado para a promoção de desafios sociais e estimulador de dinâmicas de cooperação, assim como integrador e inclusivo. Conclusões: reconhece-se a importância do recreio associado ao tempo para brincar livremente, permitindo estilos de vida mais ativos e, consequentemente, mais saudáveis, concretizado a partir de dinâmicas sociais, atividades e relações interpessoais vivenciadas pelas próprias crianças, potenciando aprendizagens significativas; as crianças não têm muito espaço para brincar, uma vez que não podem explorar o espaço de recreio livremente para usufruir dos elementos naturais; as escolas privam as crianças de criar relações com outras crianças, pois as turmas não se podem misturar por falta de espaços mais amplos; as crianças precisam de mais tempo para brincar e jogar, de forma a partilhar valores e a respeitar regras.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.slugcv-prod-3077413
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8506
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectRecreiopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titleBrincar na Escola: práticas e representações das criançaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleCongresso Olhares Sobre a Educação / 3rd International Congress Perspectives on Education – Livro de Resumospt_PT
person.familyNameMendes Ribeiro Eira
person.familyNameAzevedo
person.givenNamePaulo Alexandre
person.givenNameAntónio
person.identifier.ciencia-idD71A-123E-8BD7
person.identifier.ciencia-idDC12-1AB1-F06D
person.identifier.orcid0000-0003-1370-0236
person.identifier.orcid0000-0002-6325-0475
rcaap.cv.cienciaidDC12-1AB1-F06D | António Azevedo
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication521bf95b-a8d0-4845-9d93-96913019e5d0
relation.isAuthorOfPublicationa2c58375-43e6-4694-9b76-4c421a1cee53
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya2c58375-43e6-4694-9b76-4c421a1cee53

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Livro_resumos_Olhares10_2022.pdf
Size:
2.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: