CI&DEI - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing CI&DEI - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by advisor "Abrantes, José Luís"
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- Avaliação do efeito da educação para a alimentação sobre os hábitos alimentares de jovens do distrito de ViseuPublication . Fernandes, Sofia Rafaela dos Santos; Guiné, Raquel; Cardoso, Ana Paula; Abrantes, José LuísO tema alimentação é uma preocupação nos dias atuais. O aparecimento de doenças associadas aos excessos alimentares, diferentes culturas e informação transmitida, são problemas constantes e preocupantes na sociedade. As pessoas têm de ser educadas desde pequenas para esta situação, valorizando toda a informação que recolhem por parte do meio envolvente e colocando em prática o que aprenderam. Este trabalho baseou-se na avaliação de alguns indivíduos sobre o conhecimento e práticas que têm sobre o tema alimentação saudável. Escolheu-se um grupo de indivíduos que frequentavam do 5º ao 9º ano de escolaridade, do concelho de Viseu. O objectivo pretendido consistia em avaliar o conhecimento adquirido no convívio com a família e amigos, na escola e no marketing que os rodeia, verificando se era colocado em prática, ou se o conhecimento era insuficiente. Adotou-se o método de inquéritos por questionários para recolher a informação necessária e o SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) como software para fazer a análise. As escolas escolhidas, encarregados de educação e alunos foram muito recetivos a este questionário, tornando possível uma amostra de 852 inquiridos, dos quais 50,12% são do sexo feminino e 49,88% são do sexo masculino, e cujas idades variam entre os 10 e os 18 anos. De modo geral percebe-se que os inquiridos têm alguma informação sobre alimentação saudável. A maior parte (93,8%) identifica a roda dos alimentos atual e é através da escola (60,2%) e pais/familiares (75,1%) que obtêm o seu conhecimento. No entanto, numa avaliação global resultante de uma análise de clusters, conclui-se que os indivíduos que até possuem algum conhecimento representam um terço dos alunos (38,7%), o que demonstra que ainda há barreiras que têm que se transpor para alertar a população estudantil para este assunto.
- Importância das TIC e de recursos multimédia na aula de históriaPublication . Moreira, Rui José Fernandes; Rego, Belmiro; Abrantes, José LuísRESUMO O objetivo central deste trabalho é apresentar uma visão genérica da importância das TIC e recursos multimédia nas aulas de História, desenvolvendo diferentes dimensões para um melhor entendimento desse facto. Foi, para esse efeito, desenvolvida a base teórica onde se reviram aspetos ligados ao novo ensino mediatizado no ensino da disciplina de História, nomeadamente a dicotomia entre o ensino tradicional e o ensino mediatizado, o papel das TIC nas escolas europeias, as novas aulas de História e o papel do Aluno, da Escola e da Aprendizagem no contexto atual. Com o objetivo de analisar os novos formatos de ensino/aprendizagem da História, desenvolveu-se uma pesquisa dividida em duas fases: uma primeira, empírica, através de questionário online aplicado aos alunos e uma segunda com um estudo experimental analisando os resultados da avaliação em conteúdos lecionados em História com e sem o recurso às TIC. Estas duas metodologias de investigação combinadas permitiram retirar ilações relativamente às questões de estudo levantadas. O presente estudo permitiu-nos construir uma escala para o Interesse, Estilos e Recursos de Aprendizagem dos alunos do 3º ciclo do ensino básico para a disciplina de História com as seguintes dimensões: Interesse e Motivação para a Disciplina de História, Motivação e Envolvimento com os Recursos de Aprendizagem TIC, Recursos de Aprendizagem do Professor e Estilos de Aprendizagem não Literários. Em linha com outros estudos, concluímos através do estudo empírico e experimental que os alunos consideram importante o uso das TIC, contudo, consideraram igualmente que o uso de outros recursos pedagógicos não TIC eram igualmente importantes, por outro lado, a motivação e interesse para a disciplina e conteúdos a estudar e a relação e motivação do professor são igualmente importantes. Este trabalho encontra a sua originalidade no facto de perceber a relevância dos recursos tecnológicos enquanto fator fundamental do ensino atual de forma global e abrangente. Esta é uma questão pertinente para o ensino da disciplina de História contribuindo para a sua melhoria recorrendo aos recursos que o mundo atual coloca ao serviço da educação.