Departamento de Engenharia Civil (DEC)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Engenharia Civil (DEC) by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 150
Results Per Page
Sort Options
- Caracterização Higrotérmica de Isolamentos Térmicos - Certificação e Manual ExigencialPublication . Pinto, Manuel; Freitas, VascoA entrada em vigor do Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE) conduziu a uma maior utilização de materiais leves para isolamento térmico da envolvente dos edifícios. No entanto, é difícil a selecção destes materiais, dada a sua diversidade. Afigura-se-nos de grande importância um conhecimento preciso das características físicas e higrotérmicas dos diferentes materiais disponíveis no mercado de modo a poder fazer-se uma escolha criteriosa em função das solicitações e especificidade de utilização. A caracterização da condutibilidade térmica, permeabilidade ao vapor, compressibilidade e estabilidade dimensional, entre outras propriedades dos materiais de isolamento térmico, poderá trazer consigo um acréscimo de qualidade não desprezável. É importante dispor, na fase de projecto, de um instrumento que defina as exigências dos materiais de isolamento para as soluções adoptadas. Por isso, com base na caracterização higrotérmica dos isolantes térmicos, pretende-se propor dois instrumentos: - certificação de isolantes térmicos pré-fabricados; - manual exigencial de selecção de isolantes térmicos pré-fabricados.
- Dimensionamento Hidrológico e Hidráulico de Passagens Inferiores Rodoviárias para Águas PluviaisPublication . Martins, FranciscoO acentuado desenvolvimento da rede viária nacional registado nos últimos anos implicou a construção de grande número de atravessamentos de linhas de água, sendo muitos deles realizados através de passagens hidráulicas sob aterros. As causas mais frequentes de roturas e deteriorações em vias de comunicação são de natureza hidráulica, devido fundamentalmente à inadequada capacidade de vazão das passagens hidráulicas. Esta lacuna decorre da deficiente determinação do caudal de dimensionamento e do inadequado dimensionamento hidráulico da passagem, com particular ênfase para a obra de dissipação de energia a jusante. Nesta dissertação apresentam-se e analisam-se metodologias de dimensionamento hidrológico e hidráulico de passagens inferiores rodoviárias para águas pluviais e de obras de dissipação de energia a jusante. Com base nas metodologias de dimensionamento hidrológico e hidráulico analisadas, estabelecem-se os critérios de dimensionamento posteriormente utilizados num programa de cálculo automático especialmente desenvolvido para o efeito (HIDROPAS). Este programa, para além de possibilitar o dimensionamento hidrológico e hidráulico de passagens hidráulicas, permite efectuar estimativas de custo por forma a comparar, de modo expedito, diversas soluções alternativas. Para testar o programa HIDROPAS e para análise de passagens hidráulicas já construídas ou ainda só projectadas, efectuam-se aplicações a casos de estudo referentes a obras da JAE e da BRISA, constituídos por passagens hidráulicas, sendo comparados as dimensões obtidas e os custos estimados.
- Metodologia para a Selecção Exigencial de Isolantes TérmicosPublication . Freitas, Vasco; Pinto, ManuelNesta Nota de Informação Técnica, faz-se a classificação dos materiais de isolamento térmico e ca-racterizam-se as suas propriedades fundamentais. Apresenta-se o princípio de certificação de materiais de isolamento térmico em que são definidos diferentes níveis de aptidão para as diferentes aplicações, mostrando-se também as potencialidades do Laboratório de Física das Construções neste domínio. Fi-nalmente, propõe-se um manual exigencial de selecção de materiais de isolamento térmico a aplicar nos vários elementos da envolvente (paredes, coberturas e pavimentos).
- Ventilação Natural em Edifícios de Habitação - Caracterização dos SistemasPublication . Pinto, Manuel; Freitas, VascoAs recomendações técnicas sobre ventilação existentes em vários países propõem taxas médias de uma renovação horária nos compartimentos principais (quartos e salas) e quatro renovações por hora nos compartimentos de serviço (cozinhas e instalações sanitárias). Admite-se que estas taxas não estejam a ser satisfeitas em grande parte dos edifícios de habitação construídos recentemente em Portugal. A adopção de sistemas de “ventilação geral e permanente” é fundamental. Com o objectivo de realizar um levantamento que caracterizasse os sistemas de ventilação dos edifícios de habitação em construção na Primavera de 2000, realizou-se um inquérito que incidiu sobre um universo de 6 700 empresas do sector da Construção Civil na Região Norte, apresentando se neste artigo as principais conclusões desse estudo.
- Characterization of Natural Ventilation Systems in Residential Buildings in Portugal - The Importance of StandardizationPublication . Pinto, Manuel; Freitas, VascoThe technical recommendations regarding ventilation in various countries propose average rates of one hourly renewal in main rooms (bedrooms and living/dining rooms) and four renewals per hour in service rooms (kitchens and bathrooms). Most recently built residential buildings in Portugal may not comply with these rates. The adoption of “general and permanent ventilation” systems is essential. A survey was conducted in the spring of 2000 with the purpose of characterizing the ventilation systems of residential buildings under construction. Questionnaires were sent to 6700 construction companies in the northern region. Answers were obtained regarding 2700 dwellings, the main conclusions of which are presented in this article. The implications of prNP 1037-1: “Ventilation and combustion products evacuation from places with gas-burning appliances, Part 1: Dwellings, Natural ventilation” project are also analyzed.
- Importância da Ventilação nas Condensações Superficiais - Medição das Renovações Horárias pela Técnica PFTPublication . Pinto, Manuel; Freitas, VascoA humidade no interior dos edifícios é o resultado do equilíbrio entre a produção de vapor e a ventilação, sendo assim, as condensações podem re-sultar de uma ventilação reduzida e não homogénea dos espaços das habi-tações. As recomendações técnicas e normalização sobre ventilação existentes em Portugal propõem taxas médias de uma renovação por hora nos com-partimentos principais (quartos e salas) e quatro renovações por hora nos compartimentos de serviço (cozinhas, instalações sanitárias e lavandarias). Admite-se que estas taxas não estejam a ser satisfeitas em grande parte dos edifícios de habitação construídos recentemente em Portugal. A adop-ção de sistemas de “ventilação geral e permanente” é fundamental. Com o objectivo de aquilatar a implantação das taxas anteriores reali-zou-se um ensaio num apartamento T2 equipado com um sistema de venti-lação do tipo “misto” (admissão e exaustão natural auxiliada por extracção mecânica descontinua na cozinha). O ensaio foi realizado recorrendo ao método do gás traçador, mais con-cretamente à técnica PFT (Perfluorocarbon Tracer). É uma técnica relativa-mente recente, desenvolvida no início da década de 80 nos EUA, baseada numa metodologia experimental in situ muito simples, pois, consiste, essen-cialmente, em distribuir cápsulas emissoras e receptoras do gás traçador pela zona a estudar e posteriormente analisar as cápsulas receptoras.
- Air Change Rates in Multi-Family Residential Buildings in Northern PortugalPublication . Pinto, Manuel; Boman, Carl-Axel; Stymne, Hans; Freitas, VascoExisting technical recommendations and standards regarding natural ventilation in Portugal establish one air change rate, ACH, in main rooms (bedrooms and living rooms) and four ACH in service rooms (kitchens and bathrooms). Admittedly these rates are not being observed in most residential buildings recently erected in Portugal. Two trials (May 2002 and January 2003, lasting approximately 2 weeks each) were carried out for the purpose of estimating the implementation of the rates in a two-bedroom flat which is inhabited and equipped with a ‘mixed’ ventilation system: intake via self-adjusting ventilation inlets in the living room and bedrooms, natural exhaust in the bathroom assisted by discontinuous mechanical extraction in the kitchen. Some conclusions can be drawn regarding the efficiency of the ventilation system used, namely the results of the study shows that the measured ventilation rate was irregular and lower than the Portuguese recommendations during both seasons.
- Modelos de atribuição/simulação de tráfego: o impacto na qualidade dos resultados de erros no processo de modelaçãoPublication . Vasconcelos, AntónioOs modelos de atribuição/simulação de tráfego têm uma larga utilização no âmbito dos processos de planeamento e gestão de sistemas de transportes e, mais especificamente, de redes rodoviárias urbanas, mas a sua aplicação a casos reais é, em muitos casos, complexa e muito exigente do ponto de vista dos recursos envolvidos. De facto, em cada uma das fases de modelação, desde a formulação matemática do problema à aplicação prática do modelo pelo utilizador final, são cometidos “erros” de diferentes tipos (especificação, agregação/simplificação, transferência, computacionais, quantificação), os quais condicionam a precisão das estimativas produzidas e, consequentemente, a aplicabilidade do modelo. Tal facto leva a que nos processos de validação operacional destes modelos se recorra a referenciais, definidos em documentos normativos aceites internacionalmente, relativos aos níveis mínimos de “aderência entre sistemas reais e modelados”. No entanto, nem estes documentos, nem quaisquer outras referências relevantes, apresentam indicações significativas quanto ao modo como os diferentes erros ou imprecisões influenciam a qualidade das estimativas. Tal torna o processo de construção e validação dos modelos uma “arte”, em que a experiência do utilizador é essencial para garantir processos eficientes de modelação. No presente documento apresenta-se uma metodologia que permite simular e avaliar as consequências da ocorrência de erros de quantificação. Essa metodologia pressupõe a existência de uma “base de trabalho”, um modelo de atribuição/simulação de tráfego razoavelmente representativo de uma realidade específica, o que motivou o desenvolvimento do modelo da rede viária da cidade de Coimbra, através do software SATURN. A aplicação da metodologia permitiu melhorar o conhecimento acerca dos padrões espectáveis nas relações entre erros de quantificação dos inputs e a precisão dos outputs, dando assim um contributo para a criação de procedimentos de recolha e tratamento de dados capazes de tornar mais eficiente a aplicação de modelos de atribuição/simulação de tráfego.
- Modelos Preditivos para Ventilação NaturalPublication . Pinto, Manuel; Silva, Fernando; Freitas, VascoA noção de desenvolvimento implica necessariamente a melhoria das condições de vida das populações, ou seja, conforto entendido em sentido lato incluindo, por exemplo, a Qualidade do Ar Interior. O recurso a sistemas AVAC para garantir as condições de conforto tem algumas desvantagens, nomeadamente o recurso a energias primárias finitas. Está hoje generalizada a ideia de que a Energia e o Ambiente são bens que têm de ser geridos e utilizados com os cuidados devidos ao que é finito. No sentido de incrementar o recurso a energias renováveis, infinitas por definição e não poluentes, apresentam-se no presente artigo modelos preditivos para ventilação natural que recorrem a duas fontes: as diferenças de temperatura exterior-interior e o vento. Estes modelos podem ser usados na fase de concepção arquitectónica para prever as renovações horárias devido à existência de aberturas na envolvente de edifícios, por exemplo em edifícios de serviços ou comerciais.
- Experimental Characterization of Hybrid Ventilation Systems in Residential BuildingsPublication . Pinto, Manuel; Freitas, Vasco; Viegas, JoãoIn the recent past, residential buildings in temperate climates were ventilated by the daily opening of windows and by exaggerated window and door permeability. Energy conservation concerns have led to better quality windows and lower air permeability that consequently increased the risk of condensation whilst decreasing indoor air quality. Because of the variation in natural factors, such as wind speed and the stack effect, natural ventilation systems are unlikely to permanently provide ideal ventilation rates. As such, we will characterize the performance of hybrid ventilation systems (air intake through automatically regulated louvers in bedrooms and living rooms, natural exhaust in bathrooms and fan exhaust systems in kitchens) that are a possible solution to this drawback. In March of 2002 and January of 2003, we measured air change rates in a 2-bedroom apartment using the PFT technique. This method has the advantage of measuring air renewal rates in inhabited apartments during a reasonable period and thereby reveals air renewal rates in the dwelling and also in each compartment. This article will demonstrate the results obtained at a standard apartment and will present the experimental study characterising the hybrid ventilation system in a 100-apartment residential complex in the Porto area. The study evaluates the façade’s permeability and the respective air exchange rates per compartment using the PFT and the constant concentration techniques.