Publication
Interdisciplinaridade na formação de professores
dc.contributor.author | Menezes, Luís | |
dc.contributor.author | Capelo, Ana | |
dc.contributor.author | Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos | |
dc.contributor.author | Abrantes, I. | |
dc.contributor.author | Ribeiro, António Augusto Gaspar | |
dc.contributor.author | Carvalho, Paula | |
dc.contributor.author | Novais, Anabela | |
dc.contributor.author | Mendes, Cristiana | |
dc.contributor.author | martins, ana patrícia | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Dalila | |
dc.contributor.author | Gomes, Cristina Azevedo | |
dc.date.accessioned | 2020-01-03T14:01:20Z | |
dc.date.available | 2020-01-03T14:01:20Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Estão em curso profundas transformações com impactos acentuados na qualidade de vida de cada um. Tais impactos impõem uma reflexão sobre a própria evolução da(s) ciência(s), a sua utilização produtiva à escala real, bem como sobre a formação de profissionais, em geral, e de professores, em particular. De facto, se as mudanças que todos enfrentam são complexas, requerendo respostas de cariz interdisciplinar, a educação parece fechar-se numa matriz curricular e departamental onde é difícil desenvolver uma compreensão profunda dessa complexidade. Reduzir as fronteiras entre as disciplinas tornou-se, nas últimas décadas, matéria de interesse na agenda de organizações internacionais de cooperação, como, por exemplo, a OCDE. Neste enquadramento, implementou-se o projeto PRINT1 que tinha como objetivo central compreender o fenómeno da interdisciplinaridade no ensino superior em contexto da formação inicial de professores. Através da inquirição, por questionário e entrevista, de formadores de professores (professores/coordenadores de curso do ensino superior), pretendeu-se conhecer (i) perspetivas sobre interdisciplinaridade (ID) e (ii) práticas interdisciplinares (PI) em termos de planificação, operacionalização, contextos, avaliação e impactos. Os resultados evidenciam que os professores/coordenadores de curso do ensino superior distinguem interdisciplinaridade de pluridisciplinaridade e que promovem práticas de ensino e contextos de aprendizagem orientados para a promoção de interdisciplinaridade, em modalidades designadas por práticas de comprometimento, instrumentais ou relacionais. O estudo revela também que mais de metade dos professores/coordenadores consideram que as PI proporcionam aos estudantes o desenvolvimento de competências essenciais para a sua formação pessoal e social, para além da formação profissional. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | FCT/IPV | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Menezes, L., Capelo, A., Gomes, H., Abrantes, I., Ribeiro, A., Carvalho, M. P., Novais, A., Mendes, C., Martins, A. P., Rodrigues, D., & Gomes, M. C. (2019). Interdisciplinaridade na formação de professores, in A. M. Seixas (Coord.), Atas do XIV Congresso SPCE Ciências, Culturas e Cidadanias (pp. 450-459). Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra: Coimbra. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-99775-5-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6085 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria | pt_PT |
dc.relation | pt_PT | |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Significados e práticas de Interdisciplinaderidade | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.title | Interdisciplinaridade na formação de professores | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 4459 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 4450 | pt_PT |
person.familyName | Menezes | |
person.familyName | dos Santos Vasconcelos Gomes | |
person.familyName | Abrantes | |
person.familyName | Gaspar Ribeiro | |
person.familyName | morais da fonseca martins | |
person.familyName | Azevedo Gomes | |
person.givenName | Luís | |
person.givenName | Helena Margarida | |
person.givenName | Maria Isabel | |
person.givenName | António Augusto | |
person.givenName | ana patrícia | |
person.givenName | Cristina | |
person.identifier.ciencia-id | 1615-CFD4-B746 | |
person.identifier.ciencia-id | 2015-7340-D44E | |
person.identifier.ciencia-id | 1C11-801E-A8FE | |
person.identifier.ciencia-id | F715-9D97-CF88 | |
person.identifier.ciencia-id | DB16-B6F8-52F6 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8978-8900 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7517-891X | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8413-6153 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1494-2459 | |
person.identifier.rid | Q-2500-2018 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db | |
relation.isAuthorOfPublication | c18ebff2-df72-4a11-95f8-be6a80f73eb0 | |
relation.isAuthorOfPublication | 4ea33d34-9e08-453d-8cd9-f2d948b56cac | |
relation.isAuthorOfPublication | b4b78fc6-fe53-4285-8e96-2b8e80e7cbd3 | |
relation.isAuthorOfPublication | df21b7d0-dc3c-4896-bc33-1af0f4d194b7 | |
relation.isAuthorOfPublication | ba653c2a-59d2-49fd-9d3b-2bedf28c9e5e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 4ea33d34-9e08-453d-8cd9-f2d948b56cac |