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- Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mistaPublication . Sousa, Catarina Carneiro de; Rodrigues, Paula; Rito, Pedro NevesA atividade “Educação e Cocriaçãono Metaverso numa abordagem mista”, realizou-se no âmbito do Projeto IPV Inova e Inclui visando desenvolver um simulador em ambiente virtual de representaçãodo Instituto Politécnico de Viseu. Para criar este espaço imersivo, foram dinamizadasworkshopsde cocriaçãotransversais e multidisciplinares em ambientes virtuais colaborativos e criativos.Propomos uma análise especulativa dos resultados dos processos de ensino-aprendizagem destas workshopsà luz do entendimento tridimensional da imersãoformulado por Morgado (2022),para compreender onde podemos situar este caso em termos da imersão pelo sistema, da imersão pela narrativa, e da imersão pela agência. Consideramos que estefoi um caso de aprendizagem imersiva com elevados níveis de imersão nos três eixos, destacando-se a imersão pelo sistema e pela agência.
- Intervenção Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a importância do brincar e a promoção do pensamento algorítmico na Educação Pré-EscolarPublication . Magalhães, Inês dos Santos; Figueiredo, Maria PachecoO presente relatório de estágio tem como objetivos analisar criticamente a prática de ensino supervisionada que foi desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico e compreender quais as vantagens de brincar na Educação Pré-Escolar e quais as possibilidades de formar o pensamento algorítmico durante essas brincadeiras, investigando formas de as crianças desenvolverem o pensamento algorítmico durante as brincadeiras. Como forma de analisar e refletir o trabalho que foi desenvolvido ao longo das intervenções recorremos aos materiais e instrumentos utilizados ao longo da prática, fundamentando com literatura de referência o desenrolar do trabalho. Relativamente ao estudo em questão trata-se de uma investigação de caráter qualitativo que envolveu a participação de vinte e cinco crianças de um grupo de crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar. No relatório pretendeu-se em primeiro lugar demonstrar a importância de as crianças brincarem na Educação Pré-Escolar construindo aprendizagens essenciais e desenvolvendo diversas competências que as fazem tornar-se independentes e autónomas. Em segundo lugar, perceber de que forma as crianças podem desenvolver o pensamento algorítmico durante o brincar. Analisaram-se situações diversificadas, revelando a presença deste pensamento no quotidiano dos jardins de infância.
- Avaliação dos serviços de ecossistema na zona do espelho de água da Fraguinha na serra da AradaPublication . Graça, Francisco Antunes da; Silva, Maria Elisabete FerreiraOs Serviços de Ecossistema (SE) contemplam todos os bens e serviços, económicos ou não, que são providenciados pelos vários ecossistemas que se encontram distribuídos por todo o mundo. Como tal, e devido aos impactes que a humanidade exerceu sobre os ecossistemas, surge a necessidade de desenvolver métodos que permitam avaliar e quantificar os serviços que os ecossistemas podem fornecer (Provisão, Regulação, Suporte e Cultural) de modo que possam ser protegidos e geridos de forma sustentável. Este estudo, desenvolvido na área do espelho de água da Fraguinha, na serra da Arada, tem como objetivo a avaliação dos Serviços de Ecossistema na zona de estudo. Pretende-se igualmente obter dados que facilitem o desenvolvimento de iniciativas para um correto aproveitamento, gestão e restauro desses mesmos serviços. Por fim, procurou-se perceber qual a interação das pessoas com os Serviços de Ecossistema presentes na área e qual a recetividade ao cenário possível da construção de uma praia fluvial no espelho de água da Fraguinha. A área de estudo caracteriza-se por ser uma área rural e pouco populosa, na zona montanhosa da Serra da Arada. Nesta encontra-se um espelho de água e vários cursos de água permanentes, um parque de campismo e um conjunto de vários ecossistemas dominados por matos de urzais e zonas florestadas. Tendo por base os princípios da Millennium Ecosystem Assessment (MEA), foram utilizadas duas metodologias distintas: metodologia direta, baseada na recolha e tratamento de dados de campo da área de estudo, e metodologia indireta, na qual foram desenvolvidos inquéritos seguidos do tratamento estatístico dos resultados. Os resultados associados à metodologia direta permitem perceber que a área de estudo da Fraguinha dispõe de uma heterogeneidade de ecossistemas, providenciando por isso igualmente uma heterogeneidade de Serviços de Ecossistema, sendo a área associada ao parque de campismo a área com maior diversidade e quantidade de SE. Os Serviços de Ecossistema de Provisão, com uma representação de 54%, e de Regulação, com 46% de representatividade, são os mais representados na área de estudo, tanto a nível de distribuição como quantidade. Porém, através dos resultados da metodologia indireta pode-se inferir que para a população inquirida (71 pessoas), as atividades associadas ao Serviço de Ecossistema Cultural são as mais valorizadas na área de estudo. É também possível concluir que, na opinião dos inquiridos, a área do espelho de água da Fraguinha deverá ser mantida o mais natural possível. Apesar dos resultados apresentados pelas duas metodologias serem discordantes quanto aos Serviços de Ecossistema mais relevantes para a área de estudo, ambas as metodologias permitem concluir que a zona do espelho de água apresenta necessidades relativas ao aproveitamento do espaço natural e atividades de lazer que poderiam dar mais relevância ao SE Cultural. A medida colocada em estudo por parte da ADRL da implementação de uma praia fluvial, poderia de certa forma ser uma das soluções para combater este facto. Porém, os resultados dos inquéritos não parecem demonstrar uma relação relevante entre a construção da praia fluvial e o aumento da afluência à zona da Fraguinha. A disponibilidade de apenas 15,5% dos inquiridos para a contribuir monetariamente para a realização deste projeto, ajuda a reforçar ainda mais esta ideia, pelo que esta solução necessitará de mais estudo para verificar a sua viabilidade. Com o presente estudo contribuiu-se não só para a quantificação dos SE da área de estudo do espelho de água da Fraguinha, como também se oferece um contributo para um melhor entendimento dos SE a nível nacional e sobre como se pode gerir, proteger e potenciar sustentávelmente.
- Enoturismo na Região do Douro: o caso da Quinta da CôrtePublication . Rodrigues, Ivo Leandro Vieira Pinto; Guia, Ana Teresa Bernardo; Fernandes, Didiana Margarida Fachada LopesO principal objetivo desta dissertação é investigar sobre o tema do enoturismo e sobre a possibilidade de este constituir um motor de valorização do património cultural. O Enoturismo é um fenómeno caraterístico da modernidade, com uma dupla valência e significado, ou seja, constitui-se como uma atividade turística complementar à oferta turística nacional. E como articular esta atividade com as especificidades culturais do território? Nesse sentido, decidiu-se direcionar esta pesquisa para a Região Demarcada do Douro, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, demonstrando em particular as especificidades e valências culturais de uma das suas quintas, a Quinta da Côrte. Pode-se concluir que a maioria dos gestores das quintas tem uma preocupação legítima com a preservação do património cultural das mesmas e da região envolvente o que é encorajador. Assim, espera-se que com este estudo possa contribuir para aumentar um pouco o conhecimento da Região Demarcada do Douro, através da valorização das suas práticas culturais, do enoturismo e do turismo rural, bem como, aprofundar o conhecimento sobre uma das quintas durienses, ressaltando assim a relação entre a cultura e as atividades de enoturismo que oferece.
- Satisfação da pessoa assistida na unidade de técnicas endoscópicas de uma unidade hospitalarPublication . Mendes, Joana Filipa Almeida; Dias, António MadureiraIntrodução: O presente relatório contempla a descrição das competências adquiridas nos ensinos clínicos, em contexto de cuidados Intensivos e em contexto de Urgência, um percurso formativo que culminará numa prática especializada em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EMC), bem como um estudo sobre a satisfação da pessoa assistida na unidade de técnicas endoscópicas de uma Unidade Hospitalar, uma vez que esta é um indicador de qualidade dos cuidados de saúde. Objetivos: Descrever o percurso formativo ao longo dos estágios, refletir criticamente sobre as atividades realizadas como meio de desenvolvimento e aquisição de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúgica (EEEMC); determinar o nível de satisfação da pessoa que utiliza a unidade de técnicas endoscópicas e verificar quais os fatores que interferem na satisfação da pessoa com patologia do foro gastroenterológico. Métodos: O trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte adotou-se uma metodologia descritiva, analítico-reflexiva direcionada para a prática clínica nos diferentes contextos dos ensinos clínicos. Na segunda parte é apresentado o estudo quantitativo, transversal, descritivo analítico-correlacional, cujos dados foram obtidos numa amostra de 200 utentes com patologia do foro gastroenterológico assistidos numa unidade de técnicas endoscópicas de um Centro Hospitalar do centro de Portugal. Resultados: Adquiriu-se competências de EEEMC, na vertente da pessoa em situação crítica. 88% dos participantes (27,5%+60,5%) demonstraram níveis elevados de Satisfação (“Muito satisfeitos” e “Satisfeitos”, respetivamente). Nas 11 dimensões avaliadas, os utentes revelaram estarem “Muito satisfeitos” nas dimensões Enfermeiros (49,5%) e Cuidados Gerais (47%). Conclusões: A aquisição de competências específicas em EMC contribui para o desenvolvimento da identidade profissional mais autónoma, crítica e reflexiva. O desenvolvimento de competências na área da investigação permitiu entender a importância e o impacto da mesma na prática clínica. Os resultados evidenciam a necessidade de se melhorarem algumas dimensões avaliadas para maximizar a satisfação dos utentes. Palavras-chave: Competências; EEEMC; PSC; Satisfação; Utente; Unidade de técnicas endoscópicas