Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Satisfação da pessoa assistida na unidade de técnicas endoscópicas de uma unidade hospitalar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
JoanaFilipaAlmeidaMendes_RM.pdf3.62 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Introdução: O presente relatório contempla a descrição das competências adquiridas nos ensinos clínicos, em contexto de cuidados Intensivos e em contexto de Urgência, um percurso formativo que culminará numa prática especializada em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EMC), bem como um estudo sobre a satisfação da pessoa assistida na unidade de técnicas endoscópicas de uma Unidade Hospitalar, uma vez que esta é um indicador de qualidade dos cuidados de saúde. Objetivos: Descrever o percurso formativo ao longo dos estágios, refletir criticamente sobre as atividades realizadas como meio de desenvolvimento e aquisição de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúgica (EEEMC); determinar o nível de satisfação da pessoa que utiliza a unidade de técnicas endoscópicas e verificar quais os fatores que interferem na satisfação da pessoa com patologia do foro gastroenterológico. Métodos: O trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte adotou-se uma metodologia descritiva, analítico-reflexiva direcionada para a prática clínica nos diferentes contextos dos ensinos clínicos. Na segunda parte é apresentado o estudo quantitativo, transversal, descritivo analítico-correlacional, cujos dados foram obtidos numa amostra de 200 utentes com patologia do foro gastroenterológico assistidos numa unidade de técnicas endoscópicas de um Centro Hospitalar do centro de Portugal. Resultados: Adquiriu-se competências de EEEMC, na vertente da pessoa em situação crítica. 88% dos participantes (27,5%+60,5%) demonstraram níveis elevados de Satisfação (“Muito satisfeitos” e “Satisfeitos”, respetivamente). Nas 11 dimensões avaliadas, os utentes revelaram estarem “Muito satisfeitos” nas dimensões Enfermeiros (49,5%) e Cuidados Gerais (47%). Conclusões: A aquisição de competências específicas em EMC contribui para o desenvolvimento da identidade profissional mais autónoma, crítica e reflexiva. O desenvolvimento de competências na área da investigação permitiu entender a importância e o impacto da mesma na prática clínica. Os resultados evidenciam a necessidade de se melhorarem algumas dimensões avaliadas para maximizar a satisfação dos utentes. Palavras-chave: Competências; EEEMC; PSC; Satisfação; Utente; Unidade de técnicas endoscópicas
Abstract Introduction: This report includes a description of the skills acquired in clinical teaching, in the context of Intensive Care and in the context of an Emergency, a training path that will culminate in a specialized practice in Medical-Surgical Nursing, as well as a study on the satisfaction of the assisted person in the endoscopic techniques unit of a Hospital Unit, since this is an indicator of the quality of health care. Objectives: Describe the training path throughout the internships, critically reflect on the activities carried out as a means of developing and acquiring common and specific skills of the Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing (EEMC); to determine the level of satisfaction of the person who uses the unit of endoscopic techniques for special exams and to verify which factors interfere in the satisfaction of the person with a gastroenterological pathology. Methods: The work is divided into two chapters. In the first chapter, a descriptive, analytical-reflective methodology was adopted, directed towards clinical practice in the different contexts of clinical teaching. The second chapter presents a quantitative, cross-sectional, analytical-correlational descriptive study, whose data were obtained from a sample of 200 users with gastroenterological pathology assisted in an endoscopic techniques unit of a Hospital Center in central Portugal. Results: EEEMC skills were acquired, in terms of people in critical situations. 88% of participants (27.5%+60.5%) demonstrated high levels of Satisfaction (“Very satisfied” and “Satisfied”, respectively). In the 11 dimensions evaluated, users revealed that they were “Very satisfied” in the Nurses (49.5%) and General Care (47%) dimensions. Conclusions: The acquisition of specific skills in EMC contributes to the development of a more autonomous, critical and reflective professional identity. The development of competences in the field of research allowed us to understand its importance and impact on clinical practice. The results show the need to improve some evaluated dimensions to maximize user satisfaction. Keywords: Skills; Nurse Specialist in Medical Surgical Nursing Critically ill; Satisfaction; User; Unit of endoscopic techniques.

Description

Keywords

Competência clínica Competência profissional Controle da infeção Cuidados de enfermagem Doença crítica Endoscopia gastrointestinal Enfermagem médico cirúrgica Satisfação do doente Clinical competence Critical illness Endoscopy, gastrointestinal Infection control Medical surgical nursing Nursing care Patient satisfaction Professional competence

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue