Publication
Brincar na Escola: práticas e representações das crianças
dc.contributor.author | Rei, Marina | |
dc.contributor.author | Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre | |
dc.contributor.author | Azevedo, António Manuel Tavares | |
dc.date.accessioned | 2024-09-09T13:06:53Z | |
dc.date.available | 2024-09-09T13:06:53Z | |
dc.date.issued | 2022-11-24 | |
dc.date.updated | 2024-03-07T16:04:14Z | |
dc.description.abstract | O recreio escolar representa um espaço favorável para um adequado desenvolvimento motor e social, como tal, é também neste espaço que as crianças aprendem a conhecer o valor da amizade, a respeitar as diferenças, a apreciar a lealdade e a conhecer o mundo à sua volta. Por outro lado, possibilita perceber a sociedade, a cultura e as vivências nas quais as crianças se encontram inseridas, promovendo, assim, as suas aprendizagens e conhecimentos de forma inclusiva (Neto, 2020; Silva, 2017; Wenetz & Stigger, 2006). Neste contexto, afigura-se como espaço fundamental para o desenvolvimento de todas estas capacidades, assim como para a promoção de hábitos de vida saudáveis (Eira & Azevedo, 2020). Objetivos: conhecer a opinião das crianças sobre as suas atividades de recreio; conhecer as atividades preferenciais das crianças nos tempos de recreio; aferir sobre a importância dos espaços e materiais para a atividade lúdica da criança; conhecer os projetos educativos das escolas, de modo a compreender a forma como o espaço de recreio é reconhecido e está organizado. Método: O estudo é de índole qualitativa, sustentada em entrevistas semiestruturadas de grupo, realizadas a 4 grupos de crianças, com idades compreendidas entre 6 e 10 anos. Resultados: O brincar realiza-se, na maioria das vezes, nos espaços de recreio, em detrimento do seio familiar; as interações desenvolvidas nas dinâmicas do recreio representam atividades sociais e de atividade física; o espaço exterior deve ser configurado para a promoção de desafios sociais e estimulador de dinâmicas de cooperação, assim como integrador e inclusivo. Conclusões: reconhece-se a importância do recreio associado ao tempo para brincar livremente, permitindo estilos de vida mais ativos e, consequentemente, mais saudáveis, concretizado a partir de dinâmicas sociais, atividades e relações interpessoais vivenciadas pelas próprias crianças, potenciando aprendizagens significativas; as crianças não têm muito espaço para brincar, uma vez que não podem explorar o espaço de recreio livremente para usufruir dos elementos naturais; as escolas privam as crianças de criar relações com outras crianças, pois as turmas não se podem misturar por falta de espaços mais amplos; as crianças precisam de mais tempo para brincar e jogar, de forma a partilhar valores e a respeitar regras. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.slug | cv-prod-3077413 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/8506 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Brincar | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Recreio | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Brincar na Escola: práticas e representações das crianças | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | Congresso Olhares Sobre a Educação / 3rd International Congress Perspectives on Education – Livro de Resumos | pt_PT |
person.familyName | Mendes Ribeiro Eira | |
person.familyName | Azevedo | |
person.givenName | Paulo Alexandre | |
person.givenName | António | |
person.identifier.ciencia-id | D71A-123E-8BD7 | |
person.identifier.ciencia-id | DC12-1AB1-F06D | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1370-0236 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6325-0475 | |
rcaap.cv.cienciaid | DC12-1AB1-F06D | António Azevedo | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 521bf95b-a8d0-4845-9d93-96913019e5d0 | |
relation.isAuthorOfPublication | a2c58375-43e6-4694-9b76-4c421a1cee53 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | a2c58375-43e6-4694-9b76-4c421a1cee53 |