ESEV - DCA - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCA - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by advisor "Castilho, Liliana"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A importância da consciência histórica na formação da consciência social e política em alunos/as do 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Rodrigues, Adriana Andreia Gomes; Castilho, LilianaO presente trabalho de investigação pretende debruçar-se sobre o papel da consciência histórica na formação da consciência social e política em alunos/as do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Para tal, daremos especial relevância ao período histórico do Estado Novo, em Portugal, tendo em consideração a conjuntura internacional de emergência de regimes fascistas na Europa, como forma de analisar o impacto que os factos históricos (consciência histórica) despoletam na consciência social. Será que a sociedade de há 50 anos atrás influenciou o país em que vivemos, hoje? Não, porquê? Se sim, de que forma? Esta e outras serão algumas das questões que procuraremos desenvolver com alunos/as e que os mesmos poderão espelhar na dupla aplicação de um inquérito por questionário: no final da lecionação dos conteúdos relativos à 1ª República e no final da lecionação dos conteúdos relacionados com o Estado Novo, ou seja, antes e depois da lecionação da unidade relacionada com o Estado Novo em Portugal. A análise comparativa dos dados obtidos, entre a primeira e a segunda aplicação do questionário, irá permitir concluir até que ponto os conhecimentos históricos desenvolvidos, tiveram reflexos nas opiniões expressas pelos/as alunos/as.