CI&DEI - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CI&DEI - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 205
Results Per Page
Sort Options
- Rotina diária segundo a perspetiva das criançasPublication . Clemente, Vera Cristina Gonçalves; Gomes, António Ferreira; Figueiredo, Maria PachecoO presente relatório final de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende evidenciar o percurso efetuado ao longo das práticas supervisionadas, incluindo o projeto de investigação. O documento divide-se em duas partes: na primeira, são analisadas as aprendizagens realizadas nas unidades curriculares Prática de Ensino Supervisionada II, que decorreu no 1.º Ciclo do Ensino Básico, e Prática de Ensino Supervisionada III, que decorreu na Educação Pré-Escolar; na segunda parte, é apresentado o projeto de investigação que consistiu na análise da perspetiva das crianças acerca da rotina da sua sala de jardim-de-infância, focando a organização e uso do tempo e do espaço, assim como a iniciativa das crianças na tomada de decisão. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa que adotou como procedimentos metodológicos observações diretas, assim como entrevistas a quatro crianças e à respetiva educadora de infância de modo a compreender como está organizado e é usado o tempo e o espaço na organização das experiências educativas, ou seja, a rotina da sala e, assim, analisar a perceção das crianças sobre esta. Os resultados da investigação mostraram que as crianças conseguem identificar os momentos que compõem a rotina da sua sala, identificando o seu momento preferido e propondo alterações tanto aos momentos do dia, ou seja à organização do tempo e do espaço, como ao seu uso. As crianças têm também bem definidos quais os seus momentos do dia preferidos, assim como as áreas de interesse que lhes despertam mais a atenção. A investigação mostrou ainda que as crianças têm maneiras diferentes de atuar perante a tomada de decisões, percebemos que apenas algumas crianças se sentem completamente à vontade para comentar ou sugerir novas/diferentes atividades, apesar de saberem que o podem fazer e em que momentos do dia.
- Prática de ensino supervisionada e a perceção dos professores do 1º ciclo do ensino básico face à sua formação no âmbito da relação escola-famíliaPublication . Duarte, Diana Sofia Coelho; Cardoso, Ana Paula; Cartagena, AlbertoO presente relatório de estágio emergiu da necessidade de refletir sobre o estágio desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada e, simultaneamente, realizar um trabalho de investigação relacionado com a prática em contexto escolar. A relação escola-família e a formação dos professores são a base de estruturação do trabalho empírico, com o objetivo de compreender a articulação entre esta relação e a formação de professores. Para este trabalho foram traçados objetivos, como analisar o grau de importância que os professores atribuem à sua formação, que tipo de formação obtiveram e se a consideram suficiente perante a realidade dos dias de hoje; além disso, procuramos perceber quais as áreas de maior carência neste âmbito, quais as melhores estratégias para promover o envolvimento dos pais na escola e verificar se os professores se encontram recetivos às mudanças que sociedade atual exige. Recorremos, para o efeito do presente trabalho, a material por nós elaborado ao longo do estágio, assim como a autores de referência e a alguma legislação. Como tal, procuramos refletir sobre as nossas práticas, percecionando todos os momentos altos e baixos deste nosso percurso profissional, bem como as aprendizagens construídas. Além disso, como forma de perceber melhor a perceção dos professores sobre a sua formação no âmbito da relação escola-família, realizámos uma investigação de caráter descritivo simples com recurso ao inquérito por questionário, tendo este sido aplicado a professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Paredes. Os professores e as famílias aparecem aqui como parceiros insubstituíveis, os quais devem unir esforços devido à importância desta relação para as crianças. Escola e as famílias partilham objetivos e responsabilidades e todos (professores, pais e crianças) tendem a ganhar com esta colaboração, pois é considerada uma mais-valia para o sucesso das crianças, assim como tendo implicações em todos os atores educativos.
- Educação parental para famílias de crianças com necessidades educativas especiais : proposta de projeto de açãoPublication . Soares, Maria de Fátima Machado; Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança JalesAs famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) são confrontadas com constrangimentos e dificuldades de diversa ordem. O objetivo geral do presente estudo é perceber quais as necessidades das famílias de crianças com NEE que são apoiadas pela Associação e pela consulta de desenvolvimento do Hospital, com vista à elaboração de uma proposta de projeto de ação. Para o efeito, será levado a cabo uma investigação realizada com as famílias de crianças com NEE apoiadas por uma associação de apoio ao Autismo e pela consulta de desenvolvimento de um Centro Hospitalar da região Centro – Norte do País. O trabalho encontra-se dividido em três partes: o enquadramento teórico sobre as problemáticas das NEE e a família numa abordagem aos conceitos e fatores associados à presença de uma criança com necessidades especiais no seio familiar, são ainda abordadas as temáticas de parentalidade positiva e educação parental. No estudo empírico, faz-se uma análise e discussão dos resultados, onde se pode verificar que a maioria dos inquiridos apresenta necessidades ao nível da informação e do apoio social e familiar. Na terceira parte, consta uma proposta de programa de educação parental onde são traçadas estratégias para colmatar as necessidades identificadas. Estas incidem na área da informação, bem como na importância dos suportes sociais e familiares.
- Práticas de ensino supervisionadas e a relevância curricular e pedagógica das atividades de enriquecimento curricularPublication . Ramos, Fabiana Amarante; Cardoso, Ana Paula; Ramalho, HenriqueCom a elaboração deste Relatório Final de Estágio propomo-nos atingir dois objetivos principais: fazer uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada ao longo do segundo e terceiro semestres do Mestrado e compreender a relevância curricular e pedagógica das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) segundo as perspetivas dos professores do Ensino Básico de um Agrupamento de Escolas do concelho de Viseu. Para dar resposta ao primeiro objetivo mencionado, utilizámos material elaborado durante o estágio, como planificações e relatórios críticos, assim como recorremos a legislação, com o intuito de refletirmos sobre o nosso desempenho ao longo da prática pedagógica; também nos debruçámos sobre as perspetivas dos professores do Ensino Básico acerca das AEC, da sua relevância e influência nas atividades curriculares e pedagógicas. Para que tal fosse possível, realizámos um estudo qualitativo, onde utilizámos o inquérito por entrevista para a recolha de dados. O guião de entrevista semiestruturada, por nós elaborado, foi aplicado a professores titulares de turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do concelho de Viseu. Com os dados recolhidos podemos concluir que, em geral, os professores consideram que as AEC influenciam as suas atividades curriculares e pedagógicas de uma forma negativa, uma vez que a maioria dos professores se referiu aos alunos como “irrequietos”, “desatentos” e “menos disciplinados” depois das AEC. Por outro lado, consideram que as AEC poderiam ser uma mais-valia para os alunos se fossem bem dinamizadas e se os profissionais que as desenvolvem possuíssem uma melhor preparação.
- O património cultural imaterial como dinamizador das aulas de EVTPublication . Trabulo, Ana Bárbara Parchão; Cardoso, Ana Paula; Pereira, JoséO património cultural imaterial, enquanto elemento estrutural de projetos artísticos e dinamizador das aulas de Educação Visual e Tecnológica, assume-se como uma questão relevante, passível de ser avalizada, de modo a determinar se o processo de ensino/aprendizagem da disciplina de EVT pode contribuir para a familiarização dos alunos com o património imaterial local, mais especificamente no contexto das suas vivências. Neste sentido, este projeto de investigação assentou sobre um estudo de caso numa escola urbana do concelho de Viseu, situada na área urbana da cidade, inserida num contexto de grande riqueza cultural. Trata-se de um estudo de caso, que envolveu a análise documental relevante para o estudo, bem como o questionamento a Encarregados de Educação dos alunos do 2º Ciclo do Ensino básico, professores de Educação Visual e Tecnológica e Diretores de Turma. Ao longo do desenvolvimento deste estudo, de natureza eminentemente descritiva, observámos aspetos relevantes sobre o conhecimento e a (des)valorização da cultura imaterial local e a forma como esta tem sido transmitida aos jovens estudantes. Os resultados obtidos indiciam, grosso modo, que a comunidade escolar conhece e demonstra sensibilidade para as questões relativas ao património cultural imaterial; porém, e por si só, essa atitude não tem sido suficiente para que a escola promova a preservação desse património e influencie significativamente uma mudança de atitude na comunidade onde a escola se encontra inserida.
- A educação visual e tecnológica e a interdisciplinaridadePublication . Sousa, Rute Cláudia Paiva de; Cardoso, Ana Paula; Pereira, JoséA presente investigação tem como principal objetivo, verificar se as práticas interdisciplinares entre a disciplina de Educação Visual e Tecnológica e as outras disciplinas do mesmo ano curricular, favorecem as aprendizagens dos alunos no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo foi realizado no ano letivo de 2010/2011, em dois agrupamentos localizados em áreas geográficas distintas, uma na Beira Alta e outra na Estremadura. Salientamos ainda que as escolas A e B se situam respetivamente, numa zona rural de interior, em Seia, e a outra numa zona litoral e suburbana, na Malveira, perto da grande Lisboa. Esta investigação envolveu os docentes e alunos do 2º ciclo do Ensino Básico de ambas as escolas. No quadro teórico tentámos aprofundar as questões relacionadas com a disciplina de Educação Visual e Tecnológica, inserida no ensino artístico, e desta com a interdisciplinaridade, como também, perceber de que forma é possível a articulação entre conteúdos e objetivos das várias disciplinas com esta, e, sobretudo como é planificada e concretizada a interdisciplinaridade. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de natureza quantitativa de caráter descritivo e comparativo. No que diz respeito à metodologia utilizámos para a recolha de dados o inquérito por questionário. Pudemos assim concluir que, a maioria dos professores articula os conteúdos e objetivos da sua disciplina com as disciplinas do mesmo ano curricular. Constatamos que este facto favorece o aluno nas suas aprendizagens, uma vez que a consolidação dos conteúdos é feita, através interdisciplinaridade entre disciplinas, bem como, com os ensinamentos que estes alunos adquirem fora do meio escolar. Deste modo, o nosso estudo comprovou a importância da necessidade das práticas interdisciplinares entre a disciplina de Educação Visual e Tecnológica e as outras disciplinas do mesmo ano curricular, pois estas favorecem as aprendizagens dos alunos.
- A integração de alunos estrangeiros na escola portuguesa do 1º ciclo do ensino básico : o caso de um agrupamento de escolas do concelho de ViseuPublication . Nunes, Catarina Sofia Ribeiro; Cardoso, Ana Paula; Rocha, JoãoO presente relatório de estágio integra uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto e uma investigação empírica que pretende apurar se os alunos estrangeiros, ou seja, que possuem outra nacionalidade que não a portuguesa, estão integrados na escola portuguesa do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, recorremos ao material por nós desenvolvido ao longo dos estágios, bem como a autores de referência em Educação, a fim de refletirmos sobre as nossas práticas e sobre a integração dos alunos estrangeiros na escola, do Agrupamento em que estagiámos. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de carácter descritivo e fenomenológico, com recurso à entrevista semiestruturada, ao teste sociométrico e à análise documental. Estes instrumentos de recolha de dados foram aplicados a alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, de três escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Zona Urbana de Viseu. Os dados obtidos, através da entrevista, permitem concluir que os alunos estrangeiros, em geral, se sentem integrados na escola, bem como na turma em que estão inseridos. Contudo, a análise dos resultados dos testes sociométricos revela outros dados e, inclusive, concluímos que um aluno não está integrado nem na escola, nem na turma a que pertence.
- Sensibilização para a arte na disciplina de educação visual e tecnológicaPublication . Pereira, Sara Maria Miguel; Gomes, António Ferreira; Souto e Melo, Ana LuísaCom a presente investigação pretendemos, por um lado, saber se os alunos são sensibilizados para a arte na disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT); por outro lado, averiguar sobre as atividades desenvolvidas na disciplina para promover esta sensibilização. Neste sentido, no enquadramento teórico refletimos sobre a importância da arte para o desenvolvimento integral da criança, no âmbito dos pressupostos da Educação pela Arte, desenvolvendo também as suas bases psicopedagógicas. Analisámos, ainda, a disciplina de EVT no âmbito do currículo nacional do ensino básico e o seu contributo para a sensibilização artística. Trata-se de uma investigação qualitativa, um estudo de casos comparativo entre três escolas do ensino básico do concelho de Viseu. Para tal, realizámos entrevistas em grupo a alunos e professores das referidas escolas. A técnica utilizada no tratamento dos dados recolhidos foi a análise de conteúdo. Os resultados mostram que os alunos, no geral, são sensibilizados para a arte. Relativamente às atividades desenvolvidas pelos professores, no âmbito da sensibilização para a arte, estes referiram desenvolver as seguintes unidades de trabalho: a cor, o desenho do rosto e do corpo humano, o património, o módulo/padrão, a geometria, técnicas e materiais. Sendo de realçar que, de uma maneira geral, os docentes entrevistados referiram que, no âmbito da abordagem dos conteúdos referidos, os alunos estudam artistas plásticos e obras de arte
- Comunicação estratégica nos balcões multisserviços : estudo de caso BMS NelasPublication . Antunes, Diana dos Santos; Delplancq, Véronique; Barros, Samuel FerreiraAs grandes mudanças nos contextos demográficos, tecnológicos, económicos, sociais e culturais sentidos ao longo dos últimos anos, fazem dos cidadãos indivíduos cada vez mais informados e exigentes. As entidades públicas assumem, por isso, um papel cada vez mais interventor na garantia da qualidade promovendo competitividade e excelência nos seus serviços. Este projeto vai procurar compreender a realidade dos Balcões Multisserviços enquanto ponto de contacto privilegiado entre utente e as mais diversas entidades públicas, aferindo as perceções respeitantes à comunicação utilizada e apresentando propostas de revisão e melhoria de estratégias comunicacionais, com foco no Balcão Multisserviços de Nelas. Propõe a implementação de um plano de comunicação com vista à projeção institucional e ao desenvolvimento de competências.
- O estatuto da disciplina de EVT no contexto educativo : cultura e ensino artísticosPublication . Ferreira, Patrícia Filomena Geraldes da Silva Meneses; Cardoso, Ana Paula; Pereira, JoséA presente investigação debruça-se sobre o Ensino Artístico, mais especificamente sobre a disciplina de Educação Visual e Tecnológica no 2ºCEB e pretende perceber qual é a percepção que os diversos actores educativos têm sobre esta disciplina. Assim, o estudo abrange Professores do 2ºCEB que leccionam actualmente no Concelho de Viseu e Pais/Encarregados de Educação cujos filhos/educandos estudam no referido concelho. No quadro teórico tentámos aprofundar algumas questões relacionadas como o ensino artístico em Portugal, procurando perceber como está estruturado, actualmente,o ensino artístico, onde se insere a disciplina em estudo. No que diz respeito à metodologia, o paradigma dominante foi o quantitativo, tendo-se utilizado na recolha dos dados, o inquérito por questionário e as técnicas de análise a ele associadas. Através dos resultados obtidos verificámos que a disciplina é respeitada por todos os docentes que leccionam no 2ºCEB, tendo-a colocado em paridade face às restantes disciplinas. No entanto, observámos que a disciplina é vista pelos Pais/EE como sendo uma das menos importantes que os seus educandos frequentam. Conluímos, ainda, que os Professores de EVT, na sua maioria, consideram que a percepção que a comunidade educativa tem face à disciplina de EVT, embora não influencie o processo de ensino/aprendizagem, está longe de ser a ideal, facto que reflecte uma desvalorização da disciplina de EVT.