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- O contributo da Ginástica na formaçao infantilPublication . Almeida, Marisa; Vieira, Carla; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Azevedo, António Manuel TavaresDa complexificação dos movimentos corporais surgem as habilidades básicas que de forma reiterada estão patentes nas crianças e se manifestam em diferentes contextos (Costa, 2016). Nos períodos de recreio ou em contexto curricular, caminhar, correr, saltar, puxar, empurrar, equilibrar, rolar, pendurar, balançar e girar constituem a base da Ginástica, na sua vertente “Artística”. Estes movimentos, de grande simplicidade, que as crianças executam no seu quotidiano, quando realizados de forma sequenciada, planeada e orientada, reforçam os benefícios que a prática gímnica possui no seu desenvolvimento motor (Nascimento et al., 2022). A Ginástica entra na equação da formação e desenvolvimento das crianças, tanto nas dinâmicas das suas práticas, como nas várias propostas associadas à disciplina de Educação Física do 1.º CEB (Murbach et al., 2021). As atividades gímnicas revelam interesse, confiança e entusiasmo, repercutindo-se na sua performance, persistência, no bem-estar, na autoestima e sua capacidade de concentração. Objetivos: O presente estudo pretende aferir da importância das atividades gímnicas para o desenvolvimento motor e formação das crianças e se as escolas fomentam e criam espaços para o desenvolvimento dessas atividades. Métodos: O grupo de estudo foi constituído por 36 crianças com idades compreendidas entre os 8 e 10 anos, 18 dos quais praticantes de Ginástica e afetos a um clube desportivo da cidade de Viseu, com uma prática semanal mínima de 2 sessões de treino, perfazendo 4 horas de treino. Os restantes, não praticantes da modalidade, pertencem a um agrupamento de escolas do Concelho de Viseu. Recorreu-se ao teste de proficiência motora de BOT2 (2005) e, posteriormente, à análise descritiva e inferencial dos dados com recurso à versão 28 do software estatístico SPSS. Resultados: Evidenciam-se diferenças significativas entre grupos relativamente ao grau de precisão motora fina, integração motora fina e destreza manual. Conclusões: A Ginástica assiste o desenvolvimento transversal das crianças, estando associada a inúmeros benefícios, dos quais conferem exemplo os supracitados. A sua prática colabora com o processo de aquisição de habilidades motoras, contribuindo igualmente no desenvolvimento de capacidades condicionais e coordenativas, entre as quais se destacam a força, velocidade e equilíbrio dinâmico. As atividades gímnicas desenvolvidas na escola, através da EF, permitem a integração social das crianças, tornando-a um cidadão mais ativo e consciente, proporcionando também autonomia corporal e aumento da capacidade de expressão em grupo.
- Turismo, gastronomia e criatividade: elementos para uma estratégia diferenciadora no território de São Pedro do SulPublication . Almeida, Joana Patrícia Fernandes; Duque, Ana Sofia Carreira; Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida SeabraO setor do turismo está em permanente mudança devido às constantes alterações no comportamento dos turistas, que se tornam cada vez mais exigentes. Desta forma, o aumento da competitividade leva a que os destinos tenham de inovar no desenvolvimento de novos produtos, marcas e a reinventar os mercados tradicionais. Tendo como ponto de partida esta importância de os destinos turísticos inovarem os produtos oferecidos, os objetivos deste trabalho relacionam-se com a criação de uma estratégia diferenciadora para o turismo de São Pedro do Sul, tendo por base o turismo gastronómico e a criatividade (Rede de Cidades Criativas da UNESCO). Pretende-se analisar e caracterizar a sua oferta gastronómica e o seu potencial turístico, identificar o perfil e as motivações gastronómicas dos visitantes, realizar uma análise de benchmarking tendo em vista outras cidades que já sejam Cidades Criativas da UNESCO, na área da gastronomia, salientando as melhores práticas e, por último redigir um conjunto de sugestões para o desenvolvimento de São Pedro do Sul enquanto destino de gastronomia que poderão ser aproveitadas para uma futura candidatura da cidade à Rede de Cidades Criativas da UNESCO. De modo a alcançar os objetivos propostos, optou-se pela realização de inquéritos por questionário, a visitantes (atuais e potenciais) e residentes, durante quatro meses (fevereiro a maio). A recolha dos duzentos e nove inquéritos foi feita online- através das redes sociaise por email aos hotéis do concelho. Os resultados obtidos foram posteriormente analisados, com recurso ao software SPSS, permitindo verificar os objetivos inicialmente propostos. Ao fim de analisados os resultados do questionário, foram sugeridas algumas ações que permitem desenvolver São Pedro do Sul enquanto destino de gastronomia, propondo ideias para alcançar visitantes a nível local, regional, nacional e internacional, e que vão ao encontro do que é necessário para a ficha de candidatura à Rede de Cidades Criativas. Com a conclusão da investigação é possível percecionar o parecer favorável quanto ao desenvolvimento e promoção de São Pedro do Sul enquanto destino de gastronomia, evidenciando por parte dos inquiridos uma opinião bastante positiva para uma futura candidatura de São Pedro do Sul à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria de gastronomia.
- Brincar na Escola: práticas e representações das criançasPublication . Rei, Marina; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Azevedo, António Manuel TavaresO recreio escolar representa um espaço favorável para um adequado desenvolvimento motor e social, como tal, é também neste espaço que as crianças aprendem a conhecer o valor da amizade, a respeitar as diferenças, a apreciar a lealdade e a conhecer o mundo à sua volta. Por outro lado, possibilita perceber a sociedade, a cultura e as vivências nas quais as crianças se encontram inseridas, promovendo, assim, as suas aprendizagens e conhecimentos de forma inclusiva (Neto, 2020; Silva, 2017; Wenetz & Stigger, 2006). Neste contexto, afigura-se como espaço fundamental para o desenvolvimento de todas estas capacidades, assim como para a promoção de hábitos de vida saudáveis (Eira & Azevedo, 2020). Objetivos: conhecer a opinião das crianças sobre as suas atividades de recreio; conhecer as atividades preferenciais das crianças nos tempos de recreio; aferir sobre a importância dos espaços e materiais para a atividade lúdica da criança; conhecer os projetos educativos das escolas, de modo a compreender a forma como o espaço de recreio é reconhecido e está organizado. Método: O estudo é de índole qualitativa, sustentada em entrevistas semiestruturadas de grupo, realizadas a 4 grupos de crianças, com idades compreendidas entre 6 e 10 anos. Resultados: O brincar realiza-se, na maioria das vezes, nos espaços de recreio, em detrimento do seio familiar; as interações desenvolvidas nas dinâmicas do recreio representam atividades sociais e de atividade física; o espaço exterior deve ser configurado para a promoção de desafios sociais e estimulador de dinâmicas de cooperação, assim como integrador e inclusivo. Conclusões: reconhece-se a importância do recreio associado ao tempo para brincar livremente, permitindo estilos de vida mais ativos e, consequentemente, mais saudáveis, concretizado a partir de dinâmicas sociais, atividades e relações interpessoais vivenciadas pelas próprias crianças, potenciando aprendizagens significativas; as crianças não têm muito espaço para brincar, uma vez que não podem explorar o espaço de recreio livremente para usufruir dos elementos naturais; as escolas privam as crianças de criar relações com outras crianças, pois as turmas não se podem misturar por falta de espaços mais amplos; as crianças precisam de mais tempo para brincar e jogar, de forma a partilhar valores e a respeitar regras.