CI&DETS - CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E SAÚDE
Permanent URI for this community
Browse
Browsing CI&DETS - CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E SAÚDE by Title
Now showing 1 - 10 of 1120
Results Per Page
Sort Options
- Abandono escolar dos estudantes do ensino superior: o caso de um Instituto Superior Politécnico da região centroPublication . Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Cardoso, Ana Paula; Duarte, João; Cabral, Lídia; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia; Abrantes, José Luís; Guiné, Raquel
- ABC series on diagnostic parasitology part 1: the Willis methodPublication . Mesquita, João R.; Esteves, Fernando; Santos, Carla; Mega, Ana Cristina; Coelho, Catarina; Cruz, Rita; Vala, Helena; Nóbrega, CármenDiagnosis of parasitic infections in animals is an interesting task that can be developed by veterinary nurses. To perform direct identification of parasites, particularly ova present in faeces, it is possible to use faecal smears, flotation and sedimentation tests. Faecal flotation is fast and inexpensive, and can be quickly implemented as a measure for infection control. Herewith we describe the Willis method, one of the most used flotation methods.
- ABC series on diagnostic parasitology part 2: the McMaster methodPublication . Nóbrega, Cármen; Santos, Carla; Mega, Ana Cristina; Coelho, Catarina; Cruz, Rita; Vala, Helena; Esteves, Fernando; Mesquita, João R.Classical coprological methods allow for inexpensive, quick and reliable detection of parasitic elements. However, the detection of these parasitic elements may be insufficient and quantification of the parasitic burden may be required. As such, faecal egg counts can play a crucial role in providing these extra data. Herewith we describe the McMaster method, one of the most used faecal egg count methods described.
- ABC series on diagnostic parasitology part 3: the Baermann techniquePublication . Mesquita, João R.; Mega, Ana Cristina; Coelho, Catarina; Cruz, Rita; Vala, Helena; Esteves, Fernando; Santos, Carla; Nóbrega, CármenDiagnosis of parasitic larval forms is typically associated with complex, costly methods. As such, simple, low-cost diagnostic tools for larvae identification are of the utmost importance in diagnostic parasitology in the veterinary clinic. Herewith we describe the Baermann technique, one of the most used larvae identification methods
- A abordagem interdisciplinar da Educação Sexual no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Lacerda, Carla; Cardoso, Ana Paula; Rocha, JoãoNum mundo em constante mudança, em que a especialização dos saberes é cada vez maior, a interdisciplinaridade surge como uma resposta promissora, na medida em que permite a quebra de fronteiras das disciplinas e a articulação dos saberes, proporcionando ao aluno uma visão mais abrangente dos mesmos. Um dos domínios em que a interdisciplinaridade assume particular relevância, nomeadamente no 1.º Ciclo do Ensino Básico é o da Educação Sexual, uma temática multidimensional e abrangente, cujos conteúdos “podem ser interligados, sem artificialidade, com os de Língua Portuguesa, do Estudo do Meio, da Matemática e das Expressões” (Ministério da Educação e Ministério da Saúde, 2000, p. 72). Neste contexto, procurámos averiguar se a prática pedagógica interdisciplinar é facilitadora das aprendizagens no 1.º Ciclo, nomeadamente no que se refere à temática da Educação Sexual. Em termos empíricos, realizámos uma investigação sobre a própria prática, no âmbito do estágio no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com alunos de uma turma do 2.º ano de escolaridade, abordando de forma interdisciplinar três blocos desta temática: hábitos de higiene, diferenças entre o corpo masculino e o feminino e questões de género. Para a recolha de dados, recorremos à observação naturalista e ao registo de notas de campo, bem como ao inquérito por questionário. Os dados obtidos permitem concluir que a abordagem interdisciplinar da Educação Sexual promove as aprendizagens no 1.º Ciclo, em concordância com documentos de referência que defendem essa prática pedagógica como sendo facilitadora das mesmas. Comparando os dados obtidos no pré-teste e no pós-teste, verificamos uma mudança nos conhecimentos prévios dos alunos, nos vários blocos abordados, com maior destaque no que concerne às diferenças entre o corpo masculino e feminino. De sublinhar também o facto de os alunos se envolverem ativamente nas aprendizagens e demonstrarem curiosidade e interesse em saber mais.
- Abordaje dialógico en Pedagogía Social: el uso del photovoice como herramienta pedagógica y metodología participativaPublication . Jales Ribeiro, Esperança; Araújo, Lia; Figueiredo, Maria Pacheco; Felizardo, Sara; Amante, Maria JoãoEl papel del Educador Social es fundamentalmente pedagógico en la medida en que está sostenido en su matriz de referencia que es la Pedagogía Social. La intervención del Educador Social sólo será eficiente si existen teorías y modelos que sostengan su acción y le permitan promover las condiciones de educabilidad de las personas. Así, uno de los desafíos que se colocan, en este ámbito, es de la creación de conocimiento que haga visible la matriz teórica en que se inscribe su praxis profesional (Berñe, 2014; Corrreia, Martins, Azevedo & Delgado, 2014). En el ámbito de las contribuciones de la Pedagogía Social, mientras el cuadro conceptual que fundamenta la praxis del Educador Social, evidenciamos la emergencia del abordaje dialógico cuyo foco está en apoyar la capacidad de empowerment de los sujetos posibilitando que estos se prevean nuevas formas visualizando otras posibilidades de futuro. La praxis socioeducativa se centra, así, en una ampliación de la visión de cambio que lleve al Educador Social a resignificar el espacio de diálogo como un contexto colaborativo, respondiendo a las exigencias de una era post-moderna. Se trata de potenciar recursos y potencialidades, en vez de incidir en los posibles déficits, alejándose de intervenciones asistencialistas para la capacitación del individuo. En una profesión orientada para la promoción de la autosuficiencia, solaz e inclusión de los clientes, como es el caso de la educación social, es fundamental que los procesos relativos a las prácticas reflejen y sean coherentes con las metas. En esta comunicación evidenciaremos que la respuesta más eficaz y renovada a los desafíos que se colocan, en el mundo contemporáneo, al trabajo social y a la praxis socioeducativa, es el abordaje dialógico (Garavan, 2013). Para el efecto, se identificarán los principios en que esta última se sostiene y sus potencialidades en la contribución para una comprensión distinguida de las prácticas. Presentaremos las implicaciones de ahí decurrentes, para la praxis del Educador Social, expresamente en el ámbito del recurso de la metodología participativa, en los procesos de capacitación y autonomizada de los sujetos. Nos enfocaremos para el efecto en la importancia de la metodología de investigación-acción participativa que es el photovoice como herramienta ilustrativa de una opción y recurso pedagógico asiente en los presupuestos del abordaje dialógica. El photovoice adopta el abordaje de Freire de la educación para una conciencia crítica, una vez que los participantes consideran su realidad histórica, institucional, social y política y promueve el desarrollo de diálogos que posibilitan que los significados producidos sean vistos como construcciones sociales que puedan ser vueltas a ver y negociadas. La enseñanza del photovoice en cursos de ámbito social, ya reportado por diversos autores (Mulder & Dull, 2014) permitió verificar que la explotación de ideas a través de esta herramienta pedagógica permite dar un significado personal a los contenidos más conceptuales promoviendo una mayor implicación de los estudiantes en el proceso de aprendizaje. Las evidencias que presentaremos retratan la experiencia del recurso al photovoice, mientras la metodología de investigación-acción participativa, susceptible de ser usada como herramienta de intervención y/o instrumento de investigación (Wang, Morrel-Samuels, Hutchison, Bell & Pestronk, 2004). Su utilización fue promovida en la licenciatura en Educación Social, de nuestra institución de enseñanza superior, más concretamente en dos unidades curriculares, en dos años consecutivos, en las cuales, respetivamente cincuenta y siete estudiantes (2014) y ocho estudiantes (2015) participaron en la experiencia de uso de la metodología y en el estudio de su pertinencia, analizando temas relacionados con la infancia, juventud y envejecimiento (Araújo, Figueiredo, Amante & Ribeiro, 2015; Araújo, Figueiredo, Amante & Ribeiro, 2016). En ambos casos fueron proporcionadas orientaciones para la elaboración de proyectos individuales de photovoice siendo que los alumnos quitaron fotografías originales relacionadas con la temática a explorar. Después de un periodo de dos meses, en que los alumnos pudieron investigar conceptos y problemáticas, asociadas a las referidas unidades curriculares, cada uno tuvo oportunidad de discutir con los docentes la temática que pretendía abordar en su photovoice y posibles formas de la operacionalizar. Las fotografías quitadas por los estudiantes les permitieron reflejar sobre el asunto de forma individual y colectiva. El análisis del photovoice y de las reflexiones críticas, a través de procesos de categorización emergente, reveló que las fotografías tuvieron un significado personal evidenciando beneficios en promover el diálogo asiente en la implicancia y participación de los mismos en la recoja de información y reflexión dividida de las temáticas. Los resultados evidenciarán que esta herramienta faculta una forma de acceso a la información altamente productiva, pues, desafía el sujeto a comprometerse con la problemática, envolviéndose en el proceso de la recojida de información ampliando, de este modo, las posibilidades de diálogo informado en los aprendizajes a desarrollar. A través de los resultados evidenciados, mostraremos que este recurso pedagógico faculta y promueve la implementación de los principios del abordaje dialógico, en el cuadro conceptual de la Pedagogía Social.
- Absorptive capacity and cooperation evidence in innovation from public policies for innovationPublication . Moura, Dulcineia Catarina; Madeira, Maria Jose; Duarte, Filipe A P; Carvalho, Joao; Kahilana, OrlandoPurpose – The purpose of this paper is to better understand whether firm cooperation and absorptive capacity foster success in seeking public financial support for innovation activities and, by doing so, how they contribute to innovation output. Design/methodology/approach – The authors therefore extend the existing literature focusing on the effects of cooperation and absorptive capacity on specific public financial support for innovation activities in Portuguese firms from local or regional government, central administration and the European Union by using available data from the Community Innovation Survey CIS 2010 and the application of logistic regression models. The empirical analysis enabled a better understanding of the positive relationship of the variables that determine the form of public financial support in the integration of incentives within firms to stimulate innovation. Findings – Therefore, as the level of absorptive capacity in Portuguese firms increases, so does the demand for benefits from public financial support to stimulate innovation from the European Union also increases. The same analysis, now considering the determinant cooperation, notes the positive effects of institutional sources of information and cooperation, in the propensity for seeking public financial incentives from the Central Administration and the European Union. As for internal information and cooperation sources, they are positively related to the integration of incentive measures from the local or Regional Administration and Central Administration. Originality/value – The paper presents results that allow us to propose some suggestions that both the firms and those responsible for the implementation of public policies can undertake to increment innovation performance.
- Acute gastroenteritis outbreak associated to norovirus GI.9 in a Portuguese army basePublication . Lopes, António João; Mesquita, João R.; de Sousa, Rita; Oleastro, Mónica; Gonçalves, Carlos Penha; Nascimento, Maria Sao JoséGastroenteritis is considered a major illness within the military settings being caused by foodborne enteric pathogens that are particularly easily spread in the crowded conditions of military camps. Gastroenteritis outbreaks caused by norovirus usually affect a great number of soldiers due to the low infectious dose, copious viral shedding, and environmental stability. The present study describes the investigation of an outbreak of acute gastroenteritis that occurred in April 2015 in a Portuguese army base, focusing on the study of the epidemiological curve, symptoms experienced by the affected soldiers, and results of food, water, and stool microbiological analysis. From a total of 938 military personnel stationed on the base 46 soldiers developed acute gastroenteritis. Stool analysis of seven cases showed to be positive for norovirus GI.9 that was the probable cause of the outbreak. This report shows that genogroup I norovirus can also cause considerable morbidity in healthy young soldiers, affecting the operational effectiveness on the military forces. J. Med. Virol. © 2016 Wiley Periodicals, Inc.
- Adaptação à doença de Crohn : a influência do stresse e sentido de vida no bem-estar subjetivoPublication . Albuquerque, Sandra Cristina Almeida; Ribeiro, Olivério de Paiva; Duarte, João CarvalhoEnquadramento: A Doença de Crohn acomete especialmente a faixa etária dos 15 a 35 anos e 60 a 80 anos, e assume-se como uma patologia que afeta psicologicamente os doentes, podendo gerar stresse, ansiedade e depressão, resultando num negativo bem-estar subjetivo, com repercussões no sentido de vida. Objetivos: Identificar as variáveis sociodemográficas e clínicas que interferem no bem-estar subjetivo da pessoa com Doença do Crohn; averiguar a relação entre o stresse e o sentido de vida com o bemestar subjetivo da pessoa com Doença do Crohn. Métodos: Estudo quantitativo, com corte transversal, descritivo analítico-correlacional. Os dados foram colhidos junto de 99 doentes com Doença do Crohn do Hospital Dia de Gastroenterologia e das Consultas Externas dum Hospital Central. Para a recolha de dados usou-se o questionário de caracterização sociodemográfica e clínica, a Escala Positive And Negative Affect Shedule (PANAS), (Pais-Ribeiro e Galinha, 2005), Escala de Ansiedade Depressão e Stress (Pais-Ribeiro, Honrado e Leal, 2004) e a Escala de Satisfação de Sentido de Vida (Lencastre, Silva e Teixeira,2014). Resultados: A amostra é maioritariamente de mulheres (54,5%), média de idades (40,10 anos ±13,19). O tempo médio de diagnóstico da Doença é de 9,52 anos (± 8,402). Prevalecem os doentes que possuem a Doença há menos de 5 anos (35,4%) e há mais de 10 anos (35,4%). A maioria (74,7%), não possui doenças concomitantes (59,6% não fizeram cirurgias intestinais prévias, 75,8% teve necessidade de internamentos hospitalares, e 42,6% vão ao hospital entre 2-4 meses. As variáveis sociodemográficas sexo, habilitações literárias e situação profissional, e as variáveis clínicas tempo de diagnóstico da Doença, presença de doenças concomitantes e abstenção ao trabalho interferiram no bem-estar subjetivo dos doentes. As variáveis preditoras do bem-estar subjetivo foram o sexo, a idade, a ansiedade, o stresse, a depressão e o sentido de vida. Conclusões: Os resultados obtidos no presente estudo revelam que é importante dar-se especial atenção a estes agentes moderadores e à própria comorbilidade psicológica inerente à Doença de Crohn Palavras-chave: Doença de Crohn; Sentido de vida; Bem-estar subjetivo, Stresse.
- Adaptação ao curso, perspetivas de desenvolvimento de carreira durante o curso e satisfação profissional atualPublication . Pereira, Andressa Maria Cartaxo; Silva, Daniel MarquesEnquadramento: É expectável que estudantes satisfeitos com o curso venham a ter gosto e uma boa aceitação da profissão. Durante o curso de enfermagem, alguns estudantes já têm uma percepção do que é ser enfermeiro. Esta percepção é construída e influenciada por diversos factores, quer na teoria quer nos estágios em contato com a realidade profissional onde tomam consciência dos diferentes papeis que o enfermeiro desenvolve. A realidade no exercício da profissão pode não corresponder ao esperado e mais cedo ou mais tarde influenciar a (in)satisfação com a profissão. Objetivos: Avaliar a influência da satisfação com o curso, da adaptação ao curso e das perspectivas profissionais durante o curso de enfermagem, na satisfação actual com a profissão; identificar algumas variáveis sociodemográficas e profissionais que a influenciam a satisfação profissional atual dos enfermeiros. Material e métodos: Estudo transversal, exploratório descritivo e correlacional, com uma abordagem quantitativa. Aplicamos um questionário numa amostra de 62 enfermeiros de Maceió, Alagoas, Brasil. Resultados: A maioria são género feminino, com média de 38,39 anos, trabalha em hospitais, têm mais de um emprego e 71% trabalham mais de 42h/semana. A maioria dos enfermeiros ficou satisfeito com o curso (98,4%) e tiveram uma boa adaptação (71%) e referiram ter uma boa perspetiva de realização profissional durante o curso (98,4%). Encontramos 74,2% de enfermeiros satisfeitos com a profissão e 25,8% estão insatisfeitos por questões relacionadas com o salário (98,4%), sobrecarga de trabalho (67,7%) e não valorização e progressão na carreira (64,5%). Globalmente são as mulheres, o grupo etário de ≥ 42 anos, os que têm mais tempo de exercício profissional e maior carga horária semanal que apresentam valores de menor satisfação. Os que apresentaram melhor adaptação ao curso e os que manifestaram melhor satisfação com o curso são os que se encontram mais satisfeitos com a profissão. Verificamos contudo que a relação entre a satisfação profissional global atual e as variáveis adaptação ao curso e a variável satisfação com o curso não são estatisticamente significativas. Conclusões: Os enfermeiros tiveram uma boa adaptação e ficaram satisfeitos com o curso e tinham boas perspectivas de realização profissional. A maioria está satisfeita com a profissão. A satisfação com o curso e a adaptação ao curso influenciam a satisfação profissional mas de forma não estatisticamente significativa. As dimensões de maior satisfação foram a natureza do trabalho, a responsabilidade e o relacionamento com os colegas e chefia. Palavras chave: Estudantes; adaptação ao curso; enfermeiros; satisfação profissional.