Repository logo
 
Publication

Interdisciplinaridade na formação de professores

dc.contributor.authorMenezes, Luís
dc.contributor.authorCapelo, Ana
dc.contributor.authorGomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos
dc.contributor.authorAbrantes, I.
dc.contributor.authorRibeiro, António Augusto Gaspar
dc.contributor.authorCarvalho, Paula
dc.contributor.authorNovais, Anabela
dc.contributor.authorMendes, Cristiana
dc.contributor.authormartins, ana patrícia
dc.contributor.authorRodrigues, Dalila
dc.contributor.authorGomes, Cristina Azevedo
dc.date.accessioned2020-01-03T14:01:20Z
dc.date.available2020-01-03T14:01:20Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractEstão em curso profundas transformações com impactos acentuados na qualidade de vida de cada um. Tais impactos impõem uma reflexão sobre a própria evolução da(s) ciência(s), a sua utilização produtiva à escala real, bem como sobre a formação de profissionais, em geral, e de professores, em particular. De facto, se as mudanças que todos enfrentam são complexas, requerendo respostas de cariz interdisciplinar, a educação parece fechar-se numa matriz curricular e departamental onde é difícil desenvolver uma compreensão profunda dessa complexidade. Reduzir as fronteiras entre as disciplinas tornou-se, nas últimas décadas, matéria de interesse na agenda de organizações internacionais de cooperação, como, por exemplo, a OCDE. Neste enquadramento, implementou-se o projeto PRINT1 que tinha como objetivo central compreender o fenómeno da interdisciplinaridade no ensino superior em contexto da formação inicial de professores. Através da inquirição, por questionário e entrevista, de formadores de professores (professores/coordenadores de curso do ensino superior), pretendeu-se conhecer (i) perspetivas sobre interdisciplinaridade (ID) e (ii) práticas interdisciplinares (PI) em termos de planificação, operacionalização, contextos, avaliação e impactos. Os resultados evidenciam que os professores/coordenadores de curso do ensino superior distinguem interdisciplinaridade de pluridisciplinaridade e que promovem práticas de ensino e contextos de aprendizagem orientados para a promoção de interdisciplinaridade, em modalidades designadas por práticas de comprometimento, instrumentais ou relacionais. O estudo revela também que mais de metade dos professores/coordenadores consideram que as PI proporcionam aos estudantes o desenvolvimento de competências essenciais para a sua formação pessoal e social, para além da formação profissional.pt_PT
dc.description.sponsorshipFCT/IPVpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMenezes, L., Capelo, A., Gomes, H., Abrantes, I., Ribeiro, A., Carvalho, M. P., Novais, A., Mendes, C., Martins, A. P., Rodrigues, D., & Gomes, M. C. (2019). Interdisciplinaridade na formação de professores, in A. M. Seixas (Coord.), Atas do XIV Congresso SPCE Ciências, Culturas e Cidadanias (pp. 450-459). Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra: Coimbra.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-99775-5-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6085
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometriapt_PT
dc.relationPRINTpt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectSignificados e práticas de Interdisciplinaderidadept_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.titleInterdisciplinaridade na formação de professorespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage4459pt_PT
oaire.citation.startPage4450pt_PT
person.familyNameMenezes
person.familyNamedos Santos Vasconcelos Gomes
person.familyNameAbrantes
person.familyNameGaspar Ribeiro
person.familyNamemorais da fonseca martins
person.familyNameAzevedo Gomes
person.givenNameLuís
person.givenNameHelena Margarida
person.givenNameMaria Isabel
person.givenNameAntónio Augusto
person.givenNameana patrícia
person.givenNameCristina
person.identifier.ciencia-id1615-CFD4-B746
person.identifier.ciencia-id2015-7340-D44E
person.identifier.ciencia-id1C11-801E-A8FE
person.identifier.ciencia-idF715-9D97-CF88
person.identifier.ciencia-idDB16-B6F8-52F6
person.identifier.orcid0000-0002-8978-8900
person.identifier.orcid0000-0001-7517-891X
person.identifier.orcid0000-0002-8413-6153
person.identifier.orcid0000-0002-1494-2459
person.identifier.ridQ-2500-2018
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db
relation.isAuthorOfPublicationc18ebff2-df72-4a11-95f8-be6a80f73eb0
relation.isAuthorOfPublication4ea33d34-9e08-453d-8cd9-f2d948b56cac
relation.isAuthorOfPublicationb4b78fc6-fe53-4285-8e96-2b8e80e7cbd3
relation.isAuthorOfPublicationdf21b7d0-dc3c-4896-bc33-1af0f4d194b7
relation.isAuthorOfPublicationba653c2a-59d2-49fd-9d3b-2bedf28c9e5e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4ea33d34-9e08-453d-8cd9-f2d948b56cac

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
spce_menezes e outros 2018_30.pdf
Size:
455.85 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: