ESEV - DCA - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESEV - DCA - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri) by advisor "Barros, Teresa Antas de"
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- A Influência do Instagram na Escolha do Destino TurísticoPublication . Cravid, Cíntia Piedade Torres; Barros, Teresa Antas de; Martins, JoanaA transformação digital traz um número ilimitado de oportunidades. Os avanços das Novas Tecnologias da Informação, nomeadamente, da World Wide Web e das redes socias, desencadearam uma mudança no paradigma de comunicação. O advento da Internet, ligado à velocidade e ao fácil acesso à informação, possibilitaram a criação de um novo perfil de consumidor – o prosumer – um consumidor que deixa de ser passivo para passar a produzir conteúdo capazes de alcançar e influenciar uma comunidade. Com a Internet, surgiram as redes sociais, que se tornaram um espaço propício à troca de informação entre pares e é nestas comunidades virtuais que despontam os chamados influencers. O avanço das Tecnologias da Informação, tem vindo a desencadear alterações profundas na pesquisa de informação turística e no comportamento do consumidor de turismo. Tendo surgido em 2010, o Instagram é uma rede social essencialmente visual e com profundo impacto no Turismo pelo que se torna relevante o estudo da sua influência neste sector, avaliando de que forma justifica e interfere na escolha do destino turístico. Tendo em conta o tema de investigação, foi escolhida uma metodologia de carácter quantitativo e qualitativo. Deste modo, foram escolhidos como instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário e a análise de conteúdo. Com uma amostra de 109 inquiridos, os resultados do inquérito disponibilizado online, e a análise de quatro contas de influenciadores digitais permitiram confirmar três das cinco hipóteses da investigação. As conclusões mostram que o Instagram tem influência no consumidor, não tanto na escolha do destino turístico, mas na descoberta de novos destinos e estimula o desejo de viajar, ao tornar os destinos partilhados nesta rede social mais apetecíveis.
- A utilização do Twitter pelos partidos políticos portugueses em contexto pré-eleitoral: as eleições legislativas de 2019Publication . Albuquerque, Gonçalo Amândio Ginestal Machado Monteiro; Barros, Teresa Antas de; Augusto, Luísa PaulaO mundo em que vivemos está permanentemente conectado sendo a comunicação e a informação fatores decisivos na tomada de decisão e na perceção que temos de tudo o que nos rodeia. As redes sociais tornaram-se assim meios de comunicação globais, interativos e muito populares. A maioria da população mundial utilizadora de redes sociais fá-lo diariamente, sendo que o Twitter é a rede social que é mais usada pelos políticos dadas as suas características de participação, conectividade, interação e partilha. O objetivo fundamental deste estudo prendeu-se com a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a utilização da rede social Twitter pelos partidos políticos portugueses em contexto eleitoral. Depois da contextualização da Política na era digital fizemos um estudo de caso analisando o funcionamento das páginas de Twitter dos partidos políticos portugueses durante as eleições legislativas de 6 de outubro de 2019. Confirmámos que o Twitter é a rede social utilizada pela maioria dos partidos e que os partidos mais votados são aqueles que têm mais seguidores e mais publicações e interação com os eleitores. Concluímos que a utilização do Twitter em contexto eleitoral poderá influenciar e captar um maior número de votantes para esses partidos.