ESEV - DCA - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)
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- Comunicação de crise em tempos de pandemia: o modelo de comunicação da Direção Geral de Saúde nas redes sociaisPublication . Lopes, Ana Raquel Ferraz; Matias, Ana MafaldaAtualmente, uma imagem forte e uma sólida reputação representam um fator de sucesso para uma organização. Todavia, a imagem que é projetada está dependente da perceção da realidade dos recetores das mensagens, os seus públicos. Perante uma crise, a comunicação estratégica que uma organização utiliza para transformar os seus objetivos em mensagens segmentadas de acordo com os destinatários é essencial para ultrapassá-la. As ações que esta desenvolve, tudo o que realiza e demonstra garante não só a sua solidez mas também a sua credibilidade. Desta forma, através da análise à estratégia comunicacional da Direção-Geral de Saúde (DGS), durante uma crise mundial sem precedentes, a pandemia por SARS-Cov-2, procuramos abordar a importância da comunicação para o funcionamento, imagem e reputação de uma organização pública e o seu peso dentro da mesma, dando um especial relevo à variável da comunicação de crise nas redes sociais Facebook e Instagram, como parte integrante da comunicação estratégica de uma organização. O trabalho é alicerçado numa metodologia de investigação mista, consubstanciando-se a componente prática num estudo de caso que procura atingir resultados mais sólidos e refinar as próprias conclusões, através de dados qualitativos numa escala quantitativa. A estrutura do Projeto denuncia a clara intenção de partir do geral para o particular; antes de alcançarmos o objeto principal deste trabalho, procedemos à sistematização dos principais conceitos respeitantes ao novo paradigma da comunicação digital. Enquadram-se os novos meios de comunicação, numa sociedade de informação em que o aparecimento de distintas formas de comunicar leva as organizações a lidar, diariamente, com a crítica e o elogio, o que se repercute automaticamente na sua imagem e reputação. Posteriormente, são abordadas diferentes teorias basilares para o entendimento das Relações Públicas, enquanto técnica de comunicação. No seguimento do tema, são descritas as várias ferramentas tradicionais utilizadas para a criação e manutenção de uma imagem positiva de uma organização, e elencados os novos instrumentos que exploram as vantagens proporcionadas pelas novas tecnologias. É destacado o papel das Relações Públicas em contexto organizacional, enquanto agente dinamizador da comunicação e força de equilíbrio de modo a fomentar relações estáveis entre as organizações e os seuspúblicos. Seguimos com a apresentação do tema específico deste projeto - a comunicação de crise –, dando especial enfoque às boas práticas de comunicação em situações de catástrofe natural em ambiente digital. Os dados recolhidos demonstram que o modelo de comunicação de crise implementado pela DGS, durante uma crise, evidencia a importância de centralizar a comunicação estratégica em três grandes pilares: a preparação/prevenção; a informação e a avaliação. O estudo revela também que o modelo comunicacional adotado pela DGS, no período analisado, procurou divulgar uma mensagem informativa através de uma comunicação clara, formal e atempada, que contribuiu para o esclarecimento e interpretação de um conjunto de dados complexos junto dos cidadãos. No entanto, as estratégias de resposta à crise integradas no plano comunicacional adotado pela organização não foram suficientes para gerar uma perceção positiva nos utilizadores de cada rede social analisada.
- A Comunicação de Crise na Câmara Municipal de Santa Comba Dão: Os Incêndios de 2017Publication . Fernandes, Sara Raquel Calisto; Nunes, JoãoAs crises têm vindo a ser um fenómeno recorrente desde a Antiguidade Clássica. No Grego Clássico, a palavra crise reportava etimologicamente para a noção de julgamento e de decisão. Na conceção chinesa, a definição chinesa remete para a noção de perigo com a ideia de ponto de viragem. Este é um conceito mais abrangente e refere para a situação de crise como uma oportunidade de eliminar o que não está a funcionar bem. As organizações, por sua vez, podem ser definidas de diversas formas. A comunicação é uma peça fundamental no processo de gestão de crise, existindo, portanto, a possibilidade de refletir acerca da importância que tem na criação, manutenção e reposição da imagem de uma organização. Pretende-se investigar o que realmente é uma crise, como é que a comunicação é gerida em tempos de crise em Portugal, em específico na Câmara Municipal de Santa Comba Dão durante os incêndios de 2017. Pretende-se também perceber e como funciona a comunicação institucional, a comunicação pública e a comunicação municipal e perceber igualmente quais as caraterísticas que um plano de comunicação deverá ter e como deve ser posto em prática perante a comunicação social. Este é um estudo exploratório, baseada em pesquisa bibliográfica, com a utilização de metodologia quantitativa, através da análise de conteúdo. Para concretizar essa análise, realizou-se uma recolha de dados e informação e a sua posterior análise através de várias categorias, analisando, posterior, documentos audiovisuais, redes sociais e fontes escritas da câmara municipal. Foram encontradas 127 publicações, tanto produzidas pela própria câmara municipal como pelos meios de comunicação social online.
- Comunicação digital de produtos endógenos: O papel das entidades de promoção e valorização do território na divulgação do queijoPublication . Cardoso, Mónica Alexandra Melo; Augusto, LuísaEste projeto de investigação aborda a comunicação digital de produtos endógenos, tendo em vista analisar como é que os melhores queijos portugueses e do mundo são divulgados no meio digital pelas entidades de valorização e promoção do território. O queijo é um latícinio muito apreciado e considerado como um dos produtos mais prestigiados do património gastronómico nacional e internacional. A divulgação dos produtos endógenos através do meio digital é um tema que tem ganho cada vez mais destaque no âmbito da investigação científica pelo papel significativo que possui na promoção e valorização dos produtos. Este reconhecimento também se reflete numa oportunidade de desenvolver o local a nível económico, turístico e gastronómico, sendo da responsabilidade das entidades locais, o desenvolvimento de conteúdos, iniciativas e práticas comunicacionais que permitam contribuir para essa promoção. A presente dissertação tem como objetivo perceber de que forma é que as entidades autárquicas e as entidades produtoras comunicam no Facebook e Website, os queijos nacionais e internacionais distinguidos como os melhores do mundo. Para isso, realizou-se um estudo de três queijos portugueses - Queijo Serra da Estrela, Queijo de Azeitão e Queijo da Beira Baixa, e os três primeiros queijos internacionais - Queijo Canastra, Queijo Kalathaki Limnou e Queijo Graviera Naxou, classificados no ranking sobre os 50 melhores queijos a nível global do Taste Atlas. A metodologia de investigação aplicada foi uma análise de conteúdo, de carácter qualitativo e quantitativo, dos conteúdos disseminados. Através dos dados obtidos foi possível concluir que o digital surge como uma excelente ferramenta de promoção, assim como as instituições são fundamentais na valorização e divulgação do queijo e realizam várias iniciativas, no entanto existem aspetos a melhorar na forma de comunicar o produto no meio digital. A comparação entre as entidades nacionais e internacionais também permitiu concluir que a forma de divulgar o queijo é muito semelhante em ambos os canais digitais.
- Comunicação digital em tempos de pandemia – Estudo de caso da autarquia de ViseuPublication . Ribeirinho, André Filipe Pereira; Gomes, Cristina; Midões, MiguelEm tempos de pandemia, devido à COVID-19, a comunicação digital foi o principal meio de comunicação das instituições. Se é verdade que existem instituições que já faziam do digital um importante meio de comunicação, também é verdade que muitas foram as que se viram obrigadas a voltar-se rapidamente para este meio de comunicação. É neste contexto de crise que se desenvolve esta investigação, que pretende observar a comunicação efetuada pela Câmara Municipal de Viseu (CMV), através dos seus meios digitais, num momento em que “os fenómenos de crise parecem acelerar e amplificar-se. Quer sejam industriais, financeiras, institucionais ou políticas, as organizações vivenciam uma constante aceleração dos fenómenos de crise1 ” (Libaert, 2015). Este estudo realiza uma análise à comunicação efetuada pela autarquia de Viseu em plataformas digitais, mais especificamente no Facebook (rede social mais utilizada pela autarquia), durante os períodos de confinamento que se verificaram em Portugal entre 18 de março a 3 de maio de 2020 e 15 de janeiro a 14 de março de 2021, com a finalidade de obter respostas sobre a forma como a autarquia estabeleceu a sua comunicação digital na rede social Facebook e como se adaptou ao longo da pandemia. Através dos dados obtidos ao longo da investigação verificámos que os mesmos indicam que a comunicação efetuada pela CMV no Facebook mais que se alterar, se adaptou às circunstâncias que a então situação que o país atravessava exigia, permitindo assim uma comunicação mais atual.
- A Comunicação Digital na Divulgação de Eventos: O Caso da Feira de São MateusPublication . Cunha, Beatriz Almeida Mendonça; Augusto, LuísaA temática referente à comunicação digital tem ocupado um espaço relevante no seio académico. Esta valorização deve-se a uma nova geração de estudos e produção de conhecimentos na área, em virtude da crescente utilização de práticas comunicacionais digitais adaptadas e inseridas em diversas vertentes. No âmbito dos eventos é necessário um planeamento prévio adequado aos objetivos que se pretendem, sendo que os canais digitais assumem-se como importantes ferramentas de comunicação e relacionamento com os públicos de interesse. O intuito deste trabalho de investigação é analisar o papel que a comunicação digital teve nos últimos anos na divulgação da Feira de São Mateus, considerando a Internet e as plataformas digitais como ferramentas viáveis de novos espaços de relacionamento e interação com os públicos. Pretende-se, também, perceber as relações de interatividade estabelecidas por meio de estratégias contemporâneas de comunicação digital, principalmente através da Internet, entendida neste estudo como um espaço no qual se constrói a visibilidade mediática e a legitimação dos eventos. A Feira de São Mateus é o estudo de caso para este trabalho de investigação, considerando as características que lhe estão inerentes e que serão abordadas neste estudo, com foco para a sua revitalização, modernização e evolução no espaço digital. A metodologia usada na pesquisa empírica incide na análise de conteúdo e das métricas dos vários canais online da Feira de São Mateus nos últimos cinco anos, adotando uma análise dos dados de carácter quantitativo e qualitativo; a análise qualitativa permite o levantamento e identificação das categorias e temas publicados em cada um dos canais digitais para, posteriormente, se realizar uma análise quantitativa dos dados obtidos. O presente trabalho de investigação encontra-se dividido em dois capítulos: o primeiro capítulo incide no enquadramento teórico da pesquisa e o segundo capítulo aborda a fase da investigação empírica. Constatou-se, através dos dados obtidos, que é notório um crescimento, desenvolvimento e investimento por parte da entidade organizadora da Feira de São Mateus em praticar uma maior e melhor comunicação do evento nos meios digitais disponíveis, criando assim uma relação de proximidade e interação com o público.
- A comunicação digital no envolvimento entre a marca e o cliente: estudo de caso sobre o festival AgiÁguedaPublication . Pimentel, Catarina Sofia Peres; Gouveia, Teresa; Silva, PauloEste projeto parte do conceito de marketing relacional para aprofundar de que forma são implementadas estas estratégias no âmbito digital, tendo em vista a fidelização de clientes, no evento cultural AgitÁgueda. Neste sentido, efetuou-se um estudo de caso realizado em contexto de estágio curricular, do mestrado em Comunicação Aplicada da ESEV, na Critec – Creative Agency, uma Agência de Design e Comunicação localizada em Águeda. Com as redes sociais a (re)configurem o quotidiano societal, emerge a necessidade de compreender como deverá ser o relacionamento entre as marcas e os consumidores. É necessário compreender de que forma as mesmas devem gerir as plataformas digitais para garantir a satisfação dos utilizadores e a sua posterior fidelização à marca. Tendo em conta a ausência de estudos que reflitam a variável emocional do relacionamento entre as marcas e os clientes, este projeto apresenta uma análise com base numa amostra por conveniência à página de Facebook do AgitÁgueda. Desta forma, os resultados sustentam que a interação com os clientes através das redes sociais são fundamentais para entender quais as suas verdadeiras necessidades e motivações. Os utilizadores da página de Facebook do AgitÁgueda encontram-se satisfeitos com a comunicação feita, resultado obtido através de uma semana de análise que corresponde à edição do festival de julho de 2018. Por se tratar de um projeto em contexto de estágio, os contributos do estudo revelam-se interessantes para continuidade de investigação académica, de igual forma, para agências de comunicação que trabalhem marketing digital de marcas ou eventos.
- A Comunicação Estratégica Digital: Autarquia de Viseu como estudo de casoPublication . Santos, Joana Raquel Figueiredo; Rego, Belmiro; Gonçalves, TatianaAtualmente, dá-se cada vez mais importância à relação que uma determinada marca ou organização cria com a sociedade. Com o aparecimento das redes sociais, a construção dessa relação tornou-se uma ferramenta de comunicação mais importante e mais especializada. A este tipo de comunicação dá-se o nome de Comunicação Estratégica, pois é através dela que tudo é pensado ao pormenor, a nível interno e externo, com a finalidade de satisfazer as necessidades globais da sociedade. Neste âmbito, o presente trabalho, tem como finalidade responder à seguinte questão de partida: “Como aumentar o diálogo entre a autarquia de Viseu e munícipes na rede social Facebook?”. O objetivo principal desta investigação consiste em avaliar e identificar o impacto desta rede social da Câmara Municipal de Viseu no relacionamento com o cidadão. Com o propósito de responder ao que foi elencado anteriormente, a metodologia utilizada para a realização deste estudo foi o estudo de caso da Câmara Municipal de Viseu, por meio da análise da rede social Facebook deste município durante três meses, e da realização de um questionário. Os resultados obtidos através desta investigação revelam que um dos pontos chave para que haja uma boa Comunicação Estratégica é conhecer o público. Isto consiste em saber o que gostam mais de ver publicado, quais os dias e horas que possibilitam um maior alcance ao nível de visualizações e divulgação e também publicar assuntos da atualidade de forma inovadora e criativa.
- A Comunicação na Política: Análise da Campanha Eleitoral no Concelho de Vila Nova de Paiva para as Eleições Autárquicas de 2021Publication . Paulo, Maria João Rochinha; Marques, Jorge Afolfo; Alves, Paulo BrunoAo longo dos anos, a importância da comunicação política tem sido, cada vez mais, evidente nas Eleições Autárquicas tendo impacto, também, nas estratégias de comunicação e de marketing adotadas. Cada vez mais, os partidos têm vindo a perceber que as populações dos concelhos estão mais cientes da existência deste tipo de comunicação, das estratégias de marketing, das plataformas digitais, pelo que, atualmente, é inevitável ter sabedoria e presença nas mesmas. Desta forma, os partidos devem conhecer e perceber todas as estratégias de comunicação que melhor se adequam ao ano eleitoral em questão, tanto como à população a que se destinam as suas mensagens. Um candidato favorável deve revelar que sabe responder a todas as necessidades das pessoas e dos anseios dos eleitores e que, especialmente, é competente para lhes proporcionar uma melhor qualidade de vida que aspiram e que ambicionam. Hoje, a comunicação e o marketing desempenham um papel fundamental na comunicação política, pois os políticos conseguem ganhar votos de confiança por parte dos eleitores, ou seja, por parte da população que irá votar. Atualmente, as estratégias de comunicação e de marketing são a força total para os candidatos às Eleições Autárquicas construírem uma campanha deveras intensa. E, assim, estes começam a elaborar, a construir e a dedicar-se à sua própria campanha eleitoral, com bastante antecedência e com bastante competência. Neste sentido, a presente investigação tem como título, “A Comunicação na Política: Análise da Campanha Eleitoral no Concelho de Vila Nova de Paiva para as Eleições Autárquicas de 2021”. Tendo como principal objetivo comparar e analisar as estratégias de comunicação de todos os partidos candidatos às Eleições Autárquicas do ano de 2021, no Concelho de Vila Nova de Paiva. Foi investigado o modo como definiram e organizaram as suas campanhas de comunicação política, os recursos que dispuseram e o tipo de estratégias eleitorais utilizadas nesse ano para tentarem vencer o ato eleitoral. Ainda nesta investigação, procurou-se saber o papel da comunicação política, da campanha eleitoral e se a ação desempenhada pelos meios de comunicação de massas influencia a opinião pública.
- A comunicação no Facebook e no Instagram durante a pandemia COVID-19 - o caso de três marcas de cosmética no período natalícioPublication . Carvalho, Marisa Filipa Oliveira; Morais, Nídia Salomé; Gomes, Sandra FigueiredoAo longo dos anos, a importância das redes sociais foi ficando cada vez mais evidente para a comunicação online das empresas, tendo impacto também nas estratégias de marketing adotadas. As marcas têm vindo a perceber que o seu públicoalvo está nas plataformas digitais, pelo que a sua presença nas redes sociais torna-se inevitável. Assim sendo, criar engagement é importante para as marcas porque em última análise, permite criar relações duradouras com os seus consumidores, o que traduz-se em vendas e lealdade. Neste sentido, o presente projeto de mestrado tem como objetivo principal perceber que estratégias de comunicação geraram mais engagement durante o período natalício de 2020 afetado pela pandemia COVID-19. Deste modo, analisaram-se as redes sociais Facebook e Instagram das marcas de cosmética Sephora, Douglas e O Boticário, através das Tabelas de Análise para se conseguir perceber as estratégias de comunicação e verificar os níveis de engagement do público com as marcas. Metodologicamente, considera-se que este projeto assume um cariz misto, com maior enfase no método qualitativo, embora também tenha pontos de ligação ao método quantitativo. Após a análise realizada, os principais resultados obtidos sugerem que as marcas de cosmética durante o período natalício e a pandemia COVID-19 comunicaram principalmente no Instagram e realizaram várias estratégias de comunicação, tais como, a venda online dos produtos; a realização de publicações de datas comemorativas e a aposta nos digital influencers, sendo que estas estratégias potencializaram o engagement junto dos seus seguidores.
- A comunicação sustentável digital na organização de eventos: estudo de caso do Município de ViseuPublication . Ribeiro, Ana Margarida Madeira; Gouveia, TeresaPretende-se com esta tese perceber de que forma a publicidade digital sustentável está a ser realizada pelo Município de Viseu e entender, através de dois eventos, que registam uma significativa afluência do público, se essa publicidade está a ser elaborada de acordo com as regras da sustentabilidade digital e no caso de tal não se verificar, serão sugeridos alguns caminhos para que ela possa ser implementada. Ao longo deste estudo foram tidos em consideração conceitos de sustentabilidade e a sua relação com a comunicação digital. Após a revisão de literatura e a recolha de critérios no âmbito da comunicação sustentável, foi elaborada uma grelha de análise para avaliação da sustentabilidade de dois eventos cuja amplitude se destaca na cidade de Viseu, o “Viseu sabe bem” e o “Que jazz é este?”. Foi também elaborado um inquérito por entrevista no sentido de perceber mais detalhadamente, junto das pessoas responsáveis pela organização dos eventos, a sua forma de implementar a comunicação digital sustentável. No entanto, esta metodologia de recolha de dados não se demonstrou viável pelo que tive de o substituir por um questionário dicotómico, uma vez que me deparei, ao contrário do que seria expectável, com muita dificuldade em obter a colaboração do Município de Viseu. Esta instituição não se demonstrou recetiva não respondendo em tempo útil às informações solicitadas, dificultando por isso todo o trabalho de pesquisa. Era intenção inicial comparar as respostas dadas pelos responsáveis dos eventos, com uma grelha baseada numa tabela criada pela Associação Brasileira de Agência e Publicidade com o apoio académico da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), com o objetivo de auxiliar as agências de comunicação a adotar práticas sustentáveis.