ESEV - DCDM - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESEV - DCDM - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by advisor "Azevedo, António"
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- Brincar na escola: Dar voz às criançasPublication . Rei, Mariana Santos; Eira, Paulo; Azevedo, AntónioO presente Relatório Final de Estágio é constituído por duas partes: a reflexão crítica sobre as práticas em contexto e o trabalho de investigação. Na primeira parte, apresentamos algumas práticas e evidências desenvolvidas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, efetuada no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar. Em simultâneo, é feita uma apreciação crítica das competências desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, nos dois contextos, assim como refletimos perante a aquisição de competências e conhecimentos. A metodologia adotada nesta parte envolve, nomeadamente, o Despacho n.º 16034/2010, 22 de outubro, ao qual estabelece os Padrões de Desempenho Docente. Na segunda parte, é apresentado o trabalho de investigação, sendo um estudo de natureza qualitativa, sustentada em entrevistas semiestruturadas de grupo, realizadas a 4 grupos de crianças, com idades entre os 5 e os 10 anos, no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo tem como objetivo reconhecer o recreio como um espaço favorável para um adequado desenvolvimento integral da criança, analisando-o a partir do ponto de vistas das crianças. Os resultados obtidos permitiramnos concluir que: o brincar realiza-se, na maioria das vezes, nos espaços de recreio, em detrimento do seio familiar; o recreio deve estar associado ao tempo para brincar livremente, permitindo estilos de vida mais ativos e, consequentemente, mais saudáveis; as crianças devem ter mais espaço para brincar, uma vez que devem explorar o espaço de recreio livremente para usufruir dos elementos naturais; não devem ser privadas de criar relações com outras crianças, pois estas precisam de mais tempo para brincar e jogar, de forma a partilhar valores e a respeitar regras; é necessitário a presença dos professores e auxiliares nestes espaço, não como supervisores mas como pessoas que podem brincar com eles, promovendo uma partilha de culturas; as crianças precisam de ter acesso a mais recursos materiais de forma a se sentirem estimuladas; as crianças devem ser ouvidas.
- A influência dos recursos na atividade motora das crianças em idade pré-escolar – Estudo realizado nos Jardins de Infância dos Agrupamentos das cidades de Viseu e OvarPublication . Silva, Patrícia Alexandra Carvalho; Eira, Paulo; Azevedo, AntónioO presente Relatório Final de Estágio visa dois objetivos fundamentais: as reflexões críticas das práticas em contexto e o trabalho de investigação. Na primeira parte, recorremos ao material por nós elaborado ao longo do estágio, bem como autores inspiradores e com referência e à legislação em vigor, com a finalidade de refletirmos sobre as nossas práticas fazendo uma reflexão crítica dessas práticas na educação pré-escolar e do ensino do 1.º CEB. A segunda parte trata-se do trabalho de investigação, onde em termos teóricos se aborda que a criança é um ser único, influenciado pelo meio em que vive tendo em si grande necessidade de se movimentar e é através da qualidade desse comportamento que vai depender da qualidade de desenvolvimento motor. No decorrer do nosso estudo, recolhemos várias informações que nos levam a ter certeza que a educação física é coadjuvante a todas as áreas de conteúdo, tais como a nível de formação pessoal e social, conhecimento do mundo, educação artística, nomeadamente a dança e na música, favorecendo a vivência de momentos de movimento criativo utilizando diversas formas de comunicação. Os recursos são fundamentais para uma boa prática da atividade motora na educação pré-escolar, apoiando-se em diferentes recursos, quer na sala, quer no espaço exterior. O material didático é a base essencial para a construção do conhecimento, porém, muitos jardins de infância não têm recursos suficientes para a prática pedagógica da educação física. Os graus de satisfação dos educadores de infância foram analisados, existindo posteriormente uma análise de conteúdo com categorias definidas. Deste modo, os resultados encontrados do estudo, permitem concluir que os educadores estão insatisfeitos com as instalações físicas do jardim de infância para a prática da educação física; as planificações destes encontram-se articuladas com o domínio da educação física; o tempo que é dispensado para a prática de atividade física não é suficiente; existe a necessidade de improviso para colmatar a falta de material; o tipo de recreio existente na maioria dos jardins é o tradicional. Numa linha de comparação entre cidades, podemos constatar que Viseu tem mais oferta de material para dinamizar as sessões de movimento, enquanto em Ovar existe um maior nível de concordância no que concerne à liberdade de gestão do tempo para as Atividades de Animação e de Apoio à Família na educação pré-escolar (AAAF).