ESEV - DCEN - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCEN - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by Author "Marques, Carolina de Almeida Braz"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Interações sociopedagógicas nos processos de ensino e de aprendizagem da matemáticaPublication . Marques, Carolina de Almeida Braz; Ribeiro, António; Ramalho, HenriqueO presente estudo está dividido em duas partes, a primeira com uma reflexão críticas das práticas por nós desenvolvidas e a segunda com a investigação que desenvolvemos. A primeira diz respeito a uma apreciação dos estágios que realizámos quer no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e no 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.º CEB) nas disciplinas de Matemática e Ciências Naturais, que englobam as caraterizações gerais das turmas e as competências desenvolvidas. A segunda parte do nosso estudo analisa as interações socioculturais ocorridas em sala de aula, encarando-as como potenciadoras ou inibidoras dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática e verificando o grau de eficiência que as interações podem suscitar na aprendizagem, neste caso concreto, da Matemática. Dada a natureza do problema a investigar, optou-se por uma metodologia de investigação de matriz qualitativa numa das suas variantes, o estudo de caso. A recolha de dados incluiu as técnicas de observação não participante, o diário de bordo e a entrevista a três alunos e à professora responsável pela disciplina de Matemática. Os resultados do estudo apontam para uma mudança na forma como as interações são vistas, pelos alunos e professores, no ensino e na aprendizagem da Matemática. O reforço das interações entre os alunos origina uma capacidade reflexiva, instrutiva e de maior participação na construção do seu próprio conhecimento.