ESEV - DPCE - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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- A Censura e a Liberdade de Expressão sobre as perceções dos alunos de uma turma do 6.º ano de escolaridadePublication . Cravo, Alice Manuela Correia; Nunes, JoãoO presente relatório final de estágio apresenta um estudo elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e do 2.º CEB em Português e História e Geografia de Portugal (HGP), mais concretamente numa turma do 6.º ano de escolaridade na disciplina de HGP. Neste sentido, este divide-se em duas seções, a primeira parte, apresenta-se o percurso desenvolvido durante as Prática de Ensino Supervisionada (PES) I e II no 1.º CEB e na PES II no 2.º CEB, em que se descreve os contextos das práticas pedagógicas e se faz uma análise crítica das competências pedagógicas adquiridas ao longo dessas experiências de ensino. A segunda parte do relatório é dedicado ao estudo empírico, onde este se inicia pela definição do objeto de estudo e a sua pertinência, avançando depois para uma revisão de literatura. Posteriormente, indica-se a metodologia utilizada, através da amostra, das técnicas e instrumentos de recolha de dados, dos procedimentos adotados e da análise e tratamento de dados. Seguidamente, a apresentação e discussão dos dados recolhidos, que consistiu na análise e interpretação dos dados obtidos nos dois inquéritos por questionário à turma. Por fim, apresentam-se as conclusões do estudo, bem como uma apreciação global de todo o processo.
- Alunos com Necessidades Educativas e Bullying em contextos inclusivos:contributos de um Estudo de CasoPublication . Silva, Ana Margarida Pereira da; Felizardo, Sara,Este trabalho apresenta uma investigação sobre a problemática do Bullying no âmbito da inclusão dos alunos Necessidades Educativas Especiais (NEE). Segundo Serrate (2009), o bullying pode ser definido como sendo um comportamento de agressividade reiterada por parte de uma pessoa que atormenta, incomoda ou persegue uma outra pessoa que não tem a possibilidade de se defender. A literatura atual realça que os alunos com dificuldades desenvolvimentais/NEE estão em maior risco de envolvimento em dinâmicas de bullying. Neste contexto, delineámos os seguintes objetivos: i) analisar as perceções dos intervenientes no processo educativo (pais, professores e técnicos) sobre o funcionamento pessoal, social e inclusão da jovem com NEE; ii) perceber a opinião dos participantes do estudo sobre as barreiras, facilitadores e estratégias de coping utilizadas pela jovem com NEE nas situações de bullying e no processo de inclusão nos contextos de vida; iii) compreender a relevância da rede de suporte social e do envolvimento dos pais nas situações do bullying bem como no processo de inclusão, e iv) analisar a perceção da jovem sobre as suas próprias competências, dificuldades e apoios no âmbito das situações de bullying e da sua inclusão nos contextos de vida. No que respeito à parte empírica trata-se de uma de investigação qualitativa, especificamente, de um estudo de caso de uma jovem de 29 anos com dificuldades desenvolvimentais/ NEE. Para a sua concretização, recorreu-se a entrevistas semiestruturadas, tendo como técnica de recolha de dados a análise de conteúdo. Foram envolvidos 11 participantes (a jovem com NEE, a mãe, um amigo, professores de ensino regular e técnicos). Quanto aos resultados, a maior parte dos registos incide sobre a participação e inclusão da jovem nos seus contextos sociais de vida, tendo-se verificado como barreiras à inclusão: a rejeição por parte dos pares, as dificuldades pessoais e de aprendizagem da aluna; em relação aos facilitadores da inclusão, salientam-se as dinâmicas relacionais muito positivas com professores e técnicos. Estes registos também evidenciam a necessidade de se intervir ao nível de estratégias educativas e no envolvimento familiar, com o propósito de promover as relações interpessoais e delinear ações mais eficazes na resolução das situações de bullying. Concluímos, ainda, que a investigação nesta área é incipiente e os dados estatísticos escassos. É essencial alertar as pessoas para a realidade do bullying, pois cada um de nós tem direito a viver a sua vida com respeito e dignidade.
- Avós, crianças e livros: relato crítico de práticas e investigação na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Rodrigues, Joana Andreia Lourenço; Figueiredo, Maria Pacheco; Rocha, JoãoNa sociedade atual, as características e o papel dos avós na família apresenta diferenças em relação a outras épocas. São avós mais jovens, tendendo a cuidar-se e a manterem-se atualizados, acompanhando a geração dos seus netos em vez de se identificar uma diferença de estilo de vida e cultural significativa. A sociedade levou a uma aumento significativo de condições para um envelhecimento ativo e dinâmico. Também são avós cuja qualidade de vida lhes proporciona oportunidades de viverem de forma mais duradoura, também por avanços na Medicina. A nível familiar, os avós sempre foram considerados como pilares nas necessidades requeridas pela família, auxiliando e, por vezes, substituindo as principais funções dos progenitores na vida dos seus netos. O papel dos avós na vida das crianças foi o tema que orientou este relatório final de estágio que aborda as práticas de ensino supervisionadas realizadas em contextos de educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico e um estudo desenvolvido sobre a temática da representação dos avós na Literatura para a Infância. A partir do estudo, pretende-se contribuir para o conhecimento da forma como os avós são representados em livros de Literatura para a Infância, através de uma análise criteriosa de aspetos caraterísticos dos avós e relações intergeracionais. Discute-se, ainda, o potencial dos livros de Literatura para a Infância enquanto suporte para atividades sobre os avós com crianças em idade pré-escolar
- Brincar no espaço exterior com as TIC: das práticas educativas às competências reflexivas e investigativasPublication . Lopes, Susana Filipa Marques; Figueiredo, Maria Pacheco; Rego, BelmiroO presente relatório de estágio tem como objetivos analisar criticamente a prática de ensino supervisionada que foi desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico e compreender quais as vantagens de brincar no espaço exterior, conhecendo formas de tornar a utilização das tecnologias significativa nesse espaço. Como forma de analisar e refletir o trabalho que foi desenvolvido ao longo das intervenções recorremos aos materiais e instrumentos utilizados ao longo da prática, fundamentando com autores e referências o desenrolar do trabalho. Relativamente ao estudo em questão trata-se de uma investigação de caráter qualitativo que envolveu a participação de três educadoras de infância com diferentes anos de prática, cada uma delas com experiências e opiniões distintas. No relatório pretendeu-se em primeiro lugar demonstrar a importância de as crianças brincarem no exterior adquirindo aprendizagens essenciais à sua sobrevivência e desenvolvendo diversas competências (motoras, sociais, cognitivas, emocionais) que as fazem tornar-se independentes e autónomas. Em segundo lugar, considerando que as crianças agora estão tão familiarizadas com as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e uma vez que podem oferecer-lhes novas perspetivas sobre as aprendizagens e brincadeiras no exterior, considero importante explorá-las, levando-as para o espaço exterior e tornando as crianças ativas com a sua utilização.
- Comportamentos aditivos sem substância numa amostra de adolescentes da região centroPublication . Sousa, Maria de Fátima de Jesus; Magalhães, Catia; Sargento, JoséTem vindo a aumentar a evidência de que os adolescentes passam muito tempo a jogar e que jogar em excesso pode conduzir a jogadores patológicos. A presente investigação tem como objetivo principal estudar comportamentos relacionados com dependências comportamentais sem substâncias, mais especificamente, o uso de videojogos e jogos de apostas (online e offline), numa amostra de adolescentes portugueses. Participaram neste estudo 247 adolescentes (56,3% do género masculino e 43,7 do género feminino) dos 13 aos 19 anos, duma escola pública da região centro. Utilizaramse as escalas: Internet Gaming Disorder Scale-Short-Form, itens da Impact of Gambling Advertising Scale, Child and Adolescent Mindfulness Measure e Escala de Bem-estar Psicológico e um questionário sociodemográfico. A análise descritiva e inferencial foi realizada com recurso ao SPSS, com grau de confiança de 95%. Os resultados apontam que 1.6% dos adolescentes foram classificados como jogadores com distúrbio de videojogos e 21.1% estão em risco de Internet Gaming Disorder-IGD. A prevalência de jogos de apostas no último mês atingiu 23%, com preferência por apostas desportivas online (70%). O género masculino apresenta maior perturbação de jogo (gaming e gambling). A IGD relaciona-se negativamente com o bem-estar psicológico e a intensidade de jogo de apostas relaciona-se negativamente com relações positivas. Também se verificou a inexistência de relação significativa entre mindfulness e o uso de jogos (online/offline). Constata-se a importância de considerar os adolescentes com dependência de jogo online, como os que estão em risco de vir a desenvolver essa perturbação e de planear a deteção precoce.
- Conceções dos supervisores sobre as práticas de supervisão no 1.º CEBPublication . Rogg, Tânia Daniela Barros Coimbra; Rocha, JoãoO presente Relatório Final de Estágio patenteia o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Relatório divide-se em duas partes, sendo que na Parte I apresentamos uma reflexão sobre as Práticas de Ensino Supervisionada em contexto de sala de aula, no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, onde ocorreram os nossos estágios, com uma forte sustentação nos Padrões de Desempenho Docente. Na Parte II expomos o nosso trabalho de investigação “As conceções dos supervisores sobre as práticas de supervisão no 1.º CEB”, tendo como principais objetivos: i) compreender a importância atribuída pelos orientadores cooperantes e pelos supervisores institucionais às práticas de supervisão no 1.º CEB; ii) conhecer o tipo de formação que os participantes têm no âmbito do saber respeitante à supervisão pedagógica; iii) perceber quais as dimensões da supervisão pedagógica mais valorizadas no âmbito da PES; e, por último, iv) relacionar a formação dos participantes com as práticas instituídas relativamente à supervisão no 1.º CEB. De modo a atingirmos os objetivos propostos, num primeiro momento, apresentamos uma revisão da bibliografia sobre os temas em questão, ancorando teoricamente o nosso estudo. Numa segunda parte, apresentamos o nosso estudo e os dados obtidos. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, em que para a recolha dos dados utilizámos o inquérito por entrevista. Este foi aplicado a supervisores de uma instituição de ensino superior público e aos orientadores cooperantes das escolas que cooperam com esse mesmo estabelecimento. Os resultados obtidos evidenciam que a supervisão pedagógica no contexto de formação inicial de professores é essencial para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor em formação, onde este coloca em prática as aprendizagens teóricas e, num trabalho de colaboração com os supervisores institucionais e o orientador cooperante, desenvolve novas competências. Aptidões essas que se situam no âmbito da reflexão sobre as suas práticas, da gestão de situações de índole diversa, da visão da educação e do olhar que tem sobre a sala de aula e a escola, sempre com o objetivo de promover aprendizagens de qualidade, quer individuais, quer coletivas dos alunos, mas também do próprio professor em formação, na construção do seu perfil como futuro professor. Concluímos assim que as práticas de supervisão são fundamentais na formação dos futuros professores e estas devem ser sustentadas num trabalho colaborativo de formação interativo, envolvendo o orientador cooperante, o supervisor e o formando/professor em formação.
- Conceções e práticas dos professores sobre a Educação para a Cidadania no 1.º CEBPublication . Costa, Ana Sofia Ferreira; Cardoso, Ana Paula; Rocha, JoãoA problemática da Educação para a Cidadania é cada vez mais debatida, devido às mudanças sociais que ocorrem a um ritmo acelerado. Atualmente, a escola deve assumir novos desafios que se devem refletir nas práticas pedagógicas dos professores. Ao considerar-se a escola como um espaço privilegiado para a formação de cidadãos é necessário que estes reflitam sobre a sua prática pedagógica de forma a promover competências de índole social. Assim, com esta investigação pretendemos dar a conhecer as perspetivas dos professores relativamente à Educação para a Cidadania no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O tema da mesma é resultado da reflexão sobre as práticas docentes no que respeita à componente de Educação para a Cidadania no 1.º CEB, durante as observações em contexto de PES1CEB I e II. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário, aplicado a professores a lecionarem em quatro agrupamentos de escolas do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir que os professores incluem a área de Educação para a Cidadania nas suas práticas pedagógicas, sendo feito um trabalho transversal com maior incidência na área de Estudo do Meio, através de determinadas metodologias. As dimensões mais trabalhadas em contexto de sala de aula dizem respeito à educação ambiental/desenvolvimento sustentável e educação para a igualdade de género. Neste âmbito, apesar das dificuldades que os professores reconhecem à abordagem desta área, valorizam a formação contínua como forma de desenvolver competências para colmatar as mesmas.
- A Construção Sociocultural do Sucesso Escolar: uma abordagem sociológica em contexto do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Moreira, Andreia Filipa Miranda dos Santos; Ramalho, Henrique,Há muito que o sucesso e o insucesso escolar têm chamado à atenção da comunidade, que tem procurado compreender este fenómeno e tentar agir sobre ele. A transformação da escola de elite para a escola de massas levou a que esta instituição incluísse uma grande diversidade de alunos. De repente, docentes habituados a trabalhar com alunos oriundos da mesma classe social, com a mesma cultura, com um nível sociocultural idêntico, deparam-se com uma diversidade social, cultural e económica para a qual não estavam preparados. Apesar da grande diversidade existente dentro das salas de aula, o modo de trabalhar com os alunos é o mesmo, o currículo é um documento único igual para todos os indivíduos e para todas as escolas, independentemente das suas características. A validação de uma cultura em detrimento de outra, ou seja, a valorização da cultura da classe mais favorecida, conduz a um descontentamento por parte dos alunos oriundos das classes sociais mais desfavorecida e que aos poucos, começam a conhecer de perto o insucesso escolar e em alguns dos casos, chega mesmo a culminar no abandono escolar. O estudo teórico metodológico deste relatório incide sobre as informações fornecidas pelos alunos e pelo(a) docente de uma turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A análise e interpretação dos dados recolhidos permitiu estabelecer relações entre as perspetivas dos alunos e do(a) professor(a). Podemos concluir que os intervenientes têm a mesma posição relativamente à definição dos conceitos. Contudo, os alunos têm uma visão mais simplista e redutora. Os alunos valorizam a participação das famílias e acreditam que estas participam muito na sua vida escolar, no entanto o(a) docente partilha da opinião de alguns autores que afirmam que as famílias não têm uma presença ativa na vida escolar dos seus educandos. Em termos de documentos orientadores, o currículo não tem em atenção a diversidade existente nas escolas, não tratando de forma justa todos os indivíduos, acentuando assim as desigualdades já existentes, já à entrada das escolas e que estas marcam os alunos ao longo do seu percurso escolar. Para orientar este relatório definimos os seguintes objetivos: i) definir o conceito de (in)sucesso escolar, aludindo a uma perspetiva multifocalizada de sentidos e de significados atribuídos ao (in)sucesso escolar; ii) explorar as representações e construções socioculturais dos sentidos e dos significados de (in)sucesso escolar; iii) averiguar as semelhanças e divergências entre as diversas perspetivas de (in)sucesso escolar; iv) identificar o público-alvo do (in)sucesso escolar (para quem?) e; v) compreender as racionalidades do (in)sucesso escolar, configurando-o como um desígnio obrigatório (para quê?). No que concerne ao trabalho investigativo, os dados são recolhidos através de entrevistas e analisados à luz da análise de conteúdo.
- Consumo de álcool e tabaco numa amostra de adolescentes Portugueses: relevância das memórias de vergonha e de práticas parentaisPublication . Eira, Joana Rita Vinagre da; Magalhães, Cátia; Fernandes, RosinaO consumo de álcool e tabaco na adolescência representa um grave problema de saúde pública e estudos recentes com adolescentes têm indiciado a vergonha no desenvolvimento de psicopatologia e consumo de substâncias psicoativas. As experiências de vergonha podem ocorrer desde a infância e as figuras parentais parecem desempenhar um papel importante na estruturação destas memórias. Contudo, a pesquisa sobre a vergonha e o impacto das memórias precoces de vergonha na adolescência é escassa. Esta investigação, de natureza quantitativa e exploratória, teve como finalidade analisar a relação entre memórias precoces de vergonha e memórias de práticas parentais e a sua influência no consumo de álcool e tabaco numa amostra de 52 adolescentes portugueses, explorando ainda a influência de algumas variáveis sociodemográficas. Na recolha de dados, realizada de forma transversal, utilizaram-se a Escala de Vergonha Externa e Interna, Teste para Identificação de Problemas Relacionados ao Uso do Álcool, Teste de Fagerström para a Dependência da Nicotina, Escala de Lembranças sobre Práticas Parentais e um questionário sociodemográfico. Os resultados indiciam uma relação significativa e negativa entre memórias de práticas parentais de suporte emocional e memórias de vergonha. Por oposição, memórias de rejeição e sobreproteção parentais relacionaram-se significativa e positivamente com memórias de vergonha. Para além disso, verificou-se uma influência significativa destas variáveis, bem como das características sociodemográficas idade, escolaridade e meio de residência nos consumos dos adolescentes. No entanto, considera-se que são necessários mais estudos que clarifiquem estes resultados.
- O consumo de substâncias psicoativas em adolescentes: Implementação do programa de prevenção "Eu e os Outros" em contexto escolarPublication . Bizarro, Soraia Daniela Pinto; Fernandes, Rosina; Martins, EmíliaO presente relatório apresenta os resultados da realização do estágio enquadrado no Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco. Ao longo do estágio foi implementado o programa “Eu e os Outros”, com a exploração da narrativa 2 “A amizade - com a cannabis pelo meio”, que teve como propósito a prevenção dos comportamentos aditivos e dependências e redução de danos nos adolescentes alvo de intervenção, expandindo o seu conhecimento acerca das Substâncias Psicoativas (SPA). O uso destas substâncias é um fenómeno universal e antigo. Porém, é percetível que o seu acesso e consumo tem-se revelado ano após ano maior entre jovens e adolescentes. Por vários motivos, a adolescência constitui uma fase de grande exposição ao consumo de SPA sendo fundamental investir numa prevenção precoce. Este programa foi implementado junto de 81 alunos de uma Escola Profissional da região Centro. Os instrumentos utilizados para proceder à avaliação da eficácia da intervenção foram os questionários de avaliação pré e pós-intervenção e de avaliação da satisfação geral dos participantes, cuja análise de dados foi efetuada através do IBM SPSS, versão 28.0. Os resultados obtidos permitem perceber que, no geral, os participantes melhoraram o seu nível de conhecimentos acerca das SPA e revelaram que existe satisfação com o programa e com o modo como os temas foram expostos e debatidos. Importa perceber os efeitos do programa nos comportamentos dos jovens e continuar a investir na intervenção preventiva, principalmente em contexto escolar.