Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
8.36 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A literatura para a infância, em Portugal, tem vindo a ser, cada vez mais, alvo de atenção em contexto educativo, multiplicando-se a publicação de propostas de qualidade, para diferentes faixas etárias, e correspondendo a distintas e diversificadas opções editoriais. Tais opções permitem promover formas renovadas de interação com o livro-álbum capazes de incrementar o prazer de ler. Partimos de um corpus de análise constituído por duas obras de Isabel Minhós Martins, publicadas em 2013, “Uma onda pequenina” e “Este livro está a cha-mar-te (não ouves?)”, e traçamos os seguintes objetivos para o nosso estudo: i) indagar o contributo dos peritextos destes livros-álbum no que respeita ao fo-mento da motivação para a leitura; ii) refletir sobre as possibilidades do reforço da literacia emergente na Educação Pré-Escolar, através da combinação de estratégias que favorecem a interação do livro-álbum com os leitores, fomentadas, página a página, em espaços de escuta, abrigando afetos. Concluímos que os peritextos dos dois livros-álbum podem contribuir para o incremento da literacia emergente, sempre que enquadrados em práticas de leitura partilhada que favoreçam a sua fruição, permitindo às crianças brincar enquanto leem.
Description
Keywords
Literatura para a infância Formação de leitores Peritextos Livro-álbum Educação Pré-Escolar
Citation
Melão, D. & Balula, J. P. (2018). Da página como espaço de escuta e abrigo de afetos: a literatura para a infância na Educação Pré-Escolar. In D. Alves, H. G. Pinto, I. S. Dias, M. O. Abreu & R. G. Muñoz (Orgs.). VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (pp. 101-106). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. (ISBN: 978-989-8797-20-9)
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais