ESEV - DCL - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCL - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by advisor "Silva, Ana Isabel"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A influência da Incapacidade Intelectual na articulação verbal em crianças do 1º CEBPublication . Alves, Joana Silva; Silva, Ana IsabelO presente estudo tem como como objetivo caracterizar e comparar a articulação verbal em crianças do 1.º ano de escolaridade com e sem incapacidade intelectual (II). A amostra é constituída por dois grupos, com a totalidade de 40 crianças, das quais 20 crianças com incapacidade intelectual e as restantes com um desenvolvimento intelectual típico. Para avaliar as competências articulatórias da amostra será aplicado o Teste Fonético-Fonológico – Avaliação da Linguagem Pré-escolar (Mendes, Lousada, Andrade & Afonso, 2009) aferido e padronizado, para o Português Europeu. Este teste é composto por um livro de imagens que induzem a produção de sons nas crianças e pelas respetivas folhas de registo. Recorreu-se, ainda, a um questionário para obter informações relativamente às características sociodemográficas, desenvolvimento e apoio escolar dos pais destas crianças. Os resultados apurados atestam que crianças diagnosticadas com II articulam as consoantes líquidas, fricativas e oclusivas com menor precisão e acerto do que as restantes crianças. Estes dados merecem especial atenção tendo em conta os diferentes cenários de intervenção especializada, nomeadamente ao nível da articulação verbal fundamentada na hierarquia dos traços distintivos e na necessidade de ampliar precocemente o sistema fonético e fonológicos das crianças com II. Salientase, ainda, a importância da prevenção dos problemas de desenvolvimento, minimizando os efeitos e repercussões associadas a uma maior participação social e escolar destas crianças.
- Literatura para a infância e Matemática: abordagens no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Reis, Mariana Cardoso Guerra dos; Silva, Ana Isabel; Gomes, Helena Margarida dos Santos VasconcelosEste trabalho foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Seminário de Investigação sobre as Práticas, no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas partes e pretende evidenciar tanto o percurso feito no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada (PES), como o projeto desenvolvido englobando as áreas de Matemática e Português, particularmente ao nível da Literatura para a infância. O relatório foi estruturado em duas partes, a primeira apresenta as reflexões críticas sobre as práticas em contexto, relativas à PES I e II, que decorreram no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), e III e IV, relativas ao 2.º CEB, nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal. A segunda parte visa estudar as potencialidades de obras literárias de Literatura para a infância, identificando quais as ideias matemáticas que podem ser analisadas numa seleção de livros de Literatura para a infância. Descrevemos o processo de seleção de obras no âmbito da Literatura para a infância a partir das quais construímos uma categorização em função do destinatário privilegiado, alunos do 1.º CEB, e em função de conteúdos de aprendizagem descritos nos referenciais da ação docente. A partir de obras selecionadas, propomos dar a conhecer ideias matemáticas, potenciando a visão e articulação de conteúdos de Português e de Matemática no 1.º CEB.
- Prática de ensino supervisionada e práticas de leitura em famíliaPublication . Lourenço, Daniela Sofia Marques; Silva, Ana IsabelO presente Relatório Final de Estágio realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico inclui duas partes. A primeira parte diz respeito à reflexão crítica sobre as Práticas de Ensino Supervisionado na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda é a realização de um trabalho de investigação onde se pretende verificar se existem hábitos de leitura em contexto familiar. A realização da primeira parte teve como pontos de partida as práticas supervisionadas e recorreu-se a materiais sugeridos, pelos docentes das unidades curriculares como os Padrões de Desempenho Docente e simultaneamente a autores de referência. No que se refere à segunda parte, trabalho de investigação, foram realizados questionários online aos pais de um grupo de crianças da EPE. O objetivo foi perceber se existem hábitos de leitura dos pais com as crianças. Assim, foi desenvolvida uma investigação de carácter qualitativo. Com os dados recolhidos na investigação, conseguimos retirar um conjunto de conclusões fundamentais para o estudo.
- As repercussões da utilização da LGP em contexto de Educação Pré-Escolar com crianças ouvintesPublication . Pereira, Sabrina Raquel Alves; Silva, Ana IsabelO presente Relatório Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes fundamen-tais. Na primeira parte, realiza-se uma análise reflexiva sobre o percurso na Prática de Ensino Supervisionada I e II, evidenciado as aprendizagens e os progressos. Neste dos dois contextos – 1.º CEB e EPE – analisam-se as experiências, tendo em conta os as-petos comuns e divergentes entre ambos, levando à construção de conhecimento. A segunda parte diz respeito ao estudo realizado em contexto de Educação Pré-Escolar, com dois grupos de crianças a frequentar diferentes estabelecimentos educativos, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES). Através deste estudo, pretendeu-se compreender se a utilização da LGP em contexto de EPE com crianças ouvintes tem repercussões no seu envolvimento e na compreensão global de histórias. Este estudo é de natureza qualitativa tendo como referencial metodológico o estudo descritivo, agre-gando várias etapas. Na primeira descreve-se o envolvimento das crianças no momento do conto da história em LGP e com suporte visual, utilizando uma escala de observação do Manual de Desenvolvendo a qualidade em parcerias (2009). Durante estes momen-tos, observaram-se três crianças em cada grupo, de diferentes níveis etários, analisando os seus comportamentos, tendo em consideração os indicadores essenciais para a com-preensão dos resultados. Para além do envolvimento, pretendeu-se analisar a presença de marcadores de interferência da LGP na compreensão global da história. Para tal, propôs-se a todas as crianças a realização de um desenho sobre a história e a algumas o reconto da mesma. Através dos registos no diário de bordo, percecionámos os conhe-cimentos das crianças sobre a LGP numa fase inicial. Mais tarde, registámos as impli-cações que o conto da história em LGP teve nas crianças. Por fim, a entrevista realizada à educadora de infância permitiu compreender a importância que ela concede à litera-tura para a infância e a sua perspetiva em relação à utilização da LGP na EPE.