ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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- Abuso Sexual de Crianças e Jovens: Perceções e Desafios na Formação e Intervenção dos ProfissionaisPublication . Antunes, Mariana Cristina Ferreira; Cordeiro, LeandraO abuso sexual infantil constitui uma forma de maus-tratos e é, simultaneamente, um crime de natureza sexual que exige uma intervenção holística e coordenada do sistema legal em articulação com a estrutura social, destinada a garantir a proteção das crianças vítimas destes crimes. No entanto, verifica-se uma escassez de estudos relativos à intervenção específica com crianças vítimas de abusos sexuais. Nesse sentido, o presente estudo, de carácter qualitativo, surge com a necessidade de perceber como se caracteriza e de que forma é percecionada, por profissionais que intervêm na área, a formação sobre abuso sexual de crianças e jovens. Para isso, recorreu-se à análise documental dos planos de estudo (n=91) dos cursos que formam os profissionais que intervêm em casos de abusos sexuais infantis, nomeadamente das áreas da Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Medicina, Direito, Educação Social, Educação Básica, Ciências da Educação e dos Órgãos de Polícia Criminal. De modo a complementar a análise documental, realizaram-se entrevistas semiestruturadas a diferentes técnicos com experiência na atuação em casos de abuso sexual infantil (n=9). Os resultados do estudo evidenciaram que menos de metade (42%) dos planos de estudo abordados incluem o tema. Por outro lado, salienta-se o crescente desenvolvimento de formações complementares que se destacam positivamente. Os resultados das entrevistas reforçam a escassez de formação especializada, uma vez que apenas uma minoria (33%) dos técnicos entrevistados possui formação específica na área, ainda que todos reconheçam a sua importância.
- Acolhimento Familiar de Crianças e Jovens em Perigo: Perceções de uma amostra dos distritos da Guarda e ViseuPublication . Olas, Zélia Carolina Abrunhosa; Xavier, Paula; Cordeiro, LeandraIn terms of promotion and protection, foster care should be given priority over residential care, especially when children up to the age of six are involved. However, the number of children and young people in foster care in the districts of Guarda and Viseu is low. From the perspectives of a sample of 165 respondents (91 living in the district of Guarda and 74 in Viseu), 106 of whom were women and 59 men, aged between 25 and 74 (M=41.10; SD=10.72), the aim was to understand the situation of foster care in these districts. Based on a quantitative methodology, the data collected was analyzed using descriptive and inferential statistical techniques, as well as content analysis, where appropriate. The results of the study reveal a general lack of knowledge about foster care. However, there was a positive perception of the measure, which 79% of the sample recognized as being more appropriate than residential care, as well as a willingness on the part of the vast majority (71%) to take in a child or young person. It was thus found that lack of knowledge is not accompanied by a general negative perception of the foster care, nor does it seem to influence willingness to take in a child or young person. The results suggest the importance of carrying out more studies on the subject, allowing for a broader understanding of the phenomenon and the identification of the potential and barriers that give rise to willingness or unwillingness to foster, with a view to guiding and increasing the effectiveness of public policies and the dissemination and recruitment strategy.
- Acolhimento temporário institucionalPublication . Luz, Dina Mariana Correia; Pocinho, Margarida Dias, orient.RESUMO Este trabalho tem como objectivo principal um estudo de campo no Centro de Acolhimento Temporário Gracinda Tito com uma população de 18 crianças e jovens institucionalizados da RAM. Pretende apresentar a temática teórica e legal do acolhimento temporário, caracterizar a instituição-alvo e os participantes no estudo e, finalmente, tentar saber a razão pelo qual as crianças/jovens foram acolhidas, bem como a medida de promoção e protecção aplicada a cada criança e jovem e o seu projecto de vida futuro.
- Alcoolismo parental e o desenvolvimento psicossocial da criança no período pré-escolar: implicações das diferenças de géneroPublication . Carvalho, Daniela Filipa Cardoso de; Amante, Maria João, orient.; Fonseca, SusanaRESUMO O presente projeto de investigação pretende apresentar um estudo sobre o desenvolvimento psicossocial de crianças dos 3 aos 5 anos, em contexto de alcoolismo nos progenitores. Propomo-nos a estudar a influência do alcoolismo do progenitor, mãe ou pai, no desenvolvimento psicossocial da criança, menina ou menino. O estudo será feito a partir de um questionário de dados sociodemográficos e de uma grelha de observação de desenvolvimento psicossocial de crianças, filhas de pais alcoólicos, que serão preenchidas por educadores de infância. Será constituída uma amostra de crianças, filhas de pais com diagnóstico de dependência e uso nocivo de álcool. Procurar-se-á que a mesma seja constituída em igual número por crianças filhas de mães alcoólicas e por crianças filhas de pais alcoólicos. Este estudo pretenderá contribuir para aumentar o conhecimento acerca dos efeitos do alcoolismo parental no desenvolvimento psicossocial da criança e desta forma fornecer as bases para o delinear de estratégias e programas de prevenção e de promoção de um desenvolvimento psicossocial saudável nas crianças filhas de pais alcoólicos.
- Alienação parental : contributos e perspetivas de diferentes profissionaisPublication . Oliveira, Liliana Catarina Pereira de; Ribeiro, Esperança Jales; Cordeiro, LeandraO fenómeno da Alienação Parental é de extrema complexidade daí, tornar-se imprescindível compreender que este é um tema transversal, que deve ser refletido com diferentes profissionais, de modo a obter respostas eficazes na prevenção e intervenção face a este tipo de situações. Com isto, o presente estudo tem como objetivos caraterizar e contextualizar este fenómeno, verificar e identificar as consequências que advêm dos casos de alienação parental, refletir sobre a legislação portuguesa comparando-a com a de outros países, analisando especificidades e identificando eventuais lacunas. Para o efeito, para além do enquadramento concetual sobre a problemática, promoveu-se uma investigação empírica assente numa abordagem metodológica qualitativa com recurso à técnica de focus group que contou com a participação de diferentes profissionais nomeadamente um advogado, um professor, um assistente social e um psicólogo. A escolha deste tipo de estudo, deve-se ao facto de permitir abordar a ação dos diferentes profissionais face a processos de alienação, refletir sobre o trabalho articulado desses profissionais, observar que tipo de atitudes se devem promover neste tipo de matérias e verificar se há ou não consenso quanto às caraterísticas e perceções daquilo que pode ser considerado alienação parental. Observou-se ao longo da realização deste estudo, que a alienação parental acontece em situações de conflito/rutura familiar e depreende-se que é uma situação bastante complexa que passa pela instrumentalização da criança por parte dos progenitores com o sentimento de se vingar do outro, o que implica inúmeras consequências para a criança ao nível emocional, cognitivo e socioafetivo. Isto exige muita mediação familiar e consciencialização da sociedade para intervenir/prevenir e tentar resolver este processo. Conclui-se assim, que ainda há muito para fazer em relação ao fenómeno de alienação parental, ao nível da prevenção e intervenção junto da sociedade, mas também em relação aos diferentes tipos de profissionais intervenientes neste tipo de situações, nomeadamente os que trabalham na área do direito onde se verifica a necessidade de melhorar a formação sobre o desenvolvimento da criança de modo a que estes estejam capazes de melhor analisar e adequar as respostas a cada caso com base nesses conhecimentos.
- Análise da indisciplina escolar no Programa Nacional de Promoção do Sucesso EscolarPublication . Oliveira, Daniel Medeiros de; Magalhães, CátiaA compreensão dos conflitos de socialização na escola é indispensável para a intervenção psicossocial no espaço educativo e uma adequada compreensão da indisciplina escolar desempenha um papel central nesse processo. No entanto, sua importância é frequentemente negligenciada na sua complexidade, o que impede a implementação de estratégias educacionais embasadas em abordagens de caráter pedagógico. Este trabalho de natureza qualitativa, documental e exploratório sobre a compreensão e intervenção na indisciplina escolar em Portugal, enfoca na análise do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), no âmbito das ações de promoção do bem-estar e do desenvolvimento socioemocional nas escolas de ensino básico e secundário. Para efeitos de organização e codificação foram utilizadas as categorias fornecidas pelo esquema da Terceira Geração da Teoria da Atividade e o software MaxQDA Analytics Pro 2022. Os dados foram dispostos em duas classes de documentos: os gerais e os específicos. Em função dos resultados, poder-se-á afirmar que o PNPSE responde aos fenômenos da indisciplina escolar ao focar na prevenção e na compreensão de que as práticas educativas de bem-estar e do desenvolvimento socioemocional não são acessórias ou optativas, mas são fundamentais para a realização do sucesso escolar, além de promover mecanismos de participação democrática, os quais destaca-se dois: os dispositivos de coautoria curricular e a responsabilidade partilhada. Por outro lado, a mudança semântica operada pelo Programa e o paradigma de investimento social de inspiração neoliberal têm dificultado o manejo dos conflitos de socialização escolar.
- A aprendizagem da matemática e o jogo: conceções e práticas dos educadores de infânciaPublication . Lourenço, Joana Andreia Pinto; Ribeiro, AntónioOs jogos são um recurso didático importante para a construção de conhecimentos, habilidades e competências. Através da sua utilização, as crianças são estimuladas a utilizar o raciocínio e a criatividade na resolução de problemas, bem como a desenvolverem a sua comunicação. O jogo é uma atividade fundamental na vida das crianças e, por esse motivo, assume grande importância na educação pré escolar, devendo ser considerada pelo educador de infância nas suas propostas de tarefas. Pelos motivos atrás mencionados, pretende-se com este trabalho discutir o papel que o jogo assume no processo de ensino e aprendizagem da matemática, bem como no desenvolvimento de competências, quer sejam matemáticas ou pessoais, com crianças em idade pré escolar. Esta investigação tem como objetivo primordial conhecer as conceções dos educadores de infância sobre a importância do jogo nas atividades matemáticas, e de que modo é que estas se articulam com as suas práticas. Dada a natureza deste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de matriz qualitativa numa das suas variantes: o estudo de caso, tendo-se recorrido a instrumentos e técnicas de recolha de dados baseados em entrevistas semiestruturadas e observações. Os resultados da investigação apontam no sentido de que o jogo é, neste nível etário, essencial para a aprendizagem da matemática e para o desenvolvimento de certas competências, como sejam matemáticas ou pessoais, entre elas, o raciocínio, a comunicação e a resolução de problemas.
- A auto-avaliação no âmbito da educação visual e tecnológica : perspectivas dos professores e alunosPublication . Marques, Adelina Maria Santos Pina; Cardoso, Ana Paula; Rodrigues, PaulaO presente estudo tem como propósito essencial descrever a modalidade de auto-avaliação implementada na disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT), concretizada pelos docentes responsáveis por esta área disciplinar, numa escola do segundo e terceiro ciclos do ensino básico (EB2,3º ciclos) do concelho de Tondela, no sentido de se ampliar o leque de conhecimentos acerca da mesma. Especificamente, procura averiguar-se a forma como os professores operacionalizam a auto-avaliação na disciplina de EVT. Analisa-se, ainda que de forma sucinta, a importância atribuída ao processo de auto-avaliação e se os professores introduzem mudanças nas suas práticas pedagógicas resultantes do recurso a esta modalidade de avaliação formativa. Trata-se de uma investigação descritiva simples, de carácter transversal, com recurso ao inquérito por questionário, elaborado especificamente para o efeito. A amostra é constituída por seis professores de EVT e cento e sete alunos. No que concerne aos principais resultados obtidos, destacamos que existe ainda uma lacuna entre o discurso normativo e as práticas implementadas no terreno, não se colhendo as principais vantagens clamadas pela auto-avaliação. Contudo, verifica-se que a auto-avaliação constitui uma modalidade a que os professores de EVT recorrem, e à qual atribuem pertinência, não lhe associando obstáculos ou desvantagens, mas, na maioria das vezes, apenas implementada no final da Unidade de Trabalho, tornando-se pontual e não contínua e sistemática como seria desejável.
- Autodeterminação e Transição para a Vida Pós EscolarPublication . Antunes, Raquel do Carmo Pereira; Felizardo, Sara; Ramalho, HenriqueTendo em conta os temas debatidos na atualidade sobre a qualidade de vida de pessoas com deficiência/incapacidade surgiu o interesse de investigar uma das suas dimensões, a Autodeterminação. Este estudo tem como objetivo primordial conhecer as perceções de autodeterminação (e respetivas dimensões) dos jovens envolvidos em programas de Transição para a Vida Pós Escolar (TVPE) e, em que medida existem diferenças significativas na autodeterminação, em função do género, idade, participação em PIT e do envolvimento em atividades de tempo livre. Trata-se de um estudo que se insere no quadro da abordagem quantitativa, especificamente de caráter exploratório. Na presente investigação foi utilizada uma amostragem não probabilística, por conveniência, composta por 32 alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), de carácter permanente, dos quais 12 dos alunos beneficiam da medida educativa Currículo Específico Individual (CEI), integrando, assim, programas de TVPE, contemplados nos Planos Individuais de Transição (PIT), e 20 alunos integram outras medidas do Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro. O instrumento de recolha de dados foi a Escala de Avaliação de Autodeterminação (EAA), traduzida e adaptada da Escala ARC-INICO de Evaluación de la Autodeterminación (Verdugo, Gómez-Vela, Badia, González-Gil, & Calvo, 2009). A sua tradução e adaptação são também parte integrante do estudo preliminar desta investigação. Os resultados obtidos indicam que, no que respeita às variáveis sociodemográficas, apenas se encontraram diferenças estatisticamente significativas nas atividades de tempo livre; nas dimensões da Autodeterminação apenas na subescala de Autoconhecimento os alunos com PIT (integrados em programas de TVPE) mostram resultados superiores aos alunos sem PIT. As análises apresentadas levam-nos a concluir que é necessário prosseguir com estudos mais refinados de adaptação do instrumento EAA, com amostras maiores, de forma a corresponder à realidade nacional. Na mesma linha é importante continuar esta linha de investigação, permitindo conhecer o perfil dos alunos com NEE quanto à sua Autodeterminação e traçar estratégias e programas de promoção da mesma.
- Autoeficácia parental e satisfação com o suporte social em pais com incapacidadePublication . Silveira, Rosana Maria Freitas; Felizardo, Sara; Alves, Ana BertaNo quadro das grandes questões sobre as pessoas adultas com incapacidade, constatamos que são escassos os estudos sobre a vida familiar e, especificamente, sobre as potencialidades e dificuldades no exercício da parentalidade, bem como a relevância do suporte social neste domínio. O presente estudo tem como objetivos: i) analisar os níveis de autoeficácia parental e de satisfação com o suporte social em pais com incapacidade; ii) conhecer a relação entre a autoeficácia parental e a satisfação com o suporte social e respetivas dimensões; iii) perceber as diferenças na autoeficácia parental e satisfação com o suporte social, em função do género, estado civil, habilitações literárias e número de filhos. Trata-se de um estudo quantitativo, não experimental e correlacional e, para o efeito, foi utilizada uma amostra não probabilística e de conveniência, composta por 30 pais com incapacidades sensoriais. Os instrumentos de recolha foram a “Escala de Autoeficácia parental” (Brites, 2010) e a “Escala de Satisfação com o Suporte Social” (Ribeiro, 2011). Os resultados sugerem que os níveis de autoeficácia dos pais e as suas dimensões são mais baixos em comparação com os resultados obtidos em estudos com amostras de pais sem incapacidade. Na satisfação com o suporte social, especificamente, na dimensão Satisfação com os Amigos, foram observadas diferenças estatisticamente significativas, considerando o estado civil e o número de filhos, bem como na escala total do suporte social em função do número de filhos. Conclusões: As análises apresentadas sugerem que esta linha de investigação sobre questões relativas ao direito de uma vida familiar plena necessita de um maior aprofundamento, nomeadamente, conhecer as barreiras e delinear estratégias de apoio socioeducativo para facilitar a autodeterminação das pessoas com incapacidade.