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Conhecimentos dos enfermeiros das unidades de cuidados continuados integrados sobre o processo de referenciação do utente na RNCCI

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Introdução: Para que os utentes possam integrar na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), implica a concretização do processo de referenciação, para o que muito contribui um trabalho em equipa multidisciplinar, na qual cada elemento desempenha funƧƵes e competĆŖncias diferenciadas, para que se consiga alcanƧar a qualidade dos cuidados Ć  pessoa, numa dimensĆ£o holĆ­stica. Objetivos: Identificar os nĆ­veis de conhecimento dos Enfermeiros das Unidades de Cuidados Continuados Integrados sobre o processo de referenciação para outras unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e identificar as variĆ”veis que interferem com esses conhecimentos. MĆ©todos: Estudo quantitativo, de natureza transversal, descritivocorrelacional. Foram inquiridos 49 enfermeiros a exercer funƧƵes nas Unidades de Cuidados Continuados Integrados, com uma idade mĆ©dia de 28 anos (±6,942). Para a recolha de dados utilizou-se um protocolo constituĆ­do por questƵes de caracterização sociodemogrĆ”fica e profissional relativas Ć  formação dos enfermeiros sobre Cuidados Continuados Integrados e a importĆ¢ncia que atribuem aos mesmos. Foram construĆ­das questƵes dicotómicas (verdadeiro/ falso) para avaliar conhecimentos sobre a RNCCI. Utlizada ā€œEscala Multi-Factorial de Motivação no Trabalhoā€ (Ferreira et al., 2006) que permite medir as vĆ”rias dimensƵes de motivação no local de trabalho. Em todo o procedimento foram consideradas as questƵes Ć©ticas. Resultados: PrevalĆŖncia de um nĆ­vel de razoĆ”veis conhecimentos sobre a referenciação na RNCCI (34,7%), seguindo-se os enfermeiros com fracos e bons conhecimentos, com idĆŖntico valor percentual (32,7%, respetivamente). Os resultados mostram que os enfermeiros reconhecem a importĆ¢ncia do papel por eles desempenhado, com apenas 34,7% que jĆ” realizaram formação nesta Ć”rea. Os enfermeiros que exercem funƧƵes numa Unidade de ConvalescenƧa revelam mais conhecimentos acerca dos conceitos gerais sobre a RNCCI, os que exercem funƧƵes numa Unidades de MĆ©dia Duração e Reabilitação possuem mais conhecimentos sobre as equipas e unidade de prestação de cuidados e acerca do processo de referenciação de utentes na RNCCI, com diferenƧa estatisticamente significativa nos conhecimentos relativos Ć s equipas e unidade de prestação de cuidados (p=0,010). ConclusĆ£o: A prĆ”tica clĆ­nica especializada bem como a investigação na Ć”rea de enfermagem permitem o desenvolvimento de competĆŖncias. O enfermeiro especialista deve possuir um nĆ­vel de conhecimentos especĆ­ficos para fazer face Ć s situaƧƵes de maior complexidade e dando resposta Ć s necessidades dos utentes, nomeadamente a referenciação. Palavras-chave: Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados; Unidade de Cuidados Continuados Integrados; Enfermagem ComunitĆ”ria; Conhecimentos; Enfermeiros
Abstract Introduction: In order for users to be integrated into the National Network for Continuous Care (RNCCI), the referral process must be carried out. Multidisciplinary teamwork, in which each member has differentiated functions and skills, contributes to achieving the quality of care to the person, within a holistic dimension. Objectives: To identify the levels of knowledge of nurses working in Integrated Long-term Care Units about the referral process to other units of the National Network for Integrated Long-term Care and identify the variables that interfere with this knowledge. Methods: Quantitative, cross-sectional, descriptive-correlational study. Forty-nine nurses working in Integrated Long Term Care Units were surveyed, with a average age of 28 years (±6.942). For data collection, we used a protocol composed of questions on sociodemographic and professional characterization regarding nurses' training on Integrated Long-term Care and the importance they assign to it. Dichotomous questions (true/false) were constructed to assess knowledge about the RNCCI. The "Multi-Factorial Work Motivation Scale" (Ferreira et al., 2006) was used to measure the various dimensions of motivation in the workplace. Ethical issues were considered throughout the procedure. Results: Prevalence of a reasonable level of knowledge about RNCCI referral (34.7%), followed by nurses with poor and good knowledge, with the same percentage value (32.7%, respectively). The results show that nurses recognize the importance of the role they play, with only 34.7% who have already undergone training in this area. The nurses who work in a Convalescence Unit have more knowledge about the general concepts of the RNCCI, while those who work in a Medium-Duration and Rehabilitation Unit have more knowledge about the teams and care unit and about the referral process of users in the RNCCI, with a statistically significant difference in the knowledge about the teams and care unit (p=0.010). Conclusion: Specialized clinical practice and research in nursing allow for the development of specialized skills. The specialist nurse must have a specific level of knowledge to deal with more complex situations and respond to the needs of users, including referral. Keywords: National Network for Integrated Continuous Care; Integrated Continuous Care Unit; Community Nursing; Knowledge; Nurses.

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Keywords

Competência profissional Conhecimentos, atitudes e prÔtica em saúde Enfermagem de saúde comunitÔria Enfermeiros Prestação integrada de cuidados de saúde Programas nacionais de saúde Referência e consulta Portugal Community health nursing Delivery of health care, integrated Health knowledge, attitudes, practice National health programs Nurses Professional competence Referral and consultation

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