Repository logo
 
Publication

Práticas supervisionadas de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, inclusão e participação dos pais na escola

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorFelizardo, Sara
dc.contributor.authorSilva, Catarina Filipa Ferreira da
dc.date.accessioned2016-03-16T10:33:06Z
dc.date.available2016-03-16T10:33:06Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractInserido no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, surge a elaboração do presente Relatório Final de Estágio, que tem como principal enfoque refletir e evidenciar a importância do percurso realizado ao longo de todas as práticas de ensino supervisionadas, bem como o projeto de investigação em si, diretamente relacionado com a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), bem como a importância da relação de cooperação entre os pais e a comunidade escolar, para o sucesso e aprendizagem destas crianças. Este Relatório é constituído por duas grandes partes, sendo a primeira referente à análise das práticas em contextos, refletindo sobre as aprendizagens adquiridas nas unidades curriculares Prática de Ensino Supervisionada II e III, tendo decorrido na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente. Na segunda parte do mesmo, é apresentado o projeto de investigação sobre a participação dos pais na escola, no quadro da inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais, sendo analisadas as perceções dos pais e professores. Para o efeito, definimos os seguintes objetivos: i) conhecer as perceções dos pais e dos professores sobre o processo de inclusão e seus obstáculos; ii) averiguar quais as formas de intervenção de pais e professores para melhorar a inclusão das crianças; iii) analisar as estratégias de envolvimento parental na escola dos pais de crianças com e sem NEE. Quanto à metodologia trata-se de um estudo de cariz qualitativo, exploratório e de carácter descritivo. Para a prossecução da investigação, realizaram-se quatro guiões de entrevistas semiestruturadas, aplicadas aos intervenientes do processo educativo, num total de 11 entrevistados. Após a realização do estudo, os resultados obtidos sugerem a prevalência de áreas de intervenção, como as áreas académicas, as específicas (braille, orientação e mobilidade, entre outras), a autonomia e as AVD (Atividades da Vida Diária), sendo fundamentais para as crianças. No que diz respeito às áreas de maior dificuldade das crianças com NEE, verificámos consistência nos resultados relativamente à área da autonomia, porque, além de ser considerada uma área de intervenção a ser valorizada, esta é também uma área onde as crianças revelam maiores dificuldades. No que diz respeito aos obstáculos, são assinalados os fracos recursos humanos e materiais, o que dificulta a inclusão destas crianças na sua plenitude. No que concerne ao envolvimento parental, verificamos que os relatos ressaltam a articulação entre pais (de crianças com e sem NEE) e professores (do Ensino Regular e de Educação Especial) e a não existência de diferenças no acompanhamento educativo entre pais de crianças com NEE e os pais de crianças sem NEE. Quanto aos fatores implicados no envolvimento parental, os entrevistados referem as características sociodemográficas dos pais, bem como as necessidades específicas das crianças.pt_PT
dc.identifier.tid201084007pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3118
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectNecessidades Educativas Especiais (NEE)pt_PT
dc.subjectPaispt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectparticipação parentalpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.subjectSpecial Educational Needspt_PT
dc.subjectSpecial Educationpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.subjectParentspt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectParental involvementpt_PT
dc.titlePráticas supervisionadas de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, inclusão e participação dos pais na escolapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Inclusão e participação dos pais na escola.pdf
Size:
915.85 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: