ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 236
Results Per Page
Sort Options
- A imagem nas aulas de EVT : o recurso ao uso das TIC pelos professores nos processos de ensino/aprendizagem da disciplinaPublication . Gouveia, Ana Maria Lourenço; Calheiros, Luis, orient.; Gomes, António Ferreira, orient.Resumo Na escola, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) favorecem a introdução de metodologias activas e participativas em que, professor-alunos colaboram na organização das actividades da aula e na construção do saber. Estes poderosos meios facilitam a explicação, ilustração e simulação de fenómenos em estudo, a compreensão, memorização e retenção desses fenómenos, o acesso a uma grande quantidade de informação, bem como a comunicação entre professores/alunos. O trabalho de investigação pretende apurar a realidade actual entre as práticas correntes da leccionação da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT) e o uso que é, correntemente, dado à imagem como veículo pedagógico agilizado pelo recurso às TIC. O estudo teórico incidirá sobre: a origem e organização curricular da disciplina de EVT; o uso das TIC como recurso educativo no processo de ensino/aprendizagem no contexto da disciplina; as TIC ao serviço do ensino, o aperfeiçoamento profissional dos professores, a sua função e a da disciplina de EVT, face às mesmas; o acesso à imagem como meio de adquirir conhecimento. No estudo empírico, a recolha de dados é feita através de Inquérito por Questionário a uma amostra de 27 professores de EVT das Escolas do 2º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Viseu. O tratamento, análise e interpretação dos dados, referente às questões fechadas, são efectuados por meio da estatística descritiva e da estatística inferencial. As questões abertas são sujeitas a uma análise qualitativa de conteúdo. A análise dos dados permite inferir que, a grande maioria dos professores considera ser insuficiente a formação inicial na área das TIC. Para ultrapassarem as dificuldades na utilização destas, nas práticas educativas, os professores estão conscientes que, numa Sociedade da Informação e Comunicação em constante mutação e, sendo estes os actores principais do processo ensino/aprendizagem, não podem, de forma alguma, fazer parte dos que se designam por info-excluídos, e que lhes deve ser proporcionada, ao longo da vida, formação técnica e pedagógica para utilização das TIC, nomeadamente nos “Quadros interactivos”, “Computador” e “Internet”. Já que a maioria dos professores possuidora de muita experiência profissional, está predisposta a utilizar as TIC, urge, também, dinamizar e disponibilizar nas escolas, equipamentos adequados e software de qualidade já correntes na sociedade. Só assim, se conseguirá motivar os alunos e melhorar a eficiência do ensino, e fazer com que a imagem, através das TIC, seja valorizada, nas aulas de EVT.
- Autonomia de vida: o espelho das competênciasPublication . Costa, Helena Paula Felgueira Rebelo da; Ribeiro, Esperança JalesRESUMO Este projecto centra-se no desenvolvimento de competências pessoais e sociais de crianças e jovens em Acolhimento Institucional, com vista à promoção da sua autonomia. O projecto será aplicado num Lar de Infância e Juventude (LIJ), sito na cidade de Viseu onde, actualmente, residem 15 crianças e jovens do sexo feminino. Adoptou-se como metodologia de avaliação das necessidades uma abordagem qualitativa, que envolveu oito adolescentes e dois técnicos. Recorreu-se a questionários (aos adolescentes) e entrevistas semi-estruturadas (aos técnicos), como técnicas de recolha de dados, procedendo-se a posteriori à análise de conteúdo. A avaliação incidiu sobre a análise da existência de competências nas áreas da higiene pessoal, saúde, estabilidade emocional, gestão doméstica, cumprimento de regras e regulamentos, interacção social e adaptação, gestão financeira e escola/formação e emprego das jovens, de forma a identificar as estratégias e procedimentos orientadas para a concepção dos projectos de vida de autonomização, por parte do LIJ, com vista a desenvolver nas jovens competências sociais.
- A importância da participação dos Pais/Encarregados de Educação na vida escolarPublication . Canelas, Cândida Maria Almeida; Cardoso, Ana Paula; Cartagena, AlbertoRESUMO A base de estruturação e construção desta dissertação desenvolve-se no âmbito da problemática da participação da família no ambiente escolar, apontando-se esta como uma mais-valia para o desempenho académico das crianças. Procuramos salientar a relação escola/família e a influência que exerce sobre a motivação dos educandos, beneficiando ou prejudicando a sua aprendizagem, e, consequentemente, o impacto que tem sobre cada um dos actores educativos aqui implicados. Revelam-se os obstáculos que influenciam negativamente a participação parental na escola e os que impedem a instituição escolar de estar mais receptiva ao envolvimento dos pais/encarregados de educação. Enunciam-se benefícios desta cooperação a fim de mostrar que todos os actores educativos envolvidos usufruem destes se partilharem responsabilidades na educação dos educandos. Nos dias de hoje, a relação escola/família ainda não está muito dinamizada nas vidas de ambas as instituições, tornando-se numa relação complexa e sinónimo de confusão, discussão e desacordo. Assim, como propósito máximo desta dissertação, tentamos inquirir os pais/encarregados de educação para melhor compreender o que pensam da participação no ambiente escolar e da sua própria contribuição nesta relação, e sensibilizar os docentes para tornar a escola num espaço preparado, sensível e receptivo ao envolvimento parental, modificando esta ligação repleta de tensões e discórdia, numa colaboração saudável, coerente, de aceitação mútua, de partilha de responsabilidades, a fim desta participação se tornar num excelente contributo para a óptima aprendizagem dos educandos.
- A auto-avaliação no âmbito da educação visual e tecnológica : perspectivas dos professores e alunosPublication . Marques, Adelina Maria Santos Pina; Cardoso, Ana Paula; Rodrigues, PaulaO presente estudo tem como propósito essencial descrever a modalidade de auto-avaliação implementada na disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT), concretizada pelos docentes responsáveis por esta área disciplinar, numa escola do segundo e terceiro ciclos do ensino básico (EB2,3º ciclos) do concelho de Tondela, no sentido de se ampliar o leque de conhecimentos acerca da mesma. Especificamente, procura averiguar-se a forma como os professores operacionalizam a auto-avaliação na disciplina de EVT. Analisa-se, ainda que de forma sucinta, a importância atribuída ao processo de auto-avaliação e se os professores introduzem mudanças nas suas práticas pedagógicas resultantes do recurso a esta modalidade de avaliação formativa. Trata-se de uma investigação descritiva simples, de carácter transversal, com recurso ao inquérito por questionário, elaborado especificamente para o efeito. A amostra é constituída por seis professores de EVT e cento e sete alunos. No que concerne aos principais resultados obtidos, destacamos que existe ainda uma lacuna entre o discurso normativo e as práticas implementadas no terreno, não se colhendo as principais vantagens clamadas pela auto-avaliação. Contudo, verifica-se que a auto-avaliação constitui uma modalidade a que os professores de EVT recorrem, e à qual atribuem pertinência, não lhe associando obstáculos ou desvantagens, mas, na maioria das vezes, apenas implementada no final da Unidade de Trabalho, tornando-se pontual e não contínua e sistemática como seria desejável.
- "Educação parental e famílias multidesafiadas, a promoção de competências parentais na procura de novos significados" : Trabalho final de ProjectoPublication . Correia, Carla Sofia Almeida; Ribeiro, Esperança Jales; Felizardo, SaraResumo Este projecto de acção descreve o processo de elaboração de um programa de educação parental, como estratégia de intervenção junto de famílias multidesafiadas, que são acompanhadas no âmbito de uma medida social, Rendimento Social de Inserção, por uma equipa multidisciplinar, do Concelho de Viseu. O principal objectivo deste projecto foi impulsionar e reforçar competências parentais, essenciais para o desenvolvimento de relações familiares positivas. Para tal, foi elaborado um programa de educação parental designado de “Crescer em Família”. Com este trabalho apresentamos a construção de um programa de educação parental, que constitui o culminar de um processo de recolha de dados e avaliação realizada junto de uma amostra de vinte famílias previamente seleccionada. Acresce ainda, que subjaz a esta investigação um trabalho rigoroso de quatro anos de terreno junto de famílias, que os múltiplos desafios da vida foram marcando, contudo famílias competentes, repletas de recursos à espera de serem reconhecidos e mobilizados. Este trabalho apresenta uma breve revisão de literatura sobre as temáticas da parentalidade e educação parental, a metodologia utilizada para elaboração do diagnóstico e levantamento de necessidade e finalmente uma proposta de programa de educação parental. Os resultados deste diagnóstico são analisados e apresentados conforme a metodologia de planeamento de projectos por objectivos (MPPO). O programa coloca a ênfase em áreas como a comunicação, a disciplina positiva e ainda a gestão de emoções, identificadas como áreas problemáticas e tem como principal objectivo promover o desenvolvimento das competências pessoais, sociais e parentais em famílias multidesafiadas, com o intuito de melhorar o bem-estar das famílias e suas dinâmicas relacionais.
- Acolhimento temporário institucionalPublication . Luz, Dina Mariana Correia; Pocinho, Margarida Dias, orient.RESUMO Este trabalho tem como objectivo principal um estudo de campo no Centro de Acolhimento Temporário Gracinda Tito com uma população de 18 crianças e jovens institucionalizados da RAM. Pretende apresentar a temática teórica e legal do acolhimento temporário, caracterizar a instituição-alvo e os participantes no estudo e, finalmente, tentar saber a razão pelo qual as crianças/jovens foram acolhidas, bem como a medida de promoção e protecção aplicada a cada criança e jovem e o seu projecto de vida futuro.
- Complexidade da avaliação no âmbito da gestão curricular na educação pré-escolarPublication . Garcia, Elisabete dos Santos de Almeida; Gomes, António Ferreira, orient.RESUMO O enfoque principal do presente estudo recai sobre a avaliação das aprendizagens das crianças, na Educação Pré-Escolar, abordando as suas especificidades e particularidades. O enquadramento teórico, incide sobre, a avaliação no ensino e a sua evolução ao longo dos tempos, uma abordagem à gestão curricular na Educação Pré-Escolar e aos normativos legais que lhe servem de suporte, uma breve incursão sobre o currículo High Scope e Educação Experiencial e sobre a avaliação na Educação Pré- Escolar. A opção em termos de metodologia assenta numa investigação de índole qualitativa, mais especificamente um estudo de caso, com os objectivos de conhecer de forma consistente e pormenorizada as práticas de avaliação de 16 educadoras, de um agrupamento de escolas da região centro, onde desempenhamos funções de assessoria. Ao realizarmos o presente estudo estabelecemos como objectivos: conhecer as concepções de avaliação das aprendizagens das crianças, que as educadoras possuem; descortinar as suas práticas de avaliação; contribuir para uma reflexão aprofundada, sobre a avaliação que se realiza; promover a coesão e partilha entre as educadoras do agrupamento; transformar os processos de liderança, que desenvolvemos, relativamente ao grupo de Educação Pré-Escolar, de modo a que adquiriram maior dimensão pedagógica. A recolha de dados efectuou-se através da realização de entrevistas em gruposfoco e da observação participante durante uma reunião de partilha de experiências sobre a avaliação por portefólio, no âmbito da promoção de práticas colaborativas no departamento curricular da Educação Pré-Escolar. Os resultados mais relevantes do estudo revelam que as educadoras consideram a avaliação das aprendizagens das crianças imprescindível para o trabalho que desenvolvem, sendo essencial que haja um investimento na formação contínua, relacionada com esta temática. Consideram que o trabalho colaborativo no departamento de Educação Pré-Escolar, no âmbito da avaliação, contribuirá para o desenvolvimento e melhoria das práticas avaliativas que desenvolvem. Ao desenvolvermos o presente estudo pretendemos contribuir para um melhoria das práticas de avaliação, desenvolvidas nos nossos jardins de infância e para a compreensão das especificidades que a avaliação na Educação Pré-Escolar comporta.
- Sensibilização contra a violência no namoro : um projecto de acção em contexto escolarPublication . Dias, Regina Teixeira; Ribeiro, Esperança JalesRESUMO A Escola tem, na actualidade, um papel fundamental na promoção do desenvolvimento integral dos jovens, que lhe é conferido pelas finalidades a que se propõe e pelo papel dos seus agentes educativos. De acordo com o Despacho n.º 19737/2005, de 15 de Junho, esta instituição é, nesta perspectiva, nomeadamente responsável por educar para a Sexualidade e para a Saúde com o objectivo de prevenir comportamentos de risco. Este foi, pois, o contexto escolhido para a proposta de desenvolvimento de um Projecto de Acção a ser implementado em colaboração com o PES (Projecto de Educação para a Saúde), num estabelecimento de ensino na zona norte do país. Os seus objectivos são a sensibilização contra a violência no namoro e a apresentação de um programa de prevenção que simultaneamente sensibilize para a problemática, avalie as crenças dos jovens e eduque para os afectos. Apresentar-se-á neste trabalho, de forma sustentada por um diagnóstico de necessidades empírico, um programa de intervenção de natureza socioeducativa que se propõe a promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, nos jovens, de modo a capacitar para escolhas informadas na sua sexualidade, permitindo assim que se sintam seguros nas suas opções.
- Crescer em família - desafios à implementação de medidas em meio natural de vidaPublication . Duarte, Odete Jesus Branquinho Pais; Ribeiro, Esperança JalesA promoção dos direitos e a protecção das crianças e dos jovens, tem por pressuposto essencial uma intervenção que permita assegurar às famílias condições para lhes garantirem um desenvolvimento pleno, no âmbito do exercício de uma parentalidade responsável. Ou seja, as Medidas em Meio Natural de Vida devem ser accionadas primeiramente, permitindo que, disponibilizando à criança a protecção adequada, lhe seja possibilitada a manutenção na sua família natural, potenciando o seu papel, mediante o reforço e aquisição de competências dos pais, dado que a criança tem direito a ser educada numa família, de preferência a sua. A preservação da família requer então dos serviços de protecção à criança a organização de uma intervenção que contorne as vulnerabilidades manifestadas pelas figuras com responsabilidades parentais, desenvolvendo com a família o reforço das suas competências, de molde a ultrapassar rapidamente o que poderia comprometer o desenvolvimento integral das suas crianças, capacitando-se aassssiimm,, para a sua missão. O Projecto Família, cujo modelo o presente trabalho se propõe adequar para aplicação e execução no âmbito de intervenção da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, na área do concelho de Seia, é um Serviço Intensivo de Preservação Familiar e intervém no contexto natural da família; foi desenhado para apoiar a manutenção da unidade desse núcleo e garantir o bem-estar dos menores, tendo como objectivo intervir com famílias que coloquem em risco as crianças ou jovens a seu cargo.
- A parentalidade na homossexualidade : estudo exploratório com uma amostra de famílias portuguesasPublication . Xavier, Paula Alexandra Cruz da Silva; Alberto, Isabel Maria MarquesEm Portugal, após a legalização do casamento civil entre indivíduos do mesmo sexo, a questão do exercício da parentalidade por pessoas com orientação homossexual tem vindo a ganhar um interesse crescente, o que justifica a realização de estudos empíricos que possam esclarecer as preocupações patentes na discussão pública. Partindo da questão “será a orientação homossexual uma condição importante para o exercício da parentalidade e desenvolvimento dos filhos?” construiu-se um projecto de investigação de carácter exploratório que compreende uma abordagem qualitativa (Estudo 1) - onde serão administradas entrevistas a um grupo (n=20) de pais homossexuais e heterossexuais e realizadas quatro sessões de focus group com técnicos das áreas psicossociais e jurídicas - e uma abordagem quantitativa (Estudo 2) - onde serão administrados o IVIA, EMBU-C, EMBU-A, EMBU-P, COMPA, ICCP, ICCPR e YSR a uma amostra de pais homossexuais (n=80), respectivos filhos (8-15 anos) e professores. O objectivo geral do estudo será contribuir para a identificação das regularidades e especificidades da parentalidade numa amostra de pais portugueses com orientação homossexual.