ESEV - DPCE - Resumos de eventos científicos não indexados à WoS/Scopus
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DPCE - Resumos de eventos científicos não indexados à WoS/Scopus by Author "Abrantes, José Luís"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O sucesso escolar no ensino secundário: O caso português.Publication . Ferreira, Manuela; Abrantes, José Luís; Cardoso, Ana PaulaO insucesso escolar é muitas vezes explicado pela falta de interesse, pela dificuldade de adaptação ao curso e à instituição de ensino levando a um sentimento negativo de pertença à escola e à baixa motivação do estudante. Este estudo tem como objetivos específicos avaliar de que forma o sentimento negativo de pertença à escola influencia a motivação intrínseca para os cursos; como o sentimento negativo de pertença à escola influencia a perceção de aprendizagem nos cursos; e de que forma a motivação intrínseca para os cursos influenciam a perceção de aprendizagem nos cursos. Desenvolve-se um estudo não experimental, analítico e correlacional, explicativo, de corte transversal em que foi desenvolvido modelo tendo como base as equações estruturais. Utilizou-se uma amostra de 1986 estudantes portugueses que frequentavam o ensino secundário. Os resultados indicam que o sentimento negativo de pertença à escola influência de forma significativa negativamente a motivação Intrínseca para o curso e a perceção de aprendizagem no curso. Por sua vez, a motivação intrínseca para o curso tem um impacto significativo e positivo na perceção de aprendizagem no curso.