ESEV - DCL - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCL - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by advisor "Menezes, Luís"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O envolvimento da família na motivação para a leituraPublication . Pereira, Patrick Fernandes; Melão, Dulce; Menezes, LuísO presente Relatório Final de Estágio (RFE) encontra-se dividido em duas partes: a primeira é uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e na Educação Pré-Escolar (EPE), e a segunda parte é relativa ao projeto de investigação desenvolvido em contexto de estágio no âmbito da PES na EPE. A primeira parte do RFE, contempla uma retrospetiva do percurso no 1.º CEB e na EPE, realizados na PES I e II, e uma reflexão sobre os contextos e as aprendizagens realizadas. Esta parte foi baseada nos elementos dos dossiês semestrais elaborados. A segunda parte do RFE inclui um estudo empírico, que resulta de um trabalho de investigação, visando conhecer o envolvimento da família na motivação para a leitura. O estudo de caráter qualitativo aplicado em EPE, foi realizado com recurso à observação, recolha documental, atividades de leitura, vídeos e inquéritos por questionário. Esta investigação possibilitou-nos concluir que os Pais/Encarregados de Educação (EE) se envolviam na vida escolar dos seus educandos, e constatar a importância de tal envolvimento.
- Potencialidades do livro -objeto no ensino do Português e da Matemática no 1.º CEBPublication . Macedo, Márcia Alexandra Santos; Melão, Dulce; Menezes, LuísO presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Práticas de Ensino Supervisionada, que incorpora o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. Este tem por objetivo compreender as potencialidades do livroobjeto no ensino da Matemática e do Português, no 1.º CEB. Nesta investigação procura-se articular a literatura para a infância com a Matemática por meio da fruição do livro-objeto, em formato pop-up, Oh! O meu chapéu, de Anouck Boisrobert e Louis Rigaud. Foram traçados os seguintes objetivos: i) conhecer a importância que os professores atribuem à articulação da Matemática com a Literatura; ii) promover a fruição e apreciação estética da obra literária; iii) desenvolver nos alunos competências essenciais da Matemática e do Português; iv) analisar as potencialidades do livro-objeto e as suas multidimensionalidades no ensino da Matemática e do Português. O referencial teórico do Relatório Final contempla: i) desafios do ensino do Português e da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico; ii) importância da literatura para a infância – valor educativo do livro-objeto, focando-me na literatura para a infância e no livro-objeto, destacando o livro-objeto em formato pop-up, mormente o caráter fulcral assumido pelos espaços que dele transbordam. Optou-se por uma metodologia de carácter qualitativo, através da observação participativa, dos diários de bordo e de entrevistas semiestruturadas a duas docentes da turma do 4.º ano de escolaridade, no âmbito do qual o estudo foi realizado. Concluiu-se que o livro-objeto contribui, de modo significativo, para a promoção e o desenvolvimento de competências matemáticas e da Educação Literária, constituindo uma experiência inovadora. O recurso a estratégias diferenciadas e inovadoras foram ao encontro das expectativas dos alunos, levando ao sucesso na apropriação de conhecimentos. As representações das docentes revelaram haver necessidade de mais conhecimento e fomento de práticas de leitura que possibilitem a inclusão do livro-objeto em contexto de sala de aula, de modo crescente, dado o seu potencial invulgar de fruição. Os alunos demonstraram interesse e gosto pela leitura, levando à promoção do pensamento crítico-reflexivo. O livro-objeto, bem como o seu carácter tridimensional, permitiram a descoberta e compreensão de conceitos no âmbito do Português e da Matemática