ESEV - DCEN - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCEN - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by advisor "Melão, Dulce"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A motivação para a leitura no contexto do 2.º ciclo do Ensino BásicoPublication . Nunes, Joana Filipa Gomes; Melão, Dulce; Balula, João PauloNo âmbito da unidade curricular de Seminário de Investigação sobre as Práticas englobada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, foi elaborado o nosso Relatório Final de Estágio que irá ser apresentado de seguida. Numa primeira instância, iremos apresentar o nosso percurso ao longo de dois anos letivos que incidiram na Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB e no 2.º CEB em Português e História e Geografia de Portugal. Seguidamente e na segunda parte do nosso trabalho vamos dar a conhecer o trabalho de investigação por nós desenvolvido. A oferta de livros para o público infantojuvenil é cada vez mais ampla, porém é cada vez mais recorrente a demonstração de desinteresse e motivação por parte do público-alvo referido. Dado que as horas que os jovens dedicam à leitura são cada vez menos, diversas são as capacidades afetadas, como por exemplo, a compreensão. Os jovens recorrem cada vez mais à informação curta e por vezes pouco fidedigna apresentada na internet ao invés de recorrerem aos livros, perdendo-se assim a motivação para a leitura. A investigação realizada foca a motivação dos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente do 6.º ano de escolaridade. A seleção destes alunos esteve diretamente relacionada com o contexto da Prática de Ensino Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico em Português e História e Geografia de Portugal. Esta investigação foi desenvolvida através de um inquérito por questionário realizado aos vinte e cinco alunos do 6.º ano de escolaridade, referidos anteriormente. Estes alunos estão englobados num Agrupamento de Escolas do concelho de Viseu. Através dos dados recolhidos é nos possível afirmar que os alunos apresentam falta de motivação para ler, sendo esse um problema com tendência a agravar, caso nada seja feito neste campo. Através do relatório PISA 2018 constatamos mais uma vez essa falta de motivação por parte dos jovens, existindo um maior número de respostas às questões “Só lê se for obrigado” à qual responderam 49% dos inquiridos referentes à média da OCDE e por 31 % dos inquiridos situados nosso país. No que diz respeito à resposta “Considero que a leitura é uma perda de tempo” esta foi utilizada por 28% dos inquiridos referentes à média da OCDE e por 22% dos inquiridos do nosso país. No que diz respeito às possibilidades económicas das famílias, este relatório apresenta uma discrepância entre as famílias com menos e mais recursos, uma vez que as famílias com menos recursos apresentam uma pontuação inferior ao nível dois de proficiência em leitura, o que se traduz em três vezes maior do que as famílias com um estatuto socioeconómico mais confortável. Foi igualmente possível constatar que os apoios imprescindíveis dos alunos quando se faz referência à leitura, são a família e os professores, sendo importante dar realce ao papel destes dois intervenientes para que este paradigma seja alterado.