Repository logo
 
Publication

Plano de desenvolvimento do MONTEBELO VISTA ALEGRE ÍLHAVO HOTEL

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorNovais, Cristina Maria de Jesus Barroco
dc.contributor.advisorBarros, Samuel Ferreira
dc.contributor.authorBarbosa, Vera Luísa Fonte Pereira
dc.date.accessioned2018-02-05T12:35:38Z
dc.date.available2018-02-05T12:35:38Z
dc.date.issued2018-01-05
dc.date.submitted2017-10-23
dc.description.abstractO turismo industrial permite desenvolver a notoriedade e imagem de um lugar ou marca promovendo o seu património industrial. Abrir as portas e mostrar o seu processo de fabrico, as suas competências e os seus dinamismos potencia a visita de turistas a uma região o que contribui para o seu desenvolvimento económico. O MONTEBELO VISTA ALEGRE ÍLHAVO HOTEL visa explorar um segmento de turismo ligado à atividade industrial e a sua história, numa perspetiva da indústria viva desde a origem à evolução ao longo do tempo, da fábrica de Porcelana da Vista Alegre. O objetivo deste trabalho é elaborar o plano de desenvolvimento do MONTEBELO VISTA ALEGRE ÍLHAVO HOTEL com vista à determinação das orientações estratégicas para o sucesso do empreendimento. Neste sentido, foi efetuada a revisão de literatura do turismo industrial analisando os seus benefícios como fator de desenvolvimento económico de uma região. Em Portugal destaca-se um caso de sucesso deste produto turístico, São João da Madeira. Efetuada a análise do meio envolvente contextual e transacional e a análise interna e realizado o estudo de mercado (inquérito), foram identificados os fatores críticos de sucesso que, com a matriz SWOT, permitiram formular uma proposta de orientação estratégica para o hotel. A aplicação do inquérito por questionário aos agentes e operadores turísticos permitiu concluir das potencialidades deste tipo de turismo. Contudo, demonstrou também o desconhecimento ainda existente do MONTEBELO VISTA ALEGRE ÍLHAVO HOTEL como destino de turismo industrial. A análise estratégica do hotel permitiu suportar uma proposta de diretrizes estratégicas que se fundamentam na herança cultural da unidade de produção de porcelana da Vista Alegre. É preconizado o crescimento do volume de negócios do hotel, baseado na excelência do serviço e assente numa oferta diversificada e inovadora, suportadas pelo desenvolvimento de parcerias e pela qualificação dos seus recursos humanos.pt_PT
dc.identifier.tid201843072pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4809
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTurismo Industrialpt_PT
dc.subjectMontebelo Vista Alegre Ílhavo Hotelpt_PT
dc.subjectAnálise Estratégicapt_PT
dc.subjectDiretrizes Estratégicaspt_PT
dc.titlePlano de desenvolvimento do MONTEBELO VISTA ALEGRE ÍLHAVO HOTELpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameGestão Turísticapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
dissertação_vera_barbosa.pdf
Size:
5.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: