ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by advisor "Carvalho, Paula"
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- A energia solar e a sustentabilidade na terra : proposta de intervenção no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Mergulhão, Paulo Alexandre Ferreira da Silva; Carvalho, Paula; Novais, AnabelaAdvogando a importância de que o ensino das ciências deve ser implementado desde tenra idade e tendo em conta todas as vantagens daí decorrentes, os objetivos fundamentais desta investigação consistiram em: i) verificar, em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, o desenvolvimento da compreensão de conceitos científicos sobre a temática energia solar e sustentabilidade da Terra, através da realização de trabalho prático investigativo; ii) contribuir para a promoção de aprendizagens significativas em outras áreas curriculares para além de Estudo do Meio e iii) promover atitudes favoráveis ao processo educativo em ciência em contexto formal. A metodologia utilizada foi tendencialmente de natureza qualitativa, uma investigação-ação, na qual o investigador se envolveu ativamente assumindo o papel de participante e observador. O estudo decorreu entre janeiro e junho de 2013 numa turma do 3º ano de escolaridade, composta por 24 crianças, de uma escola urbana do concelho de Viseu. Apesar de contínua, a recolha de dados registou-se em três momentos distintos: pré-teste, implementação das atividades e pós-teste. O investigador recorreu a várias técnicas e diversos instrumentos para a recolha de dados: inquérito semiestruturado, entrevista semiestruturada, observação participante, registos áudio e vídeo e trabalhos elaborados pelos alunos. A análise e interpretação dos dados recolhidos permitiram concluir que os alunos desenvolveram a compreensão de conceitos científicos sobre a temática energia solar e sustentabilidade na Terra, através da implementação de atividades de trabalho prático investigativo. Concomitantemente, percecionou-se o envolvimento ativo dos alunos no seu processo de aprendizagem e a prossecução dos objetivos em outras áreas curriculares, promovendo-se assim atitudes favoráveis ao processo educativo nos alunos de uma forma geral.