Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Da leitura à escrita: a tomada de notas (TDN) como estratégia

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Balula_J_P (2009).pdf38.26 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A evolução da Sociedade do Conhecimento coloca à nossa disposição muitas e variadas fontes da informação e do conhecimento. Mas, para aceder, sem constrangimentos, a essas fontes, é necessário que cada pessoa consiga mobilizar competências que lhe permitam processar a informação e o conhecimento. A língua escrita continua a ser uma fonte de informação privilegiada. Ora, no contexto da Sociedade do Conhecimento, a leitura assume um papel único, enquanto meio de acesso à língua escrita como fonte de informação. Nesta comunicação, pretendemos abordar a tomada de notas (TDN) enquanto estratégia central de uma actuação destinada a favorecer o desenvolvimento da compreensão ao nível da leitura funcional que pode ser utilizada como contributo para resolver algumas dificuldades quer ao nível do desempenho em compreensão na leitura, reveladas pelos resultados dos estudos sobre literacia, quer ao nível da escrita. Tendo por base as conclusões de um estudo levado a cabo com alunos do Ensino Básico, será apresentado um conjunto de actividades, que podem ser implementadas em sala de aula, destinadas ao ensino explícito da TDN enquanto estratégia de recolha e tratamento de informação escrita e ao desenvolvimento da sua utilização em diferentes textos e contextos de modo a contribuir para melhorar o desempenho dos alunos ao nível da compreensão na leitura e ao nível da expressão escrita.

Description

Keywords

Leitura Escrita Didáctica Tomada de notas (TDN) Sublinhar informação relevante (SIR)

Citation

In M. L. Dionísio; J. A. Brandão de Carvalho e R. V. Castro (Eds.), Discovering Worlds of Literacy. Proceedings of the 16th European Conference on Reading and 1st Ibero-American Forum on Literacies. Braga: Littera/CIED. 1CD-Rom, ISBN 978-989-96548-0.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Maria de Lourdes Dionísio; José A. Brandão de Carvalho; Rui Vieira de Castro

CC License