CI&DETS - CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E SAÚDE
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- O Significado Actual do Karaté - Arte Marcial / Desporto de Combate?Publication . Figueiredo, AbelAnalisando sumariamente os suportes conceptuais dos significados dos conceitos de "arte" e "marcial", desconstruindo o significado do conceito de técnica na base da pedagogia do ensino nos desportos de combate e artes marciais com destaque para o Karaté, passa pelo significado do desporto humanizante. Conclui-se que não há razão para dicotomizar divergentemente o karaté em arte marcial ou desporto de combate, utilizando argumentações ideológicas ou desequilibradas pela ignorância cultural em um dos significantes, pelo que elogia a urgência permanente de comunicação entre partes.
- Movo-me, Logo Existo!Publication . Figueiredo, AbelO processo de treino em Educação Física e Desporto é o suporte da melhoria das diversas capacidades dos sujeitos de prática (alunos, atletas, etc.). Numa gestão de qualidade impera a eficácia das metodologias do treino realmente aplicadas e não meramente as “intenções”, as “concepções”, os “conceitos”, enfim: os conhecimentos individuais sobre a teoria e metodologia do treino. No entanto, toda a metodologia de intervenção traduz um determinado corpo de conhecimentos prévios, de conceitos, concepções e intenções prévias, sendo ela própria experiência vinculadora de reformulação destas concepções. Neste trabalho, situam-se algumas operações históricas relevantes para a Educação Física e Desporto, evidenciando alguns aspectos das concepções de corpo que têm vindo a contribuir para o estudo e intervenção na Motricidade Humana. Serão esses contributos suficientes para nos fazerem olhar de forma diferente os Factores ou Componentes do Treino (BOMPA, 1981; 1990) que evidenciam um determinado modelo de intervenção na gestão do treino em Desporto e Educação Física? Apresenta-se uma proposta global de abordagem aos diversos factores de treino que, por limitações de expressão em “papel”, só poderá ser interpretada pelos leitores em alguns dos seus aspectos teóricos, mesmo quando se relatam exemplos vividos.Entre o Penso, logo existo de Descartes; o Sinto, logo existo de Damásio; o elogio do Movo-me, logo existo de M. Sérgio é contextualizado no Desporto e Educação Física, rompendo-se os dualismos desnecessários.
- Considerações sobre a profissão docente - o prestígio profissional do professor actual e as suas competências no futuroPublication . Figueiredo, AbelNeste ensaio, o autor aborda o reconhecimento social da profissão docente, enveredando pela sua situação profissional em Portugal, explorando o que é "ser professor", realçando as dificuldades epistemológicas características da sua função e esclarecendo as novas competências profissionais. Num ensaio experimental de estudo entre os Mestrandos em Ciências da Educação - Metodologia da Educação Física, e os primeiros alunos de um curso de Educação Física no IPV, conclui-se que os resultados robustecem a constatação que os professores não assumem a conotação social prestigiante que o público lhes atribui.
- Os Desportos de Combate nos Programas de Educação FísicaPublication . Figueiredo, AbelAs tarefas abertas de responsabilidade individual apelativas à marcialidade, são instrumentos interessantes para a abordagem curricular a uma diversidade de problemas, entre os quais se destaca o problema do respeito pelo outro, do controlo da violência física e seu enquadramento social (o que não pode ser deixado no mundo interior do virtual – jogos, filmes, etc.), e a estimulação da auto estima (autoconfiança pelo aumento da auto-segurança em situações de luta), da meditação e do raciocínio lógico (inerente principalmente mas não em exclusivo às artes marciais orientais) e assim, da atenção e concentração em situações de exercitação corporal. Neste trabalho faz-se uma breve análise à participação das tarefas de Desportos de Combate nos programas de Educação Física. Numa primeira parte abordam-se criticamente os objectivos dos programas por ciclo de ensino para, numa segunda parte, analisar por conteúdos a sua coerência horizontal e vertical.
- Os Desportos de Combate nas Aulas de Educação FísicaPublication . Figueiredo, AbelFazendo o elogio do ecletismo e da inclusividade como características fundamentadoras dos projectos que o professor de Educação Física actualiza em cada escola, em cada aula, decorrente dos programas actuais, o presente artigo foca-se na abordagem dos Desportos de Combate nas aulas de Educação Física escolar. Parte-se da constatação que embora as actividades que implicam “luta” e oposição corporal directa entre os intervenientes já não sejam discriminadas dos conteúdos programáticos da Educação Física (novos programas), poucos são os professores que os abordam nessas mesmas aulas. Assume-se o pressuposto que este afastamento se deve, por um lado, a um desconhecimento preciso dos conteúdos respectivos, o que dificulta a intervenção didáctica e pedagógica, e, especialmente, a um desconhecimento das suas imensas potencionalidades para o desenvolvimento socioafectivo e perceptivo-motor da criança. Aditando que a falsa crença de que este tipo de actividades implicam um material muito específico está intrinsecamente ligado à noção de que os Desportos de Combate a abordar serão a Luta e o Judo ou eventualmente o Jogo do Pau (os únicos constantes na proposta curricular apresentada nos novos programas), o trabalho lança uma outra perspectiva: Abordar os desportos de Combate nas aulas de Educação Física não pressupõe, necessariamente, um conhecimento profundo das diversas modalidades. Afirma que iniciar uma formação que permita uma utilização segura dos desportos de combate nas aulas de Educação Física não é, na nossa perspectiva, iniciar uma formação em “Luta” ou em “Judo”, em “Jogo do Pau” ou, porque não, em “Boxe”, “Esgrima”, “Karaté”, etc. A abordagem aos Desportos de Combate, fazendo o elogio à situação de jogo dual que os caracteriza, e não a qualquer antologia técnica indecifrável para a maioria dos professores de Educação Física, embora pertinente aos especialistas de cada uma das várias modalidades, justifica-se para a sua real inclusão nos programas principalmente quanto mais baixo o escalão etário em que se lecciona. É assim apresentada uma metodologia eclética onde os Jogos de distância e toque, de desequilíbrios e projecções, de imobilizações, chaves e estrangulamentos se complementam com os jogos de saudação.
- As Concepções de Educação Física no OcidentePublication . Figueiredo, AbelA valorização do projecto educativo formal (intencional) sofreu no ocidente algumas transformações, notando-se muito cedo, e apesar da visão dualista sempre marcante, preocupações profundas com a formação integral do Homem. No entanto, o dualismo equilibrado Helénico teve condições históricas para se tornar em dualismo reducionista até à Idade Média, marcando significativamente, e no Renascimento, o início das abordagens científicas ao estudo da motricidade humana. O aprofundamento de áreas como a Educação Física (ginástica) e o Desporto moderno surgem, pois, num período conceptual em que de uma análise empírica e higiénico-terapêutica se vai passando a uma análise mais científica, inicialmente baseada na mecânica e na anatomia, e, à medida que se vão desenrolando os estudos médicos, na fisiologia geral e muscular. Este percurso emerge de uma episteme que gerava aquilo que hoje se costuma denominar como paradigma da modernidade e que, no âmbito da motricidade humana Manuel SÉRGIO (1989) denomina como paradigma cartesiano. A dicotomização corpo-espírito com desvalorização cultural do corpo e o desenvolvimento da ciência espartilhante face ao renascimento de uma visão limitada do conhecimento (conhecimento científico), envolvem movimentos recentes na sua contradição. É nesta transição de paradigma dominante que emerge o desenvolvimento da EF na escolaridade obrigatória.
- A doença mental e a cura: um olhar antropológicoPublication . Gonçalves, Amadeu MatosA saúde, a doença e os processos de cura são construções sociais, resultantes de um processo complexo que integra factores biológicos, socio-económicos, culturais, psicossociais e religiosos, que permeiam o contexto da história de vida das pessoas e exercem marcada influência nas suas atitudes face à doença e aos processos de cura. Apesar da Antropologia médica ser uma área bastante incipiente em Portugal, os conhecimentos actuais neste domínio sugerem que, apesar dos reconhecidos progressos da medicina oficial, a atribuição conferida pelos utentes aos seus “males” continua embebida em velhos sistemas de crenças populares. Nas páginas que se seguem, faz-se referência a alguns aspectos socioantropológicos que valorizaram a contribuição das ciências sociais e humanas para a compreensão da saúde, da doença, dos processos de procura de saúde, das terapêuticas e dos terapeutas
- Apoio social na diabetesPublication . Cunha, MadalenaA diabetes é uma doença crónica que pode causar consideráveis restrições físicas, emocionais e sociais, que podem modificar profundamente as várias dimensões da vida das pessoas. Neste contexto, a disponibilidade de apoio social, é hoje aceite como um factor capaz de mitigar a relação entre a doença e a qualidade de vida, pois há razões teóricas e empíricas para acreditar que o apoio social decorrente das relações sociais contribui para o ajustamento e desenvolvimento pessoais, tendo também uma acção mediadora relativamente aos efeitos do stress (Sarason et al., 1988; Vaz Serra, 1999). Assim, procura-se neste artigo fazer o enquadramento genérico da conceptualização e da medição do apoio social. De seguida descrevem-se alguns estudos do apoio social em diabéticos.
- A doença mental: determinação individual ou construção socialPublication . Gonçalves, Amadeu MatosNeste artigo procura-se reflectir sobre as representações da doença mental à luz da evolução social. Centra-se na discussão dos conceitos chave da Sociologia da saúde, desde logo, nos conceitos de saúde e doença, mas também de cultura, relações sociais, crenças e preconceitos acerca da doença mental. A este propósito distinguem-se alguns modelos de racionalidade que circulam na sociedade e abordam-se as principais determinantes sociais e culturais da sua construção e reprodução. A análise da produção científica neste domínio sublinha a construção social da doença mental e valoriza a interpretação histórica e cultural deste fenómeno.
- A Comunidade Desportiva Intencional como Objecto de Investigação e Desenvolvimento da Gestão do DesportoPublication . Figueiredo, AbelEste artigo procura situar as bases programáticas para os exercícios de autoconsciência conceptual interpretativa da gestão do desporto. Utilizam-se alguns pressupostos de uma hermenêutica da motricidade humana, com Manuel SÉRGIO, em contexto desportivo concreto, com Gustavo PIRES. O “movo-me logo existo” elogiados por SÉRGIO (1987) integram o sentir e o pensar humano (FIGUEIREDO, 1996). No entanto, o pano de fundo colectivo dado pelo “estou implicado, logo existo”, inspirado em ORTIZ-OSÉS, assume relevância teórica imprescindível para o elogio da dimensão social no fenómeno desportivo e, assim, na gestão do desporto como instrumento de interpretação e, ao mesmo tempo, de acção sobre o desporto. A definição da motricidade como objecto de estudo e desenvolvimento, o elogio da acção motrícia para lá do motor expressado, são o caminho encontrado para demonstrar a integração da dimensão institucional do conceito de desporto em Gustavo PIRES, apresentando, assim, a comunidade desportiva intencional como objecto de investigação e desenvolvimento da Gestão do Desporto. Ainda em coerência com o modelo mesoscópico de análise transversal (FIGUEIREDO, 2006), termina-se o artigo a elogiar as federações desportivas como os espaços intermédios da institucionalização do desporto, entre os clubes e o quadro internacional olímpico.