ESEV - DPCE - Resumos de eventos científicos não indexados à WoS/Scopus
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DPCE - Resumos de eventos científicos não indexados à WoS/Scopus by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 30
Results Per Page
Sort Options
- Saúde em pessoas idosas com 80 e mais anos residentes na comunidade: a contradição entre o que é visto e o que é sentidoPublication . Araújo, Lia; Teixeira, Laetitia; Ribeiro, Óscar
- Hábitos alimentares em crianças e jovens: nível de adesão à Dieta MediterrânicaPublication . Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, RosinaResumo — Pretende-se com este estudo explorar os hábitos alimentares de crianças e jovens, nomeadamente o nível de adesão à Dieta Mediterrânica, em função da idade e zona geográfica. Participaram neste estudo 68 crianças e jovens (entre os 6 e os 16 anos) provenientes dos distritos de Lisboa e Viseu. Na avaliação do nível de adesão à Dieta Mediterrânica foi utilizado o KIDMED – Mediterranean Diet Quality Índex. Os dados foram analisados com recurso ao software estatístico SPSS 20, assumindo como valor de referência o grau de confiança de 95%. Para além das análises descritivas, procedeu-se à exploração de correlações entre variáveis e testes de hipóteses. À semelhança de outros estudos (Santos, 2003; Serra-Majem et al., 2004), a maioria dos sujeitos situa-se nos níveis médio e elevado de adesão à Dieta Mediterrânica. Constatou-se uma correlação moderada negativa e estatisticamente significativa entre a idade e o resultado total do KIDMED. Os resultados em função da zona geográfica de residência evidenciam níveis inferiores de adesão à Dieta Mediterrânica nas crianças e jovens da região de Lisboa. Estes resultados revelam-se importantes, porquanto podem sustentar a necessidade de intervenções específicas de âmbito nutricional, com vista à prevenção de problemas relacionados com o excesso de peso e obesidade.
- Actividade física em crianças e jovens em contexto escolar e de lazerPublication . Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fernandes, RosinaResumo — É propósito deste estudo contrastar os níveis de actividade física em crianças e jovens, nos contextos de escola e lazer, em função de variáveis sócio demográficas (idade e género) e contextuais (prática de actividade desportiva de pais e amigos). Para o efeito, utilizou-se uma amostra de 55 sujeitos, de idades compreendidas entre os 10 e 20 anos, de ambos os géneros. Os dados foram recolhidos em Viseu, a partir do Questionário sobre actividade física habitual - filhos (Baecke et al.,1982). A análise dos dados foi realizada no SPSS 20, tendo-se utilizado as técnicas estatísticas adequadas em função do tipo de escala e da natureza das variáveis. Diferenças significativas (p=.05) evidenciaram uma diminuição da prática da actividade física com a idade, tal como noutros estudos (Henriques, 2000; Rodrigues, 2001), bem como uma não diferenciação por género (Cardoso, 2000). Os resultados denotam, ainda, um apreciável nível de concordância entre a influência da prática desportiva dos amigos nos níveis de prática dos sujeitos da amostra e a percepção destes sobre a mesma. A reflexão decorrente destes resultados revela-se fundamental, atendendo à importância da promoção da saúde em contextos educativos formais e não formais, a partir do incremento de práticas adequadas de actividade física.
- Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças num estudo realizado em contexto pré-escolarPublication . Jales Ribeiro, Esperança; Gomes, Marta; Felizardo, SaraA família é o primeiro contexto de socialização da criança. É nela que se desenvolve a parentalidade que definimos como a relação entre duas gerações, pais e filhos, em que os primeiros têm o objetivo de garantir a educação e o desenvolvimento integral dos segundos. Os estilos parentais são definidos habitualmente como um conjunto de atitudes dos progenitores que formam um clima emocional no qual os comportamentos das mães ou dos pais são expressos. Numa organização familiar saudável os pais devem apresentar estilos educativos assentes em atitudes positivas que favoreçam a autoestima e o autoconceito dos seus filhos. O objetivo da investigação empírica é o de caracterizar o estilo parental dos progenitores de 24 crianças de idade pré-escolar identificando específicamente as representações dos respetivos filhos acerca dos estilos dos pais quando estes se avaliam como permissivos. Trata-se de um estudo descritivo não experimental onde participaram 24 pais e 24 crianças de idade Pré-Escolar (com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos), que frequentam um Jardim-de-Infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social em Viseu, Portugal. Os instrumentos utilizados foram o Inquérito Sociodemogáfico e uma Escala de Estilos Parentais, com adaptação pictográfica para crianças na dimensão Laxismo/Permissividade. Os resultados evidenciaram não existir convergência entre a avaliação dos pais e dos filhos na dimensão estudada. No geral apenas em 46% dos casos se verifica acordo das crianças e dos pais quanto a atitudes permissivas destes para com elas, sendo que as restantes os avaliaram com graus de permissividade muito superior ou inferior aos atribuídos pelos progenitores. O desfasamento e possíveis interpretações sobre o mesmo serão analisados na discussão dos resultados.
- Narratives about the identity of the child and pedagogy: Contributions to an epistemology of practicePublication . Jales Ribeiro, Esperança; Felizardo, SaraThe notion of identity is addressed by all areas interested in the individual and the image of himself (Vasquez & Lipiansky, 1997). Not being a unique construct of sciences like psychology, or sociology, is, when referring to humans, very marked for its philosophical roots. Thus, continues to persist in the speeches of kindergartners teachers about the pedagogical practice, an insistent reusing of concepts arising from the Cartesian paradigm, which show a kind of epistemological contamination of rationalist content. This impact has influenced for a long time theories that imposed, for the understanding of the child, the existence of barriers between the interior, (symbolized by the intern, the psychic) and the exterior (symbolized by the social), by agglomerating the supposed realities. In this paradigm called representationist, are included the theories that assume that each person represents a motivational system, singular, delimited, where the identity is understood as leading to a vision of the child as a "sponge", "closed in himself. These perspectives opposed those that point to the fact that knowledge is something that we share under the linguistic form. Under this paradigm called Dialogic, evidenced in the movement of social constructivism, it is proposed that the identity, does not constitute a representation, but an expression a "nuance" of our narrative, a way to tell the individuality, resulting from a creative construction of multiple realities about us and the world (Rosa & Valsiner, 2007). It is understood that the actors, perceived as interlocutors, negotiating permanently their identity in transitional communicates, where there is no inside or outside. The interaction is itself a creative activity, given that each one must take into account the other (Oles & Hermans, 2005). We went from an epistemological position of a lone actor, on his relationship with the world, which finds others in your life context (Habermas, 1987), for the defence of the construction of a public space negotiated through communication. Both paradigms allow to envisage direct implications on pedagogy of childhood and is not least follow one or the other. The understanding of the concept of identity from the representationist paradigm implies that the educator is seen as a strategist, in a logic of transmission, which has a child as a starting point, helping in the process of discovery of two worlds (indoor and outdoor) in order to be able to answer the question "who am I?" In a sense Dialogic sets course for a communicational action and questioning of the meanings that the child constructs and the way it communicates, how do you choose to keep in touch. This is to replace the "action that meets the child", by "acting with the child". The pedagogical model of the Modern School Movement (MEM) implemented by a group of educators, which cooperated in the present investigation, plays, from the conceptual point of view, the assumptions of the Dialogic paradigm, as recommended practices, with an emphasis on communicational aspects of valorisation of language and collaborative learning. In this context, the research question is as follows: The educators who implement the pedagogical model MEM are distinguished from other educators, who do not use a specific pedagogical model (SMPE), as to how they define and identity the child and the pedagogical strategies used? It must therefore be: know how to define the concept of identity educators of the child; analyse if the fact of using the MEM model ensures an understanding of the concept of identity in line with the dialogical paradigm; analyse the consistency between the concept and the type of educational practices that want to implement; withdraw implications of the results for education of these professionals.
- Contributos da perspetiva dialógica para a práxis do educador social: fundamentos e potencialidadesPublication . Jales Ribeiro, Esperança; Felizardo, SaraPropomo-nos evidenciar que a resposta mais eficaz e renovada aos desafios que se colocam, no mundo contemporâneo, ao trabalho social e à práxis socioeducativa, é a abordagem dialógica. Para o efeito, identificar-se-ão os princípios em que esta última se sustenta, evidenciando as suas potencialidades no contributo para uma compreensão distinta das práticas. Apresentaremos as implicações daí decorrentes, para a práxis do Educador Social, nos processos de autonomização dos sujeitos, bem como no entendimento das ferramentas suscetíveis de a apoiarem, como é o caso da observação e da avaliação, perspetivadas, nesta aceção, enquanto opções discursivas, isto é: como recursos para o desenvolvimento de diálogos na equipa de profissionais, de forma a que os significados produzidos sejam vistos como construções sociais, passíveis de revisão e negociação. Evidencia-se que se ampliam, deste modo, as possibilidades de ação, dando lugar a uma corresponsabilização no trabalho a desenvolver. O foco passa agora a estar nos recursos e potencialidades, assim como nos sentidos atribuídos aos problemas, ao invés de estar nos possíveis déficits. A tónica está em apoiar a capacidade de empowerment dos sujeitos possibilitando que estes se perspetivem de novas formas visualisando outras possibilidades de futuro. A práxis socieducativa centra-se, assim, numa ampliação da visão de mudança que leve o Educador Social a ressignificar o espaço de diálogo como um contexto colaborativo, respondendo às exigências de uma era pós-moderna. Este relacionamento conduz a uma postura de maior tolerância face à diferença e à incerteza, características dos processos de produção de sentido, associados, por sua vez, a uma postura ética e humanizante dos profissionais.
- Centenários bem sucedidosPublication . Araújo, Lia; da Costa Teixeira, Laetitia; Afonso, Rosa Marina; Paul, Constança; Ribeiro, OscarChegar aos 100 anos de idade pode significar ter uma saúde debilitada, dificuldades físicas e sensoriais que interferem na realização das principais atividades do quotidiano, e ter assistido à perda de familiares e amigos. Porém, diversos estudos reportam a capacidade de adaptação deste grupo etário a esses desafios, considerando-a relevadora de um envelhecimento bem sucedido (EBS). Este estudo objetiva explorar diferentes abordagens de EBS numa amostra de pessoas com 100+ anos. 70 centenários (Midade 100.91, DP 1.37; 87.1% mulheres) com capacidade cognitiva para responder a questões de auto-percepção foram selecionados no âmbito do PT100 (Porto e Beira Interior). Indicadores de EBS (ex.: saúde, capacidade funcional, funcionamento social e percepções pessoais de aspetos da vida atual) foram recolhidos em entrevista aos participantes. A distribuição dos centenários por diferentes perfis de EBS foi explorada através de análises estatísticas. Apenas 2 centenários reúnem os critérios de EBS do modelo de Rowe e Kahn. Ao se considerarem critérios alternativos, como a percepção da situação económica e de saúde, e a felicidade, a percentagem de centenários com EBS aumenta para 62.9%, 44.3% e 32.3% respetivamente. Abordagens holísticas que considerem as percepções individuais revelam-se como fundamentais numa vivência bem sucedida da fase muito avançada de vida.
- O sucesso escolar no ensino secundário: O caso português.Publication . Ferreira, Manuela; Abrantes, José Luís; Cardoso, Ana PaulaO insucesso escolar é muitas vezes explicado pela falta de interesse, pela dificuldade de adaptação ao curso e à instituição de ensino levando a um sentimento negativo de pertença à escola e à baixa motivação do estudante. Este estudo tem como objetivos específicos avaliar de que forma o sentimento negativo de pertença à escola influencia a motivação intrínseca para os cursos; como o sentimento negativo de pertença à escola influencia a perceção de aprendizagem nos cursos; e de que forma a motivação intrínseca para os cursos influenciam a perceção de aprendizagem nos cursos. Desenvolve-se um estudo não experimental, analítico e correlacional, explicativo, de corte transversal em que foi desenvolvido modelo tendo como base as equações estruturais. Utilizou-se uma amostra de 1986 estudantes portugueses que frequentavam o ensino secundário. Os resultados indicam que o sentimento negativo de pertença à escola influência de forma significativa negativamente a motivação Intrínseca para o curso e a perceção de aprendizagem no curso. Por sua vez, a motivação intrínseca para o curso tem um impacto significativo e positivo na perceção de aprendizagem no curso.
- The practice of interdisciplinarity in Technological Education projectsPublication . Cardoso, Ana Paula; Santiago, Rosário; Pereira, JoséThe rapid development of technology, together with the expertise of scientific knowledge requires a change in teaching-learning methodologies in schools in order to contribute to the integration of knowledge. In the discipline of Technological Education (TE) it is customary to turn to implementing interdisciplinary practices based on project-based methodologies. Promoting the value of these practices means relying on more innovative education, dedicated to developing individuals who are flexible, critical, supportive and receptive to change in response to the demands of a society in constant transformation. To that end, we sought to discover the perception teachers, students and employers in the local community have with regards to the importance of interdisciplinarity in developing TE projects. For this, a descriptive and exploratory study was conducted based on a survey questionnaire and interview. The convenience sample consisted of 11 TE teachers, mostly female, aged between 50 and 59 years; 987 students of both sexes, aged 12 or older, attending the 3rd cycle of basic education [7th – 9th years of schooling]; and 15 representatives of employers, mostly male, taking place in four school groupings in the central region of Portugal. The data indicate that most teachers consider it very important to articulate TE with the other disciplines of the academic year, with an identical the percentage for those admitting they put it into practice a few times and those who say that they always or almost always do. They mention the transfer of scientific knowledge from one domain to another as the main advantage. Regarding students, they consider that a TE project is more interesting when it is carried out in connection with other disciplines in the same academic year and that it should favour the use of devices and the interaction between knowledge. As for employers, they are unanimous in affirming the importance of schools promoting interdisciplinary projects and all consider it relevant that schools establish regular partnerships with local community organizations. These data reinforce the importance of schools, and TE teachers in particular, in promoting interdisciplinarity together with the professional context, since this is an asset not only from the curricular standpoint, but also to train autonomous citizens who participate in community life.
- Abordaje dialógico en Pedagogía Social: el uso del photovoice como herramienta pedagógica y metodología participativaPublication . Jales Ribeiro, Esperança; Araújo, Lia; Figueiredo, Maria Pacheco; Felizardo, Sara; Amante, Maria JoãoEl papel del Educador Social es fundamentalmente pedagógico en la medida en que está sostenido en su matriz de referencia que es la Pedagogía Social. La intervención del Educador Social sólo será eficiente si existen teorías y modelos que sostengan su acción y le permitan promover las condiciones de educabilidad de las personas. Así, uno de los desafíos que se colocan, en este ámbito, es de la creación de conocimiento que haga visible la matriz teórica en que se inscribe su praxis profesional (Berñe, 2014; Corrreia, Martins, Azevedo & Delgado, 2014). En el ámbito de las contribuciones de la Pedagogía Social, mientras el cuadro conceptual que fundamenta la praxis del Educador Social, evidenciamos la emergencia del abordaje dialógico cuyo foco está en apoyar la capacidad de empowerment de los sujetos posibilitando que estos se prevean nuevas formas visualizando otras posibilidades de futuro. La praxis socioeducativa se centra, así, en una ampliación de la visión de cambio que lleve al Educador Social a resignificar el espacio de diálogo como un contexto colaborativo, respondiendo a las exigencias de una era post-moderna. Se trata de potenciar recursos y potencialidades, en vez de incidir en los posibles déficits, alejándose de intervenciones asistencialistas para la capacitación del individuo. En una profesión orientada para la promoción de la autosuficiencia, solaz e inclusión de los clientes, como es el caso de la educación social, es fundamental que los procesos relativos a las prácticas reflejen y sean coherentes con las metas. En esta comunicación evidenciaremos que la respuesta más eficaz y renovada a los desafíos que se colocan, en el mundo contemporáneo, al trabajo social y a la praxis socioeducativa, es el abordaje dialógico (Garavan, 2013). Para el efecto, se identificarán los principios en que esta última se sostiene y sus potencialidades en la contribución para una comprensión distinguida de las prácticas. Presentaremos las implicaciones de ahí decurrentes, para la praxis del Educador Social, expresamente en el ámbito del recurso de la metodología participativa, en los procesos de capacitación y autonomizada de los sujetos. Nos enfocaremos para el efecto en la importancia de la metodología de investigación-acción participativa que es el photovoice como herramienta ilustrativa de una opción y recurso pedagógico asiente en los presupuestos del abordaje dialógica. El photovoice adopta el abordaje de Freire de la educación para una conciencia crítica, una vez que los participantes consideran su realidad histórica, institucional, social y política y promueve el desarrollo de diálogos que posibilitan que los significados producidos sean vistos como construcciones sociales que puedan ser vueltas a ver y negociadas. La enseñanza del photovoice en cursos de ámbito social, ya reportado por diversos autores (Mulder & Dull, 2014) permitió verificar que la explotación de ideas a través de esta herramienta pedagógica permite dar un significado personal a los contenidos más conceptuales promoviendo una mayor implicación de los estudiantes en el proceso de aprendizaje. Las evidencias que presentaremos retratan la experiencia del recurso al photovoice, mientras la metodología de investigación-acción participativa, susceptible de ser usada como herramienta de intervención y/o instrumento de investigación (Wang, Morrel-Samuels, Hutchison, Bell & Pestronk, 2004). Su utilización fue promovida en la licenciatura en Educación Social, de nuestra institución de enseñanza superior, más concretamente en dos unidades curriculares, en dos años consecutivos, en las cuales, respetivamente cincuenta y siete estudiantes (2014) y ocho estudiantes (2015) participaron en la experiencia de uso de la metodología y en el estudio de su pertinencia, analizando temas relacionados con la infancia, juventud y envejecimiento (Araújo, Figueiredo, Amante & Ribeiro, 2015; Araújo, Figueiredo, Amante & Ribeiro, 2016). En ambos casos fueron proporcionadas orientaciones para la elaboración de proyectos individuales de photovoice siendo que los alumnos quitaron fotografías originales relacionadas con la temática a explorar. Después de un periodo de dos meses, en que los alumnos pudieron investigar conceptos y problemáticas, asociadas a las referidas unidades curriculares, cada uno tuvo oportunidad de discutir con los docentes la temática que pretendía abordar en su photovoice y posibles formas de la operacionalizar. Las fotografías quitadas por los estudiantes les permitieron reflejar sobre el asunto de forma individual y colectiva. El análisis del photovoice y de las reflexiones críticas, a través de procesos de categorización emergente, reveló que las fotografías tuvieron un significado personal evidenciando beneficios en promover el diálogo asiente en la implicancia y participación de los mismos en la recoja de información y reflexión dividida de las temáticas. Los resultados evidenciarán que esta herramienta faculta una forma de acceso a la información altamente productiva, pues, desafía el sujeto a comprometerse con la problemática, envolviéndose en el proceso de la recojida de información ampliando, de este modo, las posibilidades de diálogo informado en los aprendizajes a desarrollar. A través de los resultados evidenciados, mostraremos que este recurso pedagógico faculta y promueve la implementación de los principios del abordaje dialógico, en el cuadro conceptual de la Pedagogía Social.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »