Departamento de Comunicação e Arte (DCA)
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Browsing Departamento de Comunicação e Arte (DCA) by Author "Almeida, Catarina Alexandra Santos"
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- Consciência Fonológica em idade pré-escolar e no 1.º ano de escolaridadePublication . Almeida, Catarina Alexandra Santos; Matos, Isabel Aires; Silva, Ana IsabelO presente Relatório Final de Estágio é intitulado de “Consciência fonológica em idade pré-escolar e no 1.º ano de escolaridade”, tem como objetivo identificarmos os níveis de desenvolvimento das competências de consciência fonológica de um grupo de crianças de quatro, cinco e seis anos de idade, bem como as principais dificuldades de acordo com o nível de consciência fonológica. Para este efeito, foi realizada uma Prova de Análise da Consciência Fonológica que comtempla tarefas de consciência silábica, de consciência intrassilábica e de consciência fonémica. Esta prova foi aplicada a duas crianças de quatro anos, três crianças de cinco anos e a duas crianças de seis anos do distrito de Viseu. Foi, ainda, realizada uma entrevista com o objetivo de compreendermos quais as conceções que as educadoras de infância detêm sobre a consciência fonológica e que abordagem privilegiam para o desenvolvimento da consciência fonológica. Este relatório encontra-se dividido em duas partes: numa primeira parte é apresentada uma reflexão crítica sobre as práticas em contexto, através da contextualização e análise crítica das competências desenvolvidas no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e na Educação Pré-Escolar (EPE); a segunda parte remete para o trabalho de investigação, onde se inclui a revisão da literatura, a metodologia utilizada e, por fim, a apresentação e discussão dos resultados. Dando ênfase à segunda parte, a revisão da literatura serviu de base para discutir e interpretar os resultados obtidos. A idade das crianças foi considerada como variável com implicações para o desenvolvimento fonológico, bem como a iniciação da aprendizagem da leitura e da escrita. Com os resultados obtidos podemos afirmar que a consciência fonológica evolui em conformidade com a idade das crianças, realçando-se a consciência silábica como o nível onde as crianças apresentam uma maior facilidade e a consciência fonémica como o nível onde as crianças revelam grandes dificuldades. Este estudo permitiu a reflexão sobre a importância do desenvolvimento da consciência fonológica desde a EPE, salientando o papel do/a educador/a como promotor de metodologias que permitam o desenvolvimento da consciência fonológica de forma criteriosa. Desta forma, o bom desenvolvimento destas competências irá promover o sucesso na aquisição da leitura e da escrita.