Departamento de Comunicação e Arte (DCA)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Comunicação e Arte (DCA) by Author "Alegre, Rita dos Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O espaço sala de aula de Educação Visual e Educação Artística como atelier artísticoPublication . Alegre, Rita dos Santos; Maravilha, Mara; Melo, Ana Luísa Pinto De SoutoO presente Relatório Final de Estágio apresenta-se em duas partes complementares, sendo a primeira a Parte I, que consiste numa apreciação crítica sobre as práticas desenvolvidas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, recorrendo aos elementos dos dossiês semestrais, e refletindo sobre as competências adquiridas no ensino das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica (2º CEB). Relativamente à Parte II, passa-se para a elaboração de um enquadramento teórico que investiga, situa e enquadra o espaço sala de aula como atelier artístico, desde a sua conceção espacial até aos materiais, de forma a se identificar de que forma se podem promover novas e inovadoras dinâmicas de aprendizagem através da sua transformação. Esta é uma investigação de natureza qualitativa, de carácter exploratório e descritivo, com recurso a instrumentos de recolha de dados que passam pela observação participante, entrevista semiestruturada e entrevistas em grupo. Com base nos objetivos iniciais , conclui-se que a transformação do espaço sala de aula como atelier artístico visa abrir caminhos para a implementação deste conceito nas escolas, de forma a dinamizar o ensino-aprendizagem. Através da interação com o espaço e com os materiais dispostos, importa estimular uma aprendizagem mais ativa e envolvente dos alunos, sendo o papel do professor essencial para este processo. Em contrapartida, manifestam-se ainda algumas dificuldades, tais como a resistência inicial à mudança do método tradicional de ensino, bem como a gestão do espaço físico para acomodar novas conceções de espaço. Ainda assim, o papel do atelier artístico destaca-se positivamente pela criação de um espaço mais colaborativo, flexível e funcional, essencialmente no contexto das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica.