CI&DEI - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CI&DEI - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Author "Almeida, Francisca Joana Henriques"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Práticas de Ensino Supervisionadas em Educação Pré - Escolar e 1º Ciclo com enfoque investigativo sobre a perspetiva dos professores acerca da relação entre motivação e (in) sucesso na aprendizagemPublication . Almeida, Francisca Joana Henriques; Ribeiro, Esperança Jales; Ramalho, HenriqueO processo de ensino – aprendizagem tem sido ao longo dos tempos, alvo de vários estudos com o intuito de criar condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Mas para que estas condições surtam os devidos efeitos é necessário conhecer os múltiplos fatores que as podem influenciar. Neste sentido, é de extrema importância averiguar de que forma os docentes podem ajudar os seus alunos no decorrer das práticas letivas. A motivação tem sido referenciada, como sendo um conceito multifacetado que engloba um conjunto de fatores que podem influenciar a aprendizagem dos alunos, existindo deste modo, um ramo particular de motivação, designada por motivação escolar. Esta pode ajudar ou não, os alunos no seu rendimento escolar. Atualmente tem-se ouvido muito falar do (in) sucesso escolar dos alunos, e que este provém também de muitos fatores, nomeadamente a motivação, quer por parte dos alunos como por parte dos docentes. Assim, o presente estudo tem como intuito avaliar a relação entre a motivação e o sucesso escolar na aprendizagem de alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e de que forma a motivação pode potenciar ou não o sucesso escolar dos alunos. Para a concretização do presente estudo foram realizadas entrevistas a nove professores do 1º ciclo do ensino básico, a fim de averiguar as suas opiniões acerca do tema em questão. A grande parte das entrevistas têm pontos em comum que nos faz concluir que a motivação é sem dúvida um aspeto muito importante a ter em conta para um bom rendimento escolar dos alunos.