CI&DETS - CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E SAÚDE
Permanent URI for this community
Browse
Browsing CI&DETS - CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E SAÚDE by advisor "Abrantes, José Luís"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação de risco em saúde : a importância do eWOMPublication . Silva, Victor Mateus Ferreira da; Abrantes, José Luís; Lopes, Romeu Mendes da SilvaOs surtos de doenças infeciosas estão atualmente no topo das preocupações relacionadas com riscos de saúde, devido à grande capacidade de disseminação e difusão que as caracteriza e, não menos importante, por causa da eventual possibilidade de evolução dos surtos para o nível de pandemia. A nível global, os Governos e as organizações oficiais de saúde estão empenhados em criar planos para lidar com os riscos de saúde, de forma a mitigar e controlar os efeitos nefastos provocados pelas doenças infeciosas na população. O mundo mudou, devido às novas tecnologias, tornou-se globalmente digital. As pessoas, hoje, têm um novo estatuto, são atores sociais, unidos por laços sociais no seio das redes digitais, dentro das quais, têm acesso a uma vasta panóplia de informação - acerca de assuntos de saúde por exemplo, que flui livremente através da rede e diminui os limites entre o cidadão comum e os profissionais e os peritos acerca dos mais diversos temas. O utilizador atual de internet, é um "prosumer". A tecnologia permite-lhe pesquisar a informação que procura e, adicionalmente, compartilhar e comentar o resultado das suas pesquisas e da sua própria experiência pessoal. No contexto dos riscos de saúde, a comunicação é um elemento preponderante em qualquer estratégia de planeamento de risco. Por sua vez, a internet, os novos media digitais e as redes sociais online, são ferramentas postas à disposição dos consumidores, que lhes possibilitam a procura a partilha e o armazenamento de informação. Em virtude da importância que assume a comunicação nos cenários de crise, no âmbito deste trabalho, centraremos o foco da nossa atenção, nos fenómenos de comunicação, conhecidos por “passa-palavra” e “passa-palavra eletrónico” (WOM e WOM), revelando a sua influência na participação dos consumidores na dinâmica comportamental de partilha de eWOM, dentro do grupo restrito de cada indivíduo (eWOM dentro do grupo). Para produzir o nosso modelo concetual, usaram-se medidas adaptadas de outros construtos retirados da literatura, nomeadamente, “Credibilidade da fonte”; “Credibilidade de informação” e “eWOM Dentro do Grupo”.
- Eventos Terroristas e Redes SociaisPublication . Henriques, Sara Alexandre Saraiva; Abrantes, José Luís; Seabra, CláudiaEste estudo pretende ser um contributo para explicar de que forma a experiência dos utilizadores da internet influência a curiosidade e a atenção que os mesmos têm pela leitura de notícias online sobre eventos terroristas. Analisa-se também a forma como a experiência dos utilizadores da internet influência duma forma direta e indireta a receção de mensagens eletrónicas (eWOM – electronic word-of-mouth). Foi utilizada uma amostragem de 200 inquiridos, maioritariamente Portugueses. Os dados foram analisados recorrendo aos softwares estatísticos SPSS 21 e Lisrel 8.8.Os resultados realçam a importância do consumo e o encaminhamento de notícias sobre eventos terroristas e, surpreendentemente a influência negativa do eWOM sobre a partilha de notícias na internet. Futuramente, as organizações devem aumentar e dar maior notoriedade à credibilidade das informações sobre eventos terroristas, isto terá implicações positivas na atenção e na curiosidade prestada pelos consumidores acerca de conteúdos sobre terrorismo.
- A influência do eWOM na Next Level Dance Center (Lucan, Irlanda)Publication . Ferreira, Luís Miguel Andrade; Abrantes, José Luís; Matias, Ana MafaldaO presente relatório surge como último objeto de avaliação para finalização do Mestrado em Comunicação e Marketing pela Escola Superior de Educação de Viseu e como consequência da realização do estágio curricular realizado na escola de dança Next Level Dance Center. Através da investigação desenvolvida a seu pretexto é elaborado um modelo conceptual teórico adaptado à academia, onde a partilha de opiniões por parte dos seus utilizadores via eWOM, é influenciada pela formulação dessas mesmas opiniões através de antecedentes tais como: motivações de ingresso, perceções acerca dos serviços prestados e em última instância, atitude em relação à escola. O modelo conceptual proposto permite uma abordagem inovadora a este complexo fenómeno, sendo o primeiro estudo a focar-se nos antecedentes do eWOM e a estabelecer a relação entre estes e o tipo de partilha de opinião gerada (in-group e out- of-group). Devido a esse facto recomendam-se investigações mais aprofundadas sobre o tema, nomeadamente o teste empírico do referido modelo e a sua adaptação a diferentes tipos de negócio. A corrente abordagem possui grande valor para a gestão da NLDC, visto que permite conhecer a opinião dos seus utilizadores atuais e desta forma ir de encontro à satisfação dos desejos e necessidades dos mesmos, permitindo do mesmo modo aperfeiçoar a sua estratégia de marketing e consequentemente reformar e potenciar a sua imagem perante o exterior, de forma a ir de encontro aos objetivos da organização (atrair mais clientes).