ESEV - DCA - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)
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- Integração dos sistemas aumentativos e alternativos nafamília de crianças com paralisia cerebralPublication . Sousa, Sandrina Fidalgo; Rego, Belmiro; Silva, Ana IsabelO presente estudo tem como objetivo avaliar e caracterizar a integração dos sistemas aumentativos e alternativos de comunicação (SAAC) nas famílias de crianças com paralisia cerebral (PC). Neste sentido, foram utilizadas famílias de 28 crianças com PC. Os critérios de inclusão definidos apontam para o benefício de acompanhamento de Terapia da Fala a frequentarem o pré-escolar ou o 1º ciclo do ensino básico (1º CEB). Elaborou-se um questionário subdividido em quatro partes, a primeira recolhe dados sociodemográficos, uma segunda parte relacionada com o diagnóstico e os acompanhamentos, uma terceira parte que recolhe dados quanto ao perfil comunicativo da criança e uma quarta parte referente à utilização dos SAAC. Através da análise dos dados obtidos foi possível concluir que a introdução e o acompanhamento da implementação dos SAAC nas famílias, por um técnico especializado, é fundamental, para que posteriormente as crianças possam utilizar os mesmos noutros contextos. O envolvimento da família torna-se principal para o sucesso de uma intervenção na área da comunicação aumentativa e alternativa.
- As redes sociais ao engagement: o caso de três marcas de bebidas alcoólicasPublication . Gomes, Sandra Figueiredo; Morais, Nídia SaloméNos últimos anos, a importância das redes sociais na comunicação das marcas alterou por completo o Marketing. As empresas descobriram que os seus consumidores estão online e consequentemente a sua presença nas redes sociais é obrigatória. No entanto, a dinâmica no meio digital obriga a uma constante adaptação e aperfeiçoamento das estratégias de comunicação nas redes sociais, consoante o feedback do público-alvo. O engagement é uma das métricas mais importantes para a gestão de redes sociais e o conhecimento sobre os fatores que influenciam o engagement em marcas de bebidas alcoólicas é muito reduzido. Neste contexto, é importante determinar quais as melhores formas de utilizar as redes sociais para aumentar o engagement junto do público e perceber quais as diferenças existentes entre as distintas redes sociais. Desta forma, observou-se a comunicação de três marcas de bebidas alcoólicas muito ativas no Facebook e Instagram em Portugal. Com base nos resultados obtidos foi possível averiguar quais os fatores que influenciam o engagement. Alguns fatores como o nível de vivacidade e tipo de conteúdo mostraram influência distinta no Facebook e Instagram. Outras variáveis como a frequência das publicações, nível de interatividade, comentários positivos e respostas aos fãs tiveram resultados semelhantes no engagement das duas plataformas. O estudo mostra como os Instagram e os Facebook destas marcas de bebidas alcoólicas podem ser utilizados de forma distintas para potenciar o engagement junto do público-alvo e foi possível identificar algumas pistas para a criação de estratégias de comunicação mais eficazes nestas duas redes sociais.
- A Comunicação Estratégica Digital: Autarquia de Viseu como estudo de casoPublication . Santos, Joana Raquel Figueiredo; Rego, Belmiro; Gonçalves, TatianaAtualmente, dá-se cada vez mais importância à relação que uma determinada marca ou organização cria com a sociedade. Com o aparecimento das redes sociais, a construção dessa relação tornou-se uma ferramenta de comunicação mais importante e mais especializada. A este tipo de comunicação dá-se o nome de Comunicação Estratégica, pois é através dela que tudo é pensado ao pormenor, a nível interno e externo, com a finalidade de satisfazer as necessidades globais da sociedade. Neste âmbito, o presente trabalho, tem como finalidade responder à seguinte questão de partida: “Como aumentar o diálogo entre a autarquia de Viseu e munícipes na rede social Facebook?”. O objetivo principal desta investigação consiste em avaliar e identificar o impacto desta rede social da Câmara Municipal de Viseu no relacionamento com o cidadão. Com o propósito de responder ao que foi elencado anteriormente, a metodologia utilizada para a realização deste estudo foi o estudo de caso da Câmara Municipal de Viseu, por meio da análise da rede social Facebook deste município durante três meses, e da realização de um questionário. Os resultados obtidos através desta investigação revelam que um dos pontos chave para que haja uma boa Comunicação Estratégica é conhecer o público. Isto consiste em saber o que gostam mais de ver publicado, quais os dias e horas que possibilitam um maior alcance ao nível de visualizações e divulgação e também publicar assuntos da atualidade de forma inovadora e criativa.
- A Influência do Instagram na Escolha do Destino TurísticoPublication . Cravid, Cíntia Piedade Torres; Barros, Teresa Antas de; Martins, JoanaA transformação digital traz um número ilimitado de oportunidades. Os avanços das Novas Tecnologias da Informação, nomeadamente, da World Wide Web e das redes socias, desencadearam uma mudança no paradigma de comunicação. O advento da Internet, ligado à velocidade e ao fácil acesso à informação, possibilitaram a criação de um novo perfil de consumidor – o prosumer – um consumidor que deixa de ser passivo para passar a produzir conteúdo capazes de alcançar e influenciar uma comunidade. Com a Internet, surgiram as redes sociais, que se tornaram um espaço propício à troca de informação entre pares e é nestas comunidades virtuais que despontam os chamados influencers. O avanço das Tecnologias da Informação, tem vindo a desencadear alterações profundas na pesquisa de informação turística e no comportamento do consumidor de turismo. Tendo surgido em 2010, o Instagram é uma rede social essencialmente visual e com profundo impacto no Turismo pelo que se torna relevante o estudo da sua influência neste sector, avaliando de que forma justifica e interfere na escolha do destino turístico. Tendo em conta o tema de investigação, foi escolhida uma metodologia de carácter quantitativo e qualitativo. Deste modo, foram escolhidos como instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário e a análise de conteúdo. Com uma amostra de 109 inquiridos, os resultados do inquérito disponibilizado online, e a análise de quatro contas de influenciadores digitais permitiram confirmar três das cinco hipóteses da investigação. As conclusões mostram que o Instagram tem influência no consumidor, não tanto na escolha do destino turístico, mas na descoberta de novos destinos e estimula o desejo de viajar, ao tornar os destinos partilhados nesta rede social mais apetecíveis.
- Projeto: as redes sociais nas incubadorasPublication . Pais, Sara Beatriz Fernandes; Gomes, Cristina AzevedoO projeto aqui apresentado teve como principal objetivo analisar e identificar as práticas de comunicação nas redes sociais por parte de diferentes incubadoras de empresas no sentido de melhorar a estratégia de comunicação da incubadora selecionada para estudo de caso. A metodologia utilizada mobilizou uma abordagem diversificada a nível de tópicos tais como: incubadoras, processos de incubação, rede sociais e marketing. Foram selecionadas as diferentes entidades para observação de práticas, e também a análise das mesmas. As incubadoras foram identificadas através do ranking anual de incubadoras da UBI – Universal Business Incubator, nomeadamente: Startup Lisboa, IPN Incubadora, Building Global Innovators, 1871 Chicago, Yes! Delft e por fim İTÜ Çekirdek. Os dados obtidos foram agrupados por gráficos a fim de compreender as práticas mais comuns. Os resultados desses gráficos encontrados e as práticas de sucesso identificadas foram mobilizadas para desenvolver uma proposta de comunicação a apresentar à incubadora em estudo de caso. O número de publicações, o tipo de conteúdo mais utilizado em cada plataforma ou por exemplo a forma de comunicar mais frequente foram alguns dos exemplos utilizados.
- A utilização do Twitter pelos partidos políticos portugueses em contexto pré-eleitoral: as eleições legislativas de 2019Publication . Albuquerque, Gonçalo Amândio Ginestal Machado Monteiro; Barros, Teresa Antas de; Augusto, Luísa PaulaO mundo em que vivemos está permanentemente conectado sendo a comunicação e a informação fatores decisivos na tomada de decisão e na perceção que temos de tudo o que nos rodeia. As redes sociais tornaram-se assim meios de comunicação globais, interativos e muito populares. A maioria da população mundial utilizadora de redes sociais fá-lo diariamente, sendo que o Twitter é a rede social que é mais usada pelos políticos dadas as suas características de participação, conectividade, interação e partilha. O objetivo fundamental deste estudo prendeu-se com a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a utilização da rede social Twitter pelos partidos políticos portugueses em contexto eleitoral. Depois da contextualização da Política na era digital fizemos um estudo de caso analisando o funcionamento das páginas de Twitter dos partidos políticos portugueses durante as eleições legislativas de 6 de outubro de 2019. Confirmámos que o Twitter é a rede social utilizada pela maioria dos partidos e que os partidos mais votados são aqueles que têm mais seguidores e mais publicações e interação com os eleitores. Concluímos que a utilização do Twitter em contexto eleitoral poderá influenciar e captar um maior número de votantes para esses partidos.
- A importância do som no processamento sensorial em crianças com perturbação do espectro de autismo: um estudo de caso de exploração do ambiente da escola com sensoresPublication . Almeida, Sílvia Catarina Pereira de; Gomes, Cristina Azevedo; Rego, BelmiroEste projeto, no âmbito do mestrado em Educação Especial da Escola Superior de Educação de Viseu, segue um Paradigma Construtivista (fenomenológico), inscrevendo-se numa metodologia de análise eminentemente qualitativa, procurando, a partir dos dados obtidos, estabelecer uma investigação que visa identificar as dificuldades presentes no dia- a dia das crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) no âmbito do processamento sensorial relacionado com o som, e explorar a partir desta abordagem sensorial dinâmicas de inclusão. A nossa investigação é um estudo de caso, numa abordagem quase experimental, propondo envolver um grupo de alunos de uma turma do 1º ciclo do Ensino Básico da 3º classe tendo na sua constituição crianças com Pertubação do Espectro do Autismo (PEA) (amostra intencional, não probabilística). O objetivo com a aplicação desta recolha de dados passa por compreender os níveis de ruído/ poluição ambiental no contexto escolar, assim como perceber o processamento sensorial das crianças com PEA relativamente ao som, utilizando sensores de intensidade sonora de forma a que as crianças da turma possam experiênciar e atuar sobre o ruído em diferentes áreas e ambientes do contexto escolar, para assim desenvolver um conjunto de estratégias para melhorar a saúde ambiental na mesma, trabalhando para uma escola mais equitativa e inclusiva.
- Prática de ensino supervisionada e o contributo da literatura de potencial receção infantil para a didática da históriaPublication . Silva, Irene Cristina Izes da; Amante, Susana; Castilho, LilianaO presente relatório final de estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Ensino de Português e História e Geografia de Portugal, no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre. Este trabalho encontra-se dividido em duas partes fulcrais, tendo cada uma delas um objetivo essencial. Na primeira parte, o principal objetivo é fazer uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada durante os dois anos do Mestrado. A segunda parte diz respeito a uma reflexão sobre a interdisciplinaridade entre a literatura de potencial receção infantil e a Didática da História. Nesta, pretendemos analisar a forma como a literatura de potencial receção infantil contribui para a aprendizagem dos conteúdos de História e Geografia de Portugal. Para tal, recorreu-se ao uso, em sala de aula, do livro O 25 de Abril Contado às Crianças… e aos Outros, de José Jorge Letria. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo. Qualitativo, porque recorremos à análise de conteúdo e, também, quantitativo, devido à utilização de inquéritos por questionário. O instrumento elaborado para o efeito foi aplicado a alunos do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico numa escola do concelho de Viseu. Com os resultados obtidos concluiu-se que a literatura de potencial receção infantil se mostrou uma mais-valia nas aprendizagens significativas dos alunos relativamente a conteúdos históricos, uma vez que os envolve de forma direta e integrada na construção dos seus próprios conhecimentos.
- A comunicação digital no envolvimento entre a marca e o cliente: estudo de caso sobre o festival AgiÁguedaPublication . Pimentel, Catarina Sofia Peres; Gouveia, Teresa; Silva, PauloEste projeto parte do conceito de marketing relacional para aprofundar de que forma são implementadas estas estratégias no âmbito digital, tendo em vista a fidelização de clientes, no evento cultural AgitÁgueda. Neste sentido, efetuou-se um estudo de caso realizado em contexto de estágio curricular, do mestrado em Comunicação Aplicada da ESEV, na Critec – Creative Agency, uma Agência de Design e Comunicação localizada em Águeda. Com as redes sociais a (re)configurem o quotidiano societal, emerge a necessidade de compreender como deverá ser o relacionamento entre as marcas e os consumidores. É necessário compreender de que forma as mesmas devem gerir as plataformas digitais para garantir a satisfação dos utilizadores e a sua posterior fidelização à marca. Tendo em conta a ausência de estudos que reflitam a variável emocional do relacionamento entre as marcas e os clientes, este projeto apresenta uma análise com base numa amostra por conveniência à página de Facebook do AgitÁgueda. Desta forma, os resultados sustentam que a interação com os clientes através das redes sociais são fundamentais para entender quais as suas verdadeiras necessidades e motivações. Os utilizadores da página de Facebook do AgitÁgueda encontram-se satisfeitos com a comunicação feita, resultado obtido através de uma semana de análise que corresponde à edição do festival de julho de 2018. Por se tratar de um projeto em contexto de estágio, os contributos do estudo revelam-se interessantes para continuidade de investigação académica, de igual forma, para agências de comunicação que trabalhem marketing digital de marcas ou eventos.
- O uso do Facebook e do Instagram na Comunicação com os novos estudantes: o caso das Universidades Públicas PortuguesasPublication . Almeida, Ema da Costa; Morais, Nídia SaloméCom o passar dos anos torna-se evidente a evolução das redes sociais e o crescimento do número dos seus utilizadores. As organizações já perceberam que o seu público está presente nestas plataformas de comunicação e começam a tirar proveito das mesmas. Neste contexto, também as Instituições de Ensino Superior têm vindo a marcar presença nas redes sociais e a aproveitar assim as suas vantagens para se aproximarem do seu público-alvo, principalmente dos alunos. Assim, o presente estudo visou perceber qual o uso que as Universidades Públicas Portuguesas fazem das redes sociais (Facebook e Instagram) para comunicarem com os novos alunos. Metodologicamente, optou-se pela realização de uma investigação com uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa) procedendo-se à observação das páginas do Facebook e do Instagram de todas as Universidades Públicas Portuguesas durante o mês de setembro de 2018. Através da recolha de dados e da análise de variáveis tais como o tema das publicações, o conteúdo partilhado e a interação gerada, foi possível perceber que as universidades utilizam as redes sociais para comunicar com os novos alunos, nomeadamente através do uso de imagens com hiperligação para o próprio website (no Facebook) e de fotografias e vídeos (no Instagram). As publicações focam-se, maioritariamente, nas boas vindas aos novos estudantes, como é o caso da partilha de mensagens de boas vindas dos reitores.