ESEV - DCA - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCA - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 67
Results Per Page
Sort Options
- Um estudo sobre a relevância das TIC no âmbito do trabalho de projeto na interseção da investigação e da reflexão sobre as práticas em EPE e 1.º CEBPublication . Gomez, Camila Pires; Gomes, Cristina Azevedo; Figueiredo, Maria PachecoO presente relatório de estágio tem como propósito analisar criticamente a Prática de Ensino Supervisionada (PES) que foi desenvolvida em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Educação Pré-Escolar (EPE), tal como apresentar um estudo sobre os contributos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito do trabalho de projeto na EPE. O trabalho desenvolvido foi articulado com o projeto VIAS – Viseu InterAge Stories. A ação desenvolvida ao longo da prática baseou-se assim numa perspetiva sócio-construtivista, partindo da premissa de que a aprendizagem e o desenvolvimento são produtos da interação social, tendo o sujeito um papel ativo. Nesta linha de pensamento, ao se planificarem as atividades teve-se em atenção as características das crianças, as suas escolhas e interesses. Para se analisar o trabalho desenvolvido recorreu-se aos instrumentos e materiais utilizados ao longo das intervenções, aos registos fotográficos e escritos e a diversos autores de referência. Para dar resposta ao estudo, que se relacionou com a conceção e avaliação de um trabalho de projeto na EPE que mobilizasse as TIC e promovesse a “intergeracionalidade”, tornou-se relevante realizar uma investigação sobre as próprias práticas, tendo-se tratado de uma investigação qualitativa. Foi assim realizada uma análise dos dados recolhidos através da observação participante, com a adoção de características da investigação etnográfica, o que permitiu que as crianças tivessem uma voz mais direta e, consequentemente, uma maior participação.
- O impacto das influenciadoras digitais sobre as consumidoras portuguesas - Um estudo no segmento da belezaPublication . Nunes, Ana Catarina Gonçalves; Matias, Ana MafaldaVivemos numa época marcada por rápidas mudanças, consequentes das tecnologias da informação da comunicação. De entre estas destaca-se a Internet, ao legar um poder sem precedentes aos consumidores, agora capazes de produzir e consumir os seus próprios conteúdos e escolher quando, onde e como os consumir. Por esta via muitos foram aqueles que viram as suas opiniões e gostos, valorizados e partilhados pelos seus pares, que por eles se regem para formar opiniões e decisões de compra. Nesta mudança de foco do poder, as marcas foram obrigadas a transitar para o digital e a criarem novas táticas de comunicação, concentradas nas necessidades de proximidade (peer-to-peer) e personalização para os seus consumidores; viram no marketing de influência, centrado na parceria com esses influenciadores digitais, uma vantagem ímpar na divulgação, autêntica e próxima, dos seus serviços e produtos a potenciais consumidores. Neste contexto, a investigação destina-se a compreender qual o impacto que as influenciadoras digitais têm na decisão de compra de produtos de beleza das consumidoras portuguesas entre os 16 – 34 anos. Para tal, realizou-se um estudo cuja metodologia é composta por métodos quantitativos, através de um inquérito por questionário – direcionado a mulheres com interesse em produtos de beleza –, e qualitativos, com a realização de entrevistas a 6 influenciadoras digitais. A análise dos resultados permitiu perceber que as influenciadoras digitais, fruto da proximidade, interação, honestidade e experimentação, têm grande impacto na formulação de opiniões sobre produtos de beleza, bem como nos comportamentos de compra dos mesmos. Foi também possível perceber que, quando integradas numa estratégia comunicacional por parte das marcas, aquelas permitem o robustecimento das suas redes e do seu posicionamento.
- A Arte no Ensino e Aprendizagem da Simetria: Uma experiência no2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pereira, Tamara RebugeEste relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico e pretende evidenciar tanto o percurso feito no decorrer das práticas de ensino supervisionadas, como o projeto de investigação na área de Matemática que decorreu no 2.º Ciclo do Ensino Básico (doravante CEB). O relatório foi estruturado em duas partes. A primeira resume o trabalho desenvolvido ao nível das práticas de ensino supervisionadas, no 1.º e 2.º CEB (aprendizagens, dificuldades e reflexão sobre o trabalho desenvolvido) e, na segunda parte, é apresentado o projeto de investigação. O projeto desenvolvido tinha como objetivo principal a compreensão do conceito de Simetria, por alunos do 6.º ano de uma escola pertencente ao distrito de Viseu, a partir do trabalho com tarefas que envolviam a análise de elementos de Arte, utilizando materiais didáticos. Trata-se de um estudo de orientação naturalista que adota como instrumentos a observação direta, as notas de campo e a análise documental das resoluções dos alunos. Os resultados da investigação mostram que a utilização de materiais didáticos durante a resolução de tarefas auxilia a compreensão dos conceitos, por parte dos alunos, e que trabalhar tarefas para estudar a Simetria de elementos de Arte permite estudar contextos ricos e potencializadores de aprendizagens com significado, particularmente porque esses contextos não matemáticos e ligados ao dia a dia ajudam a dar significado à Matemática escolar, permitindo analisar e perspetivar uma Matemática menos abstrata.
- Perspetivas dos Educadores de Infância acerca da sua formação e preparação para abordar o subdomínio da MúsicaPublication . Ferreira, Lídia Maria Figueiredo Pereira; Aguiar, Maria Cristina Pais; Cardoso, Ana PaulaO presente relatório está inserido na área de formação para a docência do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Este contempla duas reflexões críticas das práticas, uma no primeiro ano, abrangendo o 1.º CEB, e a outra no segundo ano, abrangendo a Educação Pré-Escolar; o relatório concebe também uma investigação que pretende aferir quais as perspetivas dos educadores de infância acerca da sua formação e preparação para abordar o subdomínio da Música. No que diz respeito às reflexões críticas, apoiámo-nos em todos os materiais desenvolvidos ao longo dos estágios e também nos documentos normativos dos perfis específicos de desempenho profissional do professor do 1.º CEB e do educador de infância. Relativamente ao trabalho de investigação, este é de caráter descritivo com recurso ao inquérito por questionário a educadores de infância dos cinco agrupamentos do concelho de Viseu. Esta investigação permite concluir, de forma genérica, que a formação inicial dos educadores de infância é considerada adequada às práticas efetuadas, embora sintam necessidade de aprofundar os seus conhecimentos nesta área.
- A Educação Pré-Escolar e o Património Cultural. O papel dos museusPublication . Machado, Carla Sofia Silva Campos; Rodrigues, Dalila; Nunes, JoãoEste relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, abordamos e refletimos sobre Práticas de Ensino Supervisionadas realizadas ao longo do mestrado. Na segunda, é apresentada toda a investigação centrada na importância do Património Cultural na Educação Pré-Escolar. Com esta investigação pretendemos realçar a importância do Património Cultural na construção da identidade da criança, bem como salientar a importância de uma relação de proximidade do Museu com a Escola. Este estudo foi desenvolvido a partir de um estudo dos serviços educativos de museus nacionais e de informações disponibilizadas nos seus websites.
- Portfólios digitais na educação pré-escolar e envolvimento das famíliasPublication . Lopes, Lúcia Maria Oliveira; Rego, Belmiro
- O Património local como ferramenta didática no ensino da História no 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pais, Liliana Patrícia dos Santos; Castilho, Liliana Andrade De MatosEste relatório final de estágio, tem como objetivo a obtenção do grau de Mestre e subdivide-se em dois pontos fundamentais, sendo eles uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas ao longo da Práticas de Ensino Supervisionadas e uma investigação sobre: “O Património local como ferramenta didática no ensino da História no 2.º Ciclo do Ensino Básico”. Na primeira parte foi apresentado, analisado e alvo de reflexão, o percurso formativo nas práticas, decorridas tanto no 1.º Ciclo do Ensino Básico como no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na nossa perspetiva este tipo de retrospetiva sobre a ação pedagógica tem um efeito muito positivo, já que enquanto professoras teremos de estar em constante aprendizagem e atualização para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem. A segunda parte centra-se num questionamento pessoal, em que nos propusemos a pensar e investigar se património local é utilizado como ferramenta didática, e sendo-o, como é que o património local é utilizado como ferramenta didática, por parte dos professores de História do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho de investigação foi desenvolvido com a colaboração de cinco professores, do 2.º Ciclo de Ensino Básico e também quatro turmas de alunos, do 2.º Ciclo de Ensino Básico. Optámos por questionar os alunos para que fosse estabelecida uma comparação entre a perceção dos alunos e as respostas dadas pelos professores nas entrevistas. Com os resultados obtidos concluiu-se que os professores utilizam o Património local como ferramenta didática, ainda que com pouca frequência, tendo uma utilização diversificada através de fotografias, visitas de estudo, vídeos ou visitas virtuais. O modo que privilegiam são as visitas de estudo, considerando esta estratégia, a mais eficaz. Justificam a pouca frequência da concretização destas, com a burocracia, a indisponibilidade dos colegas e a responsabilidade que envolve a realização das visitas de estudo.
- A utilização das TIC como meio de aprendizagem da matemática com alunos com Necessidades EspeciaisPublication . Lourenço, Elisabete Mesquitela dos Santos; Rego, Belmiro; Pinto, Maribel MirandaAs escolas recebem atualmente alunos com Necessidades Especiais (NE) com o objetivo de as integrar e incluir neste espaço social, tentando adaptá-las e prepará-las para a vida e para a convivência com os outros. Cabe então à Escola e aos Professores organizarem-se e trabalharem de forma a promoverem as melhores condições para receberem estes alunos dando resposta às suas necessidades, capacidades e incapacidades, educando-as de forma criativa e participativa, de forma a melhorarem o processo de ensino aprendizagem e a prática da interdisciplinaridade. As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) trouxeram mudanças quanto às formas de trabalho, nomeadamente, ao processo de ensino aprendizagem nas escolas. Nas instituições de ensino, vêm juntar-se, como ferramenta e método, ao processo de ensino-aprendizagem do aluno. Uma das ferramentas que apresentamos em destaque é o robô educacional que desperta o interesse dos alunos, uma vez que eles mesmos podem programar o robô nas diferentes atividades. A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem promovem novas formas de aprender, de ensinar e de pensar. Com a realização deste trabalho pretende-se fazer um estudo, desenvolver e utilizar o robô nas aulas de matemática, na aprendizagem de alguns conteúdos em crianças com Necessidades Educativas Especiais, aplicar alguns exercícios, observar e registar o desempenho dos alunos. É também nosso objetivo aumentar os nossos conhecimentos sobre este tema e perceber de que forma os professores podem melhorar como profissionais, contribuindo de certa forma para uma melhor inclusão e aprendizagem das crianças com Necessidades Especiais. Foi elaborada uma proposta pedagógica desenvolvida em cinco sessões de quarenta e cinco minutos cada no ano letivo 2017/2018. Optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa, e pela realização de quatro estudos de caso, cujo foco foram quatro alunos inseridos nas NEE. Os métodos de recolha de dados foram a observação participante e a recolha documental. Para a análise de dados recorremos à análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam uma motivação por parte dos alunos na resolução dos exercícios propostos. As dificuldades apresentadas relacionam-se com a escolha da melhor estratégia a adotar na resolução do exercício
- Aprendizagem de Padrões no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Contributos da Expressão e Educação MusicalPublication . Silva, Ana Isabel Ferreira da Costa Onofre; Aguiar, Maria Cristina Pais; Gomes, HelenaNo âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresentou-se o presente Relatório Final de Estágio. Assim, tencionou-se demonstrar todo o percurso decorrido no 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como no 2.º Ciclo do Ensino Básico que ocorreram ao longo de quatro semestres. O presente Relatório de Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes. No que diz respeito à primeira, esta destina-se à análise das aprendizagens construídas durante o estágio relativo ao 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. No que concerne à segunda parte, a mesma refere-se ao projeto de investigação realizado. O projeto de investigação pretende compreender a forma como a aprendizagem dos conteúdos relacionados com as sequências e regularidades, no que diz respeito aos padrões na área de matemática, pode ter o contributo da Expressão e Educação Musical. O estudo é de natureza qualitativa e teve como técnica de recolha de dados a observação direta dos alunos de uma turma do 2.º ano e a consequente análise das respetivas sessões. A conclusão do estudo após a investigação demonstra que as crianças conseguem identificar padrões através de ritmos, bem como comunicar as ideias que possuem sobre os mesmos.
- Atividades multidisciplinares com TIC: estratégias de sensibilização sobre saúde ambiental no contexto do 1.º CEBPublication . Pereira, Jessica Coutinho; Gomes, Cristina Azevedo; Novais, AnabelaEste trabalho reflete o percurso formativo no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, onde tive a oportunidade de ter uma visão mais aprofundada sobre os diferentes contextos da prática, numa fase inicial em contexto do 1.º CEB, e no segundo e último ano curso, em contexto de 2.º CEB. Apresenta-se também um trabalho de investigação relacionado com a saúde ambiental e a educação ambiental numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho integra-se no projeto Eco-Sensors4Health (Eco-sensores na promoção da saúde: Apoiar as crianças na criação de escolas ecosaudáveis). O projeto Eco- Sensors4Health (LISBOA-01-0145- FEDER-023235) é co-financiado pelo FEDER (PORTUGAL2020) e pelo Orçamento do Estado Português (FCT). O trabalho desenvolvido procurou que as crianças tomassem consciência sobre problemas de saúde ambiental nas suas escolas, no caso problemas de conforto térmico, e que desenvolvessem estratégias de comunicação para propor intervenções de melhoria no seu espaço escolar. Incidindo numa abordagem transdisciplinar que convocou disciplinas como o Estudo do Meio, a Matemática e o Português e recorrendo à utilização de tecnologia e sensores, as crianças monitorizaram indicadores de conforto térmico na sua escola, representaram esses dados e propuseram ações de melhoria, utilizando estratégias de comunicação multimédia.