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Bem-estar em estudantes do ensino superior

dc.contributor.authorCunha, Madalena
dc.date.accessioned2021-03-09T10:45:04Z
dc.date.available2021-03-09T10:45:04Z
dc.date.issued2017
dc.date.updated2021-03-09T10:04:38Z
dc.description.abstractIntrodução: O bem-estar está relacionado com o modo como a pessoa caracteriza, de forma geral, a sua vida pelo lado positivo, isto é, a satisfação que a pessoa refere em relação à sua vida. Com a entrada no ensino superior, o estudante é exposto a diversas alterações, tendo em conta ao que, até então estava habituado a viver. Essas alterações podem, por um lado, contribuir para o seu processo de desenvolvimento, independência e autonomia e, por outro, constituir sensações inadequadas e/ou perturbadoras. Deste modo, o processo de adaptação ao ensino superior é complexo e potencialmente pode gerar situações indutoras de stress, em diversos momentos da vida académica.Objetivos: Avaliar o bem-estar nos estudantes do ensino superior; Determinar o efeito do coping no bem-estar dos estudantes. Métodos: Estudo de natureza descritivo com foco transversal. A amostra é composta por 174 estudantes do ensino superior, sendo 82,8 % do sexo feminino. A colheita de dados foi obtida pelo preenchimento on line dos seguintes instrumentos: Escala e Afeto Positivo e Negativo / Positive and Negative Afect Schedule (PANAS), versão portuguesa de Galinha & Pais Ribeiro (2005), Escala de Brief – Cope versão portuguesa de Pais Ribeiro & Rodrigues (2004).Resultados: Os estudantes do ensino superior manifestam mais afeto positivo apurando-se um mínimo de 13 e um máximo de 50, sendo o valor médio de M=30.79, sugestivo de bem-estar subjetivo. Para o afeto negativo, o mínimo é de -10 e o máximo de 35, com a M= 15,68. No que se refere ao Bem-estar subjetivo global, o mínimo é -8,00 e o máximo 38, com a (M= 15,11±9,058), o que indica que os estudantes do ensino superior manifestam mais afeto positivo. A variável preditor do afeto positivo foi a reinterpretação positiva, explicando 15,5% da variação, sendo a variância explicada ajustada de 15,0%. Os estudantes mais velhos (≥23 anos) manifestam mais afeto positivo, inferindo-se que a idade interfere no bem-estar subjetivo dos participantes. Conclusões: Os estudantes do ensino superior, apresentam mais afeto positivo. A reinterpretação positiva é preditor do afeto positivo, enquanto que o desinvestimento comportamental, a negação e o uso de substâncias são preditores do afeto negativo. Os preditores do Bem-estar subjetivo são o coping ativo, o desinvestimento comportamental, a auto-culpabilização, a reinterpretação positiva e a auto-distração, sugerindo-se assim que o coping prediz o bem-estar nos estudantes do ensino superior, pelo que estas variáveis deverão ser consideradas aquando do planeamento pedagógico das ações que lhe são dirigidas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCunha, M., Duarte, J., Sandré, S., Sequeira, C., Castro-Molina, F.J., Mota, M., Pina, F., Coelho, C., Cunha, A., Figueiredo, A., Martins, A., Correia, B., Monteiro, D., Moreira., F. Silva, M., & Freitas, S. (2017). Bem-estar em estudantes do ensino superior Millenium, 2(ed espec nº2), 21-38.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.29352/mill0202e.02pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6676
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseupt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/12098pt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectCopingpt_PT
dc.subjectEstudantes do Ensino Superiorpt_PT
dc.titleBem-estar em estudantes do ensino superiorpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage38pt_PT
oaire.citation.issueEdição especial 2pt_PT
oaire.citation.startPage21pt_PT
oaire.citation.titleMilleniumpt_PT
person.familyNameMadalena Jesus Cunha Nunes
person.givenNameMaria
person.identifier.ciencia-id5C12-8847-309C
person.identifier.orcid0000-0003-0710-9220
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2249e3ea-8fe6-4459-a224-37c724622128
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