Publication
Da página como espaço de escuta e abrigo de afetos: a literatura para a infância na Educação Pré-Escolar
dc.contributor.author | Melão, Dulce | |
dc.contributor.author | Balula, João Paulo | |
dc.date.accessioned | 2018-08-06T09:38:02Z | |
dc.date.available | 2018-08-06T09:38:02Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | A literatura para a infância, em Portugal, tem vindo a ser, cada vez mais, alvo de atenção em contexto educativo, multiplicando-se a publicação de propostas de qualidade, para diferentes faixas etárias, e correspondendo a distintas e diversificadas opções editoriais. Tais opções permitem promover formas renovadas de interação com o livro-álbum capazes de incrementar o prazer de ler. Partimos de um corpus de análise constituído por duas obras de Isabel Minhós Martins, publicadas em 2013, “Uma onda pequenina” e “Este livro está a cha-mar-te (não ouves?)”, e traçamos os seguintes objetivos para o nosso estudo: i) indagar o contributo dos peritextos destes livros-álbum no que respeita ao fo-mento da motivação para a leitura; ii) refletir sobre as possibilidades do reforço da literacia emergente na Educação Pré-Escolar, através da combinação de estratégias que favorecem a interação do livro-álbum com os leitores, fomentadas, página a página, em espaços de escuta, abrigando afetos. Concluímos que os peritextos dos dois livros-álbum podem contribuir para o incremento da literacia emergente, sempre que enquadrados em práticas de leitura partilhada que favoreçam a sua fruição, permitindo às crianças brincar enquanto leem. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Melão, D. & Balula, J. P. (2018). Da página como espaço de escuta e abrigo de afetos: a literatura para a infância na Educação Pré-Escolar. In D. Alves, H. G. Pinto, I. S. Dias, M. O. Abreu & R. G. Muñoz (Orgs.). VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (pp. 101-106). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. (ISBN: 978-989-8797-20-9) | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8797-20-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/5036 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | pt_PT |
dc.subject | Literatura para a infância | pt_PT |
dc.subject | Formação de leitores | pt_PT |
dc.subject | Peritextos | pt_PT |
dc.subject | Livro-álbum | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.title | Da página como espaço de escuta e abrigo de afetos: a literatura para a infância na Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 106 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 101 | pt_PT |
oaire.citation.title | VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação | pt_PT |
person.familyName | Melão | |
person.familyName | Paulo Rodrigues Balula | |
person.givenName | Dulce | |
person.givenName | João | |
person.identifier.ciencia-id | 0B1F-4943-E17A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1608-1074 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1598-1406 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f | |
relation.isAuthorOfPublication | 9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f |