ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by advisor "Figueiredo, Maria Pacheco"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O contributo de contextos lúdicos enriquecidos para o desenvolvimento de aprendizagens matemáticas na educação pré-escolar no âmbito da medida de cumprimentoPublication . Marchese, Myriam Lopes; Ribeiro, António; Figueiredo, Maria PachecoO presente relatório final de estágio expõe um estudo desenvolvido no contexto de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como finalidade perceber qual o contributo de contextos lúdicos enriquecidos para o desenvolvimento de aprendizagens matemáticas na Educação Pré-Escolar no âmbito da medida de comprimento. Este estudo foi enquadrado nos estágios realizados na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico que são apreciados criticamente em termos de conhecimentos e competências desenvolvidos. A investigação de carácter qualitativo permitiu-nos conhecer qual a utilização e significados dados pelo grupo de crianças ao objeto de medida disponibilizado no âmbito do brincar. Concluímos que brincar é fundamental para o desenvolvimento de aprendizagens da criança e como tal é necessário que lhe seja dado o espaço, o tempo e o apoio necessários para a promoção de experiências significativas. É através da interação com o adulto e com os pares, num contexto favorável e desafiante, que a criança vai construir os seus significados, representações e conhecimentos. Para tal é necessário criar-se um ambiente propício, lúdico, rico em materiais manipuláveis, onde a criança seja um sujeito ativo.
- Rotina educativa, linguagem e comunicação : relato crítico de práticas e investigação na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Fonseca, Natacha Filipa Coelho da; Matos, Isabel Aires de; Figueiredo, Maria PachecoResumo O presente relatório de estágio tem como objetivo dar a conhecer o percurso desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com enfoque nos processos de formação desenvolvidos em contexto do 1.º ciclo do ensino básico (PES II) e da educação préescolar (PES III). Nesta apreciação, foram consideradas a análise das aprendizagens realizadas e a sua relação com o trabalho investigativo desenvolvido com o estágio na educação pré-escolar. A questão de investigação abordada reflete acerca do potencial de uma rotina educativa baseada no Movimento da Escola Moderna em termos de promoção de aprendizagens relativas à linguagem e comunicação com crianças da educação pré-escolar. Desenvolveu-se um estudo qualitativo de carácter exploratório, em que os dados foram recolhidos através da realização de observação participante, entrevista à educadora de infância, notas de campo e registos áudio. A análise de conteúdo permitiu cruzar dados das diferentes recolhas, articulando momentos específicos da rotina com aprendizagens do domínio da linguagem oral e abordagem à escrita. Os resultados identificam aspetos da rotina educativa com potencial para a promoção do desenvolvimento da linguagem e comunicação. Ao longo do relatório, analisaram-se as competências construídas durante o curso. O próprio processo de elaboração do relatório foi importante para o desenvolvimento de capacidades reflexivas e críticas.