ESEV - DPCE - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DPCE - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by Author "Alves, Marlene Lopes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Rotina educativa e Literatura para a Infância: relato crítico de práticas e investigação na Educação Pré-EscolarPublication . Alves, Marlene Lopes; Figueiredo, Maria Pacheco; Matos, Isabel Aires deO presente Relatório Final de Estágio inclui duas partes: uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB e na Educação Pré-Escolar (EPE), e uma segunda parte, relativa ao projeto de investigação desenvolvido em contexto de estágio no âmbito da PES na EPE. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado com recurso à observação participante em contexto de estágio, entrevista à educadora de infância, notas de campo, gravações áudio, registos fotográficos e questionário aos pais. A análise de conteúdo permitiu cruzar dados das diferentes recolhas, sublinhando a importância que a Literatura para a Infância tem numa rotina educativa para crianças em EPE. Com esta investigação procurei perceber de que forma ocorrem as rotinas educativas em contexto de EPE e em contexto familiar, procurando compreender de que forma surgem os momentos destinados ao contar de histórias. Os resultados obtidos permitem perceber que as rotinas educativas assumem uma grande variedade de benefícios, oferecendo estrutura e segurança, além de permitir que se vão introduzindo elementos novos no decorrer do tempo. Quanto às rotinas familiares, neste estudo, percebi que os fins de semana diferem em relação aos dias de semana, porém há um interesse por parte dos pais em tentar manter alguns momentos de rotina diária. No período de confinamento, verifiquei que houve um maior interesse por momentos de hora do conto nas rotinas familiares, sendo de destacar o momento antes de as crianças irem dormir.