Departamento de Engenharia Civil (DEC)
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Browsing Departamento de Engenharia Civil (DEC) by advisor "Baptista, António Miguel Costa"
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- Aplicação de mistura betuminosa aberta com betume modificado com alta incorporação de borracha na reabilitação de pavimentos rodoviáriosPublication . Ribeiro, Raul Manuel de Paiva; Baptista, António Miguel CostaEm Portugal, nas últimas duas décadas, verificou-se um forte investimento na construção rodoviária. Actualmente, nota-se uma diminuição na construção de novas estradas. Desta forma, surge, um novo desafio: manter a rede rodoviária construída em bom estado de conservação. Existem diversos processos de reabilitação de pavimentos flexíveis, desde a execução das chamadas "camadas de reforço" até às técnicas de reciclagem de pavimentos degradados, passando, ainda, por técnicas de tratamento das fendas existentes nos pavimentos. Esta dissertação tem como objectivo o estudo da aplicação de betumes modificados com incorporação de borracha em pavimentos rodoviários. Procura-se desenvolver o conhecimento sobre este tema dando particular atenção às múltiplas soluções existentes. É também feita uma breve revisão bibliográfica sobre conservação e reabilitação de pavimentos rodoviários flexíveis, sendo feita referência à sua caracterização estrutural e funcional, às degradações que os afectam e às técnicas de conservação e reabilitação existentes. De seguida, desenvolve-se o tema relacionado com o betume modificado com borracha, onde se mencionam os materiais integrantes, as características e os processos de fabrico. São estudadas as misturas betuminosas com betume modificado com borracha, mencionando os vários tipos de misturas, as principais aplicações, as vantagens e desvantagens e a sua utilização em Portugal. Finalmente, é realizado um estudo de aplicação de várias misturas betuminosas, entre misturas convencionais e modificadas com borracha, para efeito de comparação da sua vida útil.
- Reabilitação estrutural de pavimentos rodoviários. Correcção do módulo de deformabilidade das camadas betuminosasPublication . Murtinheira, Filipe Miguel Figueiredo; Baptista, António Miguel CostaO objectivo desta dissertação é o estudo do módulo de deformabilidade das camadas betuminosas em pavimentos flexíveis, mais concretamente, no que respeita à influência da temperatura nesta mesma propriedade. Procura-se estudar os diversos métodos de correcção do módulo de deformabilidade existentes para diferentes temperaturas. Para isso, desenvolvem-se e calibram-se novos métodos com o objectivo de permitir uma correcção expedita e simples do módulo de deformabilidade em função da temperatura, tendose desenvolvido novas abordagens ao nível da estrutura do método e ao nível dos pressupostos em que o método se baseia. Todos os métodos desenvolvidos foram implementados num software intuitivo. Inclui-se ainda neste trabalho uma análise crítica às diversas vantagens e desvantagens de cada método de correcção apresentado, tendo em conta não só a precisão, mas também a consistência e simplicidade. Estuda-se ainda a influência da correcção do módulo de deformabilidade no tempo de vida útil de diversos pavimentos em diferentes condições. Isto permite investigar a relevância dos erros inerentes à correcção do módulo para a obtenção de tempos de vida útil mais fiáveis.The objective of this dissertation is the study of the modulus of bituminous layers in flexible pavements, and mainly the influence of temperature in this property. Several existing methods of temperature adjustment of the modulus are studied. To that end, new methods are developed and calibrated with the purpose of providing an easy and quick adjustment of the modulus based on the temperature. Several new approaches were studied regarding the structure of the adjustment methods and the conjectures they are based upon. All developed methods were implemented in an intuitive software. Also included in the present work is a critical analysis of the various advantages and disadvantages of each adjustment method presented, taking into consideration not only their precision, but also their consistency and simplicity. Additionally, the influence of the temperature adjustment of the modulus on the useful lifetime of pavements under different conditions is studied. This allows the investigation of the relevance of errors inherent to the adjustment of the modulus in the calculation of more reliable useful lifetimes.