Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
144.88 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O Desporto Escolar, atividade de complemento curricular tem potencialidades educativas
que permitem a crianças e jovens atingir caminhos de identificação coletiva, afirmação
desportiva e diversidade social. O presente estudo nasce da preocupação em comprovar se
os Jogos Desportivos Escolares assumem um papel preponderante no processo de
socialização entre alunos de diferentes escolas; averiguar se os Jogos Desportivos Escolares
funcionam, como instrumento para um aumento da sociabilidade dos alunos; saber se os
Jogos Desportivos Escolares contribuem para uma melhor prestação dos alunos nas aulas de
Educação Física. Através de uma metodologia quantitativa, de caráter descritivo, elaborouse
um questionário, como, entre as fases regionais dos 2º e 3º ciclos, das escolas que
participaram na Edição XXVI dos Jogos Desportivos Escolares. Concluiu-se que os Jogos
Desportivos Escolares contribuem para o processo de socialização dos alunos em larga
medida, com 99.6% dos mesmos a responder favoravelmente e a afirmar que formaram
novas amizades. Verificou-se uma melhoria na capacidade dos alunos socializarem entre si,
visto que 96% dos inquiridos afirmam aprimorar a sua capacidade de socializar e interagir.
Concluiu-se que 97% dos alunos destacam a importância da sua participação na
transferência positiva direta para o desenvolvimento de capacidades na disciplina de
Educação Física.
Description
Keywords
Desporto Escolar Socialização Jogos Desportivos Escolares