ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Title
Now showing 1 - 10 of 45
Results Per Page
Sort Options
- O animador contadorPublication . Ventura, João Ricardo Dias; Oliveira, Ana Maria orient.A literatura popular de transmissão oral surge ameaçada pela invasão dos media, particularmente a internet, televisão e a rádio, afastando as pessoas de momentos de tradição oral em convívios e locais propícios para a transmissão de contos, lendas, poesias e cantares. Neste trabalho pretendemos falar sobre os contadores de histórias e a sua importância para a preservação da mais antiga forma de narrativa, a oral. Através dos contadores iremos analisar a evolução do ato de contar histórias e da performance. O contador de histórias preserva o património tradicional ao transmitir enredos, valores, saberes, modelos e preconceitos do meio em que está inserido. Este é também um criador, pois cria a sua própria performance e submete-a ao crivo dos ouvintes. Para esta dissertação entrevistámos dois contadores de histórias que nos ajudaram a entender as diferenças entre o contador tradicional e contemporâneo. Certos de que a tradição oral é um dos elementos característicos e espontâneos do património cultural do povo e a expressão da sua identidade, no final do trabalho deixamos uma proposta para ajudar os animadores a desenvolver a sua capacidade de contar e incentivar a dinamização de atividades que recuperem esta velha forma de tradição.
- Arte e as competências sociais em jovens com perturbações do espectro do autismoPublication . Proença, Joana Vanessa Santos; Cardoso, Ana Paula; Pereira, JoséAs Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) constituem um objeto de estudo em constante evolução científica, na tentativa de encontrar soluções, ou pelo menos caminhos, que contribuam para o bem-estar de quem apresenta estas perturbações. É importante continuar a estudar e a aprofundar práticas que melhorem os défices das PEA. No presente estudo focámos a nossa atenção no desenvolvimento e melhoria das competências socias que, segundo a APA (2014), estão presentes nos indivíduos com PEA, através da dinamização duas atividades (interação com uma Instalação Artística e criação de uma obra de Arte Colaborativa), nas quais se pretendeu verificar se os jovens são motivados pela vertente artística. A referida investigação desenvolveu-se numa abordagem qualitativa, tendo recorrido à observação participante e também de caráter estruturado, através de uma grelha de observação. O estudo envolveu seis jovens com PEA, que são acompanhados na Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo. Os dados recolhidos permitiram corroborar a melhoria de competências sociais, quando utilizada a arte como meio de interação com os participantes, em consonância com a perspetiva de diversos autores que defendem que a Arteterapia constitui um ambiente facilitador para o desenvolvimento e a expressão das pessoas com autismo.
- Competências fonológicas na educação pré-escolarPublication . Ribeiro, Maria José da Encarnação; Matos, Isabel Aires de orient.O presente trabalho tem como tema “Competências Fonológicas na Educação Pré-escolar”, cuja questão principal é: “será possível desenvolver as competências fonológicas das crianças através de estratégia específicas?” O estudo realizou-se com uma amostra de sete crianças, com cinco anos de idade. Contextualização teórica: foi elaborado o enquadramento teórico sobre o desenvolvimento da linguagem, o desenvolvimento da fonologia na criança e as perspectivas do desenvolvimento da linguagem, nos currículos High/ Scope, Te Whäriki, The Early Years Foundation Stage (EYFS). Método: foi aplicado um questionário sociolinguístico aos encarregados de educação com objectivo de obter informação nomeadamente sobre a escolaridade, a profissão, os hábitos de leitura. No mês de Novembro, foi avaliada a articulação verbal das crianças, através do Teste Fonético Fonológico – ALPE. Posteriormente, foram realizadas actividades específicas, visando o desenvolvimento de competências fonológicas. No mês de Abril, foi efectuada novamente a avaliação da articulação verbal, através do mesmo teste. Resultados: através da análise e da comparação dos resultados da aplicação do Teste Fonético-Fonológico, nos meses de Novembro e Abril, verificou-se uma evolução positiva na articulação verbal de cada criança avaliada.
- A compreensão de textos literários : estratégias de intervenção na sala de aulaPublication . Miragaia, Etelvina Maria Dinis; Balula, João Paulo RodriguesEsta dissertação relaciona-se com a didática da leitura, dada a importância capital que assume na vida dos indivíduos na sociedade atual. Ler é compreender e requer do leitor um papel ativo na construção do significado do texto. Os programas da disciplina de Português refletem estas preocupações dada a ênfase no domínio da leitura e no desenvolvimento de estratégias de leitura no Ensino Básico. Com este estudo pretende-se: 1) caraterizar a compreensão na leitura dos alunos em textos literários, ao iniciarem o 5.º ano de escolaridade; 2) melhorar a compreensão na leitura dos alunos do 5.º ano de escolaridade, em textos literários, através do ensino explícito de estratégias de leitura. Numa primeira fase, avaliamos o nível de desempenho dos alunos em tarefas de compreensão na leitura, através da aplicação de uma prova de leitura aos alunos que iniciam o 5.º ano de escolaridade. Numa segunda fase, implementamos uma intervenção didática em duas turmas do 5.º ano, destinada ao ensino explícito de estratégias de leitura visando a melhoria dos níveis de compreensão. Na terceira fase, avaliamos a modificação de comportamentos dos alunos relativamente ao desempenho em atividades de compreensão na leitura. Utilizamos a metodologia de investigação-ação. Na avaliação quantitativa dos efeitos da intervenção, consideramos os resultados dos alunos nas variáveis: compreensão literal, inferencial, crítica e reorganização. No tratamento estatístico, recorremos a testes não paramétricos. Os resultados mostram que após a intervenção se verificam ganhos em todos os domínios, ainda que no literal não sejam estatisticamente significativos. Estes resultados permitem-nos concluir que o ensino sistemático de estratégias de leitura desenvolve a compreensão nos domínios analisados e constitui uma alternativa metodológica para a educação literária.
- O contributo de contextos lúdicos enriquecidos para o desenvolvimento de aprendizagens matemáticas na educação pré-escolar no âmbito da medida de cumprimentoPublication . Marchese, Myriam Lopes; Ribeiro, António; Figueiredo, Maria PachecoO presente relatório final de estágio expõe um estudo desenvolvido no contexto de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como finalidade perceber qual o contributo de contextos lúdicos enriquecidos para o desenvolvimento de aprendizagens matemáticas na Educação Pré-Escolar no âmbito da medida de comprimento. Este estudo foi enquadrado nos estágios realizados na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico que são apreciados criticamente em termos de conhecimentos e competências desenvolvidos. A investigação de carácter qualitativo permitiu-nos conhecer qual a utilização e significados dados pelo grupo de crianças ao objeto de medida disponibilizado no âmbito do brincar. Concluímos que brincar é fundamental para o desenvolvimento de aprendizagens da criança e como tal é necessário que lhe seja dado o espaço, o tempo e o apoio necessários para a promoção de experiências significativas. É através da interação com o adulto e com os pares, num contexto favorável e desafiante, que a criança vai construir os seus significados, representações e conhecimentos. Para tal é necessário criar-se um ambiente propício, lúdico, rico em materiais manipuláveis, onde a criança seja um sujeito ativo.
- O contributo do envolvimento da família na formação de leitores para a melhoria da prática de ensinoPublication . Brás, Sílvia Marina Amaro; Balula, João Paulo RodriguesRESUMO O presente relatório de estágio debruça-se sobre o culminar de uma etapa de formação profissional única desenvolvida no âmbito das práticas de ensino supervisionadas realizadas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, durante o ano letivo de 2011/2012. Assim, com este documento pretende-se, numa primeira instância fazer uma caraterização dos dois contextos pedagógicos onde a formação profissional foi desenvolvida. Por outro lado, ambiciona divulgar e partilhar opções e práticas concretizadas ao longo deste processo de formação, assim como refletir sobre as mesmas. Deseja-se ainda fazer uma análise das competências e conhecimentos profissionais desenvolvidos, já que o documento se carateriza pela transição entre a fase de formação e o princípio da profissionalização. Os trabalhos desenvolvidos no âmbito da leitura têm evidenciado o papel ativo e complementar que vários contextos detêm na formação de leitores. Partindo desta conceção, o estudo “O Contributo do Envolvimento da Família na Formação de Leitores”, apresentado neste relatório, debruça-se sobre dois desses contextos: a família e a escola. O estudo tem como principal propósito compreender a importância do envolvimento da família e da escola na formação de leitores. Com esta finalidade desenhou-se uma investigação-ação, englobando uma componente quantitativa e qualitativa. A investigação abrange alunos do 1.º Ciclo de uma Escola Básica Integrada. Assim, procurámos promover, junto dos jovens leitores, atividades diversas que aliaram a leitura ao prazer de ler, criando hábitos de leitura que ajudaram a desenvolver o gosto e a compreensão na leitura.
- O contributo do Plano Nacional de Leitura para a formação de leitores no 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Silva, Adriana Maria dos Santos Almeida Soares; Balula, João Paulo RodriguesFormar leitores é um dever repartido entre a família e a escola. O Plano Nacional de Leitura aparece como resposta institucional que tem com objectivo central desenvolver competências nos domínios da leitura e da escrita, bem como a criação de hábitos de leitura. Este trabalho está relacionado com a leitura e o contributo do Plano Nacional de Leitura para a formação de leitores. Com este estudo pretende-se essencialmente: reflectir sobre a leitura, a formação de leitores e o contributo do Plano Nacional de Leitura, implementar actividades no âmbito do Plano Nacional de Leitura e avaliar o impacto dessas actividades na formação de leitores e na promoção da leitura. O estudo está centrado numa experiência pedagógica realizada com alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico e conduzida pelo professor titular de turma. Na análise de dados, optámos por uma abordagem metodológica de tipo qualitativo. O estudo desenvolvido permitiu concluir que as actividades implementadas no âmbito do Plano Nacional de Leitura correram de forma positiva, pautadas por motivação, interesse e empenho por parte dos alunos e que o Plano Nacional de Leitura poderá ser utilizado como recurso educativo, inserido nas práticas pedagógicas, de forma a contribuir para a formação de leitores.
- O contributo dos projetos editoriais de português para o desenvolvimento do oral formalPublication . Moreira, Elisabete Ramos; Balula, João Paulo Rodrigues; Viegas, Maria Filomena BeataTendo como base as cinco competências do Programa de Português do Ensino Básico (PPEB), homologado em março de 2009 (Reis et al.), e, em particular, a competência da Expressão Oral, este estudo visa contribuir para a implementação de práticas pedagógico-didáticas associadas a esta competência específica. Como ponto de partida, esboçámos um quadro conceptual dos pressupostos e dos conceitos teóricos e metodológicos do domínio oral preconizados no PPEB e analisámos as atividades de Expressão Oral propostas num projeto editorial de 6.º ano do 2.º ciclo do Ensino Básico. Do ponto de vista metodológico, estamos perante um estudo de caso, enquadrando-se no paradigma da investigação qualitativa/interpretativa. Selecionámos uma das atividades de expressão oral do projeto editorial para implementar em sala de aula, procurando avaliar o contributo dessa atividade para o desenvolvimento do oral, analisando de que forma a proposta do projeto dá resposta ao que se pretende do trabalho do oral formal. Para tratamento dos dados, recorremos à análise de conteúdo obtido através de registo áudio e posterior transcrição dos mesmos. Analisando os dados, constatámos que, no global, a proposta do projeto dá resposta ao que se pretende do trabalho do oral formal. No entanto, é necessário continuar a insistir nestas práticas na aula de Português no intuito de preparar os alunos para comunicarem em diversos géneros do oral na sociedade.
- Criação de espaços e contextos artísticos para a promoção da leitura a procissão dos livrosPublication . Almeida, Lina Duarte Frade; Balula, João Paulo Rodrigues; Souto e Melo, Ana LuísaEste projeto apoia-se nas formalidades do ritual com o objetivo de criar espaços e contextos artísticos, destinados a captar a atenção para a importância da leitura e do livro. Assim, concebemos uma performance artística – Procissão dos Livros – que partiu do parque Aquilino Ribeiro e percorreu as ruas de Viseu, culminando com uma instalação na Biblioteca Municipal de Viseu. Este projeto contou com a participação do Grupo de Teatro Tribal, de crianças da Sala de Ser e do público em geral que quis participar no evento. O projeto seguiu várias etapas consignadas pela metodologia projetual, de Bruno Munari, desde a sua idealização até à sua implementação e avaliação. Depois de definido o problema e de uma cuidada análise dos dados recolhidos, centrámo-nos no processo criativo, selecionando os materiais adequados, construindo um modelo interativo, que foi sendo ajustado no decorrer de todo o processo, permitindo-nos chegar à solução implementada. O projeto desenvolvido apresenta-se à animação artística como um suporte válido e rigoroso para a criação de performances baseadas nos rituais e tradições. A forma como nos apoderámos de um ritual para promover a leitura despertou o interesse de um público diversificado e permitiu, mesmo que inconscientemente, uma forma diferente de contemplar e fruir a arte.
- Da reflexão à otimização na EPE e no 1º CEB : Um estudo de casoA dislexia no 1º CEBPublication . Silva, Andreia Filipa Pestanudo; Balula, João Paulo Rodrigues; Silva, Ana Isabel“Da reflexão à otimização na EPE e no 1.º CEB. Um Estudo de caso: A Dislexia no 1.º CEB” materializa o Relatório Final de Estágio, resultante da frequência do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (E1.ºCEB) durante o ano letivo de 2011/2012. Este documento sintetiza e evidencia todo o percurso que se situa entre de reflexão, acerca do contexto escolarizado como espaço privilegiado de problemas de investigação-ação, e a otimização, ao nível da intervenção educativa, da Educação Especial. Considerámos estes níveis de ensino (EPE;E1.ºCEB) como palcos de observação e desempenho de práticas educativas supervisionadas (PES II e III), neste relatório consideradas na Parte I. Descrevemo-los como espaço de formulação de uma questão de investigação, consubstanciada pelo projeto “Como otimizar, ao nível do 1.ºCEB, o trabalho com um aluno disléxico?”, estudo descrito na Parte II. “Da reflexão à otimização” responde àquela questão, ao revelar representações e conceções de duas docentes do 1.ºCEB (DT e DEE) que trabalham com um aluno disléxico, sobre como otimizar a sua intervenção com este aluno. Um enquadramento teórico sustentado nas fórmulas legislativas portuguesas ancoradas nas práticas internacionais na Educação Especial desenha o modelo de Escola inclusiva que se alvitra. Este modelo, apesar de todas as investigações das neurociências, caracteriza desde 2008, a Dislexia como uma necessidade educativa especial menor.